BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como otimizar o custo da Cloud Computing?

Antes de contratar uma solução para o seu negócio é preciso saber exatamente o que deseja fazer.

 

Investir em armazenamento em Nuvem é grande passo para empresas que visam o crescimento do seu negócio. Mas, se não houver cautela, pesquisa, responsabilidade ao contratar o serviço e não ter um T.I à disposição, isso pode gerar problemas e custos extras.

Antes de contratar uma solução para o seu negócio é preciso saber exatamente o que deseja fazer, o que deseja armazenar na Nuvem e como esta solução pode ajudar a sua empresa.

Tendo estas respostas, pesquise quais os tipos de soluções são ideais para sua empresa. Quais custos terá, não apenas na contratação, mas manutenção e profissional ao longo prazo.

Para utilizar a Nuvem com eficiência, é preciso adotar desde as práticas mais simples, como verificar a qualificação da empresa responsável pela migração e conhecer o método que utilizam para manter a segurança dos dados.

Também é interessante saber quais funcionalidades disponibilizam para manter o controle de custos. O quão eficiente é a equipe de suporte, caso tenha alguma ocorrência, entre outras. Ter estas respostas é muito importante para evitar problemas futuros e gastos desnecessários.

Ao implantar a tecnologia em Nuvem, muitos gestores cometem o erro de incluir apenas os valores iniciais a serem investidos durante a fase de planejamento. Isso ocorre porque, nesse momento, é natural que a atenção esteja voltada para o que será necessário a curto prazo.

Gastos desnecessários no Cloud Computing

Ao longo do tempo, o mau planejamento pode resultar em custos desnecessários para a companhia. Entre eles, os gastos adicionais são referentes a questões operacionais e manutenção, como:

  • migrar as aplicações para a Nuvem;
  • contar com uma plataforma robusta;
  • monitorar atividades;
  • ter largura de banda suficiente para acessar aplicativos externos;
  • administrar plataformas;
  • prever implantações malsucedidas.

Conheça o K•NOW!

Além dos custos acima, as empresas que não fazem um bom planejamento antes de investir em Cloud Computing podem enfrentar outros grandes desafios, como falta de profissionais capacitados para lidar com esta tecnologia, ferramentas e processos de que precisam para rastrear, gerenciar e otimizar gastos. Consequentemente, os custos aumentam rapidamente e muitas vezes excedem drasticamente os orçamentos e as expectativas.

Um dos grandes trunfos da Cloud Computing é a sua promessa de redução de custos. No entanto, economizar com serviços de Nuvem depende de uma série de cuidados por parte das empresas. É dessa premissa que o termo Cloud Cost Optimization vem ganhando força entre os gestores de TI e negócios que montam grandes estratégias de nuvem.

Basicamente, ele se refere a uma abordagem que vai além da comparação dos custos com a infraestrutura física: diz respeito aos esforços para fazer com que o dinheiro gasto com a nuvem seja realmente otimizado.

Saiba como otimizar os custos com Cloud Computing:

1 – Não confunda facilidade de contratação com simplicidade de configuração

Um dos grandes equívocos é contratar recursos inadequados, não avaliar maneiras de otimizar a performance e, simultaneamente, não reduzir a demanda por componentes (como memória, processamento e outros).

Isso ocorre porque os gestores acabam administrando o ambiente em cloud computing com os mesmos métodos de um ambiente físico, o que leva a contratar recursos inadequados, desnecessários e ainda fazem as configurações inadequadamente, o que contribui para gerar mais gastos a empresa.

2 - Avalie a possibilidade de investir em Nuvem híbrida para não deixar sua estrutura obsoleta

Outra forma de manter os custos de TI controlados e, ao mesmo tempo, aproveitar a infraestrutura que a empresa já construiu, é trabalhar com a Nuvem híbrida.

O que significa fazer uso de uma Nuvem privada construída a partir das soluções e hardwares que a empresa já possui e utilizar recursos de nuvem pública. Assim, você pode usar softwares como serviço (SaaS) e backup online, mantendo os dados mais sensíveis armazenados internamente.

3 - Automatize as rotinas

Automatizar a ativação e desligamento de máquinas e outros componentes em momentos de pico ou de baixa demanda é uma forma de reduzir custos com a Nuvem.

Assim, a automatização ajuda nos processos e melhora a produtividade sem prejudicar a performance de outras áreas da empresa.

4 - Aproveite as ferramentas do fornecedor

Ao contratar uma empresa para fornecer o serviço, você contará com ferramentas específicas para ajudar a tirar melhor proveito da tecnologia e, principalmente, reduzir os custos.

Invista em Cloud Computing com sabedoria utilize a tecnologia a favor de sua empresa, sem gastar além do necessário.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!