BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios da Realidade Aumentada para os negócios?

A Realidade Aumentada contém várias aplicações promissoras para pequenas empresas, e a tecnologia está se tornando mais viável a cada dia.

As empresas passam constantemente por mudanças para agregar novas formas de operação e interação. As grandes responsáveis por essas atualizações constantes são as inovações tecnológicas que crescem exponencialmente e buscam seu lugar ao sol.

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos:

  • O que é Realidade Aumentada?
  • Como o RA pode beneficiar seu negócio?

Tecnologias como Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA), por exemplo, estão cada vez mais presentes no mundo corporativo pois seus recursos permitem interações práticas e usuais. Uma coisa é certa: quanto mais tecnologia a sua empresa investe, mais fluidez nos negócios ela terá.

Com a Realidade Aumentada é possível substituir as tradições apresentações em Power Point por apresentação de dados em 3D e holográficos exibidos em RA. As reuniões também podem contar com participantes remotos, todos com acesso às imagens da apresentação, por exemplo.

Leia também:

  • Realidade Aumentada na prática: como pode ser usada nos negócios?
  • 6 maneiras práticas para as empresas utilizarem a realidade aumentada
  • 5 projetos de TI preparados para a realidade aumentada e virtual

Vamos entender, neste artigo, o que é de fato a Realidade Aumentada e como ela pode beneficiar e alavancar os negócios das empresas.

O que é Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada (RA) é uma versão aprimorada da realidade criada pelo uso de tecnologia para sobrepor informações digitais em uma imagem de algo sendo visto através de um dispositivo (como uma câmera de smartphone, por exemplo. Em outras palavras, o RA cria a ilusão de que os objetos virtuais estão no mesmo espaço que os objetos físicos, sobrepondo-os.

É importante notar a diferença entre Realidade Aumentada e Realidade Virtual (RV), que estão ganhando velocidade à medida que a tecnologia avança. A diferença está no fator de imersão. Segundo o artigo, as duas realidades são semelhantes no objetivo de imergir o usuário, embora os dois sistemas o façam de diferentes maneiras.

Com a Realidade Aumentada, os usuários continuam em contato com o mundo real enquanto interagem com objetos virtuais em torno deles. O usuário é isolado do mundo real enquanto está imerso em um mundo completamente fabricado.

A qualidade de imersão total da Realidade Virtual a torna uma ferramenta de negócios em potencial bem interessante, mas a necessidade de dispositivos extras (por exemplo, óculos de proteção, fones de ouvido) torna o empreendimento um pouco mais difícil. O RA, por outro lado, está disponível por meio de dispositivos conhecidos, como smartphones ou tablets, tornando-o mais acessível.

Acesse nosso treinamento

Como o RA pode beneficiar seu negócio?

A RA apresenta um novo mundo de possibilidades para empresas modernas. Todas as empresas compartilham um objetivo comum de fazer com que clientes usem seus serviços ou comprem seus produtos. Para fazer isso, as empresas devem educar os usuários sobre seus produtos, envolver-se com clientes em potencial e criar conexões duradouras para o futuro comércio. Existem maneiras pelas quais o RA já está sendo implementada para promover esses objetivos e ainda mais maneiras pelas quais ela ainda precisa ser usada.

Treinamento de processos e simulações

A Realidade Aumentada permite a criação de cenários imersivos em que as empresas podem usar para aplicação de simulações e treinamentos da equipe. Além de mais prático, pois não há a necessidade de ir a campo, esse tipo de treinamento chama a atenção por ser um entretenimento diferente, o que contribui para a adesão dos colaboradores.

Compras e tours virtuais

O WayfairView, um aplicativo de RA que estreou no ano passado, é um excelente exemplo de como a Realidade Aumentada pode promover negócios modernos. O aplicativo usa o Tango, o programa RA do Google para fornecer aos usuários uma experiência de compra avançada.

O público pode navegar pelas coleções de móveis da empresa e usar seus smartphones para colocar virtualmente peças em suas casas. Através do uso de RA, os usuários podem ver como um novo sofá pode parecer em sua sala de estar, ou se uma determinada cômoda ficaria melhor contra a parede do quarto à esquerda ou à direita. O processo cria uma experiência de compra mais simples e agradável.

Redes sociais

O que significa toda essa exploração de Realidade Virtual? Isso significa que as empresas podem se beneficiar imensamente da atualização de sua tecnologia para corresponder às tendências atuais. Os smartphones são praticamente um membro extra no mundo de hoje, o que os torna uma das melhores ferramentas para alcançar os públicos-alvo desejados.

Para se conectar com seus consumidores de forma significativa e criativa, considere como o RA pode ser usada para dar forma a suas ideias.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!