BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como fazer um planejamento de TI para 2020?

Para iniciar o ano preparado para lidar com as novas demandas e exigências do mercado, as empresas precisam fazer um planejamento bem-sucedido.

 

Atualmente boa parte das empresas, independente do tamanho e setor, estão conectadas a um ambiente digital, utilizando a tecnologia para executar boa parte de seus processos. Por isso, é necessário realizar uma boa gestão de TI para que todos os recursos tecnológicos sejam aproveitados corretamente.

Para uma boa gestão, alinhada às estratégias de negócios, é fundamental que as organizações realizem um planejamento de TI anual para seus ambientes. Dessa forma é possível otimizar as experiências do ano anterior e revisar os possíveis gargalos existentes.

É fundamental ficar atenta as principais projeções para a área de TI para garantir que todo o empreendimento esteja preparado para as movimentações do mercado, que está cada vez mais exigente.

Portanto, saia na frente e auxilie seus clientes a iniciarem 2020 preparados para adotar tendências e inovações e tornar seus processos ainda melhores. Para ajudá-lo nessa missão explicamos como fazer um planejamento de TI para 2020, confira:

Planejamento de TI para 2020

O planejamento estratégico de TI é um conjunto de processos que visa elaborar uma estratégia para o uso da tecnologia da informação em uma empresa. Por meio dele, é possível estruturar, organizar e sistematizar toda a área de TI.

Para que o planejamento seja bem-sucedido, ele deve estar alinhado aos valores e objetivos estratégicos da organização para o futuro. Desse modo, é possível direcionar o uso da tecnologia para aprimorar os processos corporativos e melhorar a produtividade dos colaboradores.

É importante ter em mente que a tecnologia está presente na organização para apoiar todos os processos de negócios e facilitar as tomadas de decisões. Portanto, o planejamento de TI deve sempre considerar:

Agora que você já sabe o que consiste o planejamento de TI e os pontos a serem considerados no processo, é possível iniciar o plano de 2020. Confira a seguir como começar:

Realizar uma documentação do ambiente de TI

Primeiramente, para iniciar um novo ano preparado para as novas demandas da empresa, é necessário fazer um levantamento de todos os equipamentos, sistemas, acessos, senhas e recursos que compõem a estrutura de TI.

A organização deve documentar tudo para ter uma visão geral de toda a sua estrutura. A partir disso, é possível identificar gargalos e oportunidades de melhorias. Assim, é possível implementar otimizações e novos processos para garantir maior agilidade dos serviços de TI.

Implementar relatórios

Contar com uma rotina de relatórios de TI também é indispensável para um planejamento bem-sucedido. Por meio deles, você poderá acompanhar a execução dos serviços prestados e o impacto da TI dentro da empresa.

Ao longo dos meses, os relatórios irão medir a produtividade das equipes, identificar quais atividades levam mais tempo para serem realizadas e detectar os pontos de atenção. Assim, será possível revisar o planejamento e fazer as mudanças necessárias para que os recursos de TI consigam sempre suprir as necessidades do negócio.

Adotar indicadores estratégicos

Para iniciar 2020 com um efetivo planejamento de TI, a empresa deverá contar com indicadores de desempenho. Eles irão monitorar a execução do plano e garantir que ele proporcione os resultados esperados.

O planejamento deve ser um documento vivo e possuir sua própria dinâmica, logo, deve passar pelas mudanças necessárias para continuar atendendo as demandas da organização. Por meio dos indicadores a empresa poderá sempre controlar a performance da TI e adaptá-la quando preciso.

Iniciar o plano de ação

O plano de ação serve para detalhar o planejamento e indicar quais os passos que deverão ser seguidos. Nele devem constar todos os indicadores de desempenho e iniciativas da TI.

No plano de ação, a organização deve determinar quais serão os responsáveis por cada tarefa a ser desenvolvida e estabelecer quais KPIs serão medidos durante o ano.

Assim, caso algum indicador ou projeto não esteja correspondendo às expectativas do planejamento, é possível fazer ações de resposta para melhorar o desempenho.

Por meio de um bom planejamento de TI, os seus clientes poderão iniciar 2020 preparados para lidar com suas novas demandas e as inovações que surgirem no mercado. Além disso, é possível ainda contar com uma empresa especialista na área para ajudar a aprimorar ainda mais esse processo.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!