BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Top 6 desafios de gerenciamento de TI e como superá-los

Conheça em nossa lista alguns dos desafios específicos para revendas de TI.

 

Top 6 desafios de gerenciamento de TI e como superá-los

 

A luta para combinar o processo de TI com o foco nos negócios e o crescimento das empresas é incessante. É por esse motivo que é preciso que você conte com a infraestrutura e a equipe certa para ajudá-lo a orientar seus negócios.

Sempre que a empresa quer melhorar o seu parque tecnológico ou promover qualquer tipo de inovação, ela certamente terá desafios no caminho. A empresa deve, portanto, seguir com o planejamento pois ela só tem a ganhar ao implantar inovações. Mas será preciso saber lidar com os obstáculos que possam surgir para que eles não se tornem um empecilho.

Confira a seguir quais serão os principais desafios no gerenciamento de TI que podem surgir e quais as melhores práticas para enfrentá-los:


1. Equilibrar prioridades estratégicas

As mídias sociais, mobilidade, a análise de Big Data e a Computação em Nuvem estão revolucionando, por exemplo, a assistência médica centrada no paciente, transferindo as interações do cenário clínico tradicional para o virtual. Esse foi um só um exemplo para explicar que, embora abraçar o celular seja o próximo passo lógico para as organizações de saúde, é mais fácil falar do que fazer.

A principal luta sempre será equilibrar as prioridades estratégicas com todas as demandas regulatórias dos provedores de saúde, e isso se presta à disponibilidade de recursos qualificados. É preciso tempo e dedicação para executar.


2. Tanta tecnologia e tão pouco tempo

O tempo é o melhor adversário de TI. Existem tantas tecnologias interessantes sendo testadas e aplicadas e há pouco tempo para implementá-las de forma ágil o suficiente, principalmente quando falamos da rápida e cotidiana evolução global na área.

Às vezes, antes que você consiga escolher uma tecnologia que funcione para seu cliente, um novo produto aparece no mercado. Portanto, a dica é não demorar muito para implementar qualquer tipo de melhoria ou fechar um novo projeto, pois sempre virá algo em seguida que poderá revolucionar aquele sistema trazendo algo completamente novo.

 

Serviços de suporte Westcon Americas


3. Superar o perfeccionismo com uma mentalidade ágil

Um dos maiores desafios no gerenciamento de TI é lidar com a mentalidade, tanto dos clientes internos quanto externos. Além disso, há uma cobrança da própria equipe em entregar tudo de forma perfeita, sem erros. A perfeição, portanto, não deveria ser o objetivo de uma organização que preza uma mentalidade ágil. Ter velocidade de mercado pode, também, sobrecarregar a equipe.

O primeiro passo para superar o perfeccionismo é a comunicação. Para quem trabalha com conteúdo digital e dados em constante crescimento, que precisam ser entregues aos clientes de forma ágil, mudar essa atitude perfeccionista é fundamental.


4. Falta de harmonia entre usuários e Help Desk

Para quem não conhece as funcionalidades do Help Desk, ele serve de ponte entre os usuários e colaboradores da empresa e o setor de TI. Por meio dele, é possível identificar falhas, reportar instabilidades no sistema, erros e, também, acompanhar o bom funcionamento da infraestrutura.

O que pode acontecer é haver alguns ruídos nessa comunicação, que prejudicam o atendimento, causam insatisfação, resistência ao serviço, aumentam o número de chamados e quebra a sinergia entre usuários e setor de TI.
Além disso, é preciso facilitar a comunicação entre os setores. Os termos técnicos de TI podem gerar dúvidas aos usuários e processos muito complexos também. Essa interferência na comunicação pode gerar atrasos nos procedimentos e impactar os negócios negativamente.

Para evitar esses problemas, seria ideal centrar os processos no Help Desk na experiência do usuário. Assim, os canais serão adaptados aos seus conhecimentos e facilitará o acesso dos usuários às funcionalidades da TI.


5. Garantir a segurança de dados

Outro grande desafio do gerenciamento de TI é manter dados em segurança e controlar as permissões de acesso. Para não comprometer as estratégias, as informações e os acessos dos usuários devem ser protegidos por senhas. O ideal é que essas senhas contenham caracteres diferentes e que sejam trocadas eventualmente.

Além de e-mails e do acesso ao sistema, os equipamentos também podem oferecer senhas. Para que elas funcionem, é viável fazer uma gestão de usuários com todos os acessos à rede por um sistema que proteja os dados e que impeça vazamento de informações.


6. Implantar monitoramento preventivo

Para evitar gargalos e garantir o bom funcionamento da infraestrutura de TI, o ideal é fazer um monitoramento constante. Assim, os gestores conseguem identificar falhas e fazer o acompanhamento de todos os sistemas com maior precisão.

Mesmo que esses sejam os principais desafios no gerenciamento de TI, é importante ressaltar que cada tipo de empresa pode apresentar outros desafios de acordo com sua particularidade e segmento.

Portanto, monitorar, mapear a analisar as necessidades específicas de cada negócio garante mais acertos, melhorias e personalização dos processos, trazendo resultados positivos. O importante é ficar atento e não hesitar na hora que chegar o momento de investir em melhores soluções.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.