BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como realizar a gestão de Big Data com sucesso?

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 5 min

Para garantir que os dados corporativos sejam armazenados, analisados e protegidos de forma eficiente, é necessário que a TI da empresa coloque em prática algumas medidas.

 

Como realizar a gestão de Big Data com sucesso?

 

 

Atualmente, a sociedade gera fluxos de dados em uma velocidade nunca vista. Seja por redes sociais, vídeos, documentos, e-mails, notícias, entre outras fontes. Esses conteúdos gerados podem ser muito valiosos, principalmente para os negócios da empresa. Por isso, precisam ser tratados em tempo hábil.

Esse crescente fluxo de Big Data nas empresas tem transformado a forma de se lidar com as informações. Para as corporações, a capacidade de analisar, tratar e interpretar o grande volume de dados gerados permitiu que elas conhecessem melhor as necessidade de seus clientes, otimizassem seus processos internos, reduzissem custos e aumentassem a produtividade dos funcionários.

Portanto, para as empresas que buscam crescer e se consolidar no mercado, cada vez mais competitivo, é necessário encontrar as melhores formas de analisar todos os seus dados em diferentes formatos e fazer a gestão de Big Data de forma eficiente.

As empresas coletam dados de todas as fontes e formatos diariamente, o que, muitas vezes, acaba tornando o gerenciamento do volume de Big Data uma tarefa complexa.


Gestão de Big Data

Uma gestão de Big Data eficaz deve permitir que a organização localize dados, estruturados ou não, com facilidade e rapidez. Esse processo deve envolve diferentes questões, como governança, organização e administração dos grandes volumes de dados.

Para isso, é necessário contar com as ferramentas certas e uma equipe de TI capacitada, que saiba analisar, armazenar e gerenciar dados com foco nas necessidades e objetivos da empresa para melhorar os processos de negócios.

Além disso, é fundamental seguir algumas medidas para tornar o processo eficiente. Confira algumas dicas para ajudar seus clientes na gestão de Big Data:


1. Definir objetivos

Primeiramente, para se realizar um gerenciamento de Big Data bem-sucedido, a TI precisa entender quais dados são relevantes para os negócios da empresa. Isso é fundamental, pois muitos dos dados armazenados podem ser irrelevantes para as metas da organização e acabam ocupando espaços desnecessários.

Portanto, a TI deve coletar apenas aqueles dados realmente importantes para a estratégia dos negócios e que impactarão positivamente no desempenho de toda a corporação.


2. Proteger as informações

Uma das grandes preocupações das empresas é a perda de informações, seja por causa de violações na segurança ou falhas em backups. Em uma gestão de Big Data efetiva, a segurança dos dados é um componente crítico.

Por isso a TI deve manter todos os dados seguros e acessíveis e alguns métodos de proteção devem ser implementados no sistema corporativo, como ferramentas de backup e verificação de malwares, firewalls, filtragem de spam.

Além disso, é preciso que todos os colaboradores adotem políticas de segurança ao acessarem a rede da empresa. Afinal, dados que não perdidos, não podem ser acessados e, consequentemente, analisados.

 


3. Acompanhar as tendências tecnológicas

Outra prática fundamental para a gestão de Big Data, é adotar as novas tendências sobre gerenciamento. Os dados e softwares utilizados estão em constante informação, por isso, se a empresa não acompanhar essas mudanças, pode acabar com ferramentas obsoletas e dados perdidos.

Há diferentes ferramentas de gerenciamento no mercado, com funcionalidades novas e maior capacidade de realizar a gestão e análise de dados para que a empresa possa construir um banco de dados mais eficiente. Portanto, a empresa deve ser flexível e se adaptar às transformações frequentes.


4. Integração de dados

Os dados corporativos são utilizados por todos os departamentos das empresas e por meio de diferentes canais. Quando as informações não estão integradas, pode ocorrer a duplicação de dados ou dificuldades para que um funcionário acesse conteúdos de outros setores.

Essa falta de comunicação entre os dados e aplicativos pode prejudicar a gestão de Big Data, prejudicando a eficiência das análises de dados.

Portanto, para que não seja necessário implantar ferramentas diferentes para cada aplicativo utilizado, é crucial sincronizar todos os dados utilizados pela empresa no mesmo banco de dados.


5. Realizar auditorias

Finalmente, para ter uma gestão de Big Data bem-sucedida, é necessário que a TI mantenha todos os componentes corretos para as regulamentações de auditorias. Seguir todas as normas é fundamental para que a empresa proteja seus dados e garanta seu efetivo armazenamento e utilização.

A forma de lidar, armazenar e controlar as informações são etapas essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Apenas assim, é possível garantir o sucesso das interpretações de dados para torná-los em insights poderosos para os negócios. Portanto, é fundamental seguir os procedimentos citados acima para garantir o sucesso da gestão de Big Data.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados