BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 requisitos necessários de SD-WAN para trabalhar com MultiCloud

Os provedores de SD-WAN visam melhorar continuamente a funcionalidade de suas plataformas com identificação e roteamento de tráfego, maior segurança da rede e melhor gerenciamento centralizado.


Nos últimos anos, a WAN definida por software (SD-WAN) tornou-se uma opção importante para muitas empresas que migram filiais e outras comunicações de ponta para a Nuvem.

É uma mudança notável, mas também pragmática: a história de fundo desse movimento - a ascensão do MultiCloud na empresa - aconteceu principalmente por acidente como uma resposta defensiva e lógica ao surgimento de vários operadores de Nuvem, ofertas de serviço (SaaS) e o desejo dos departamentos de TI de escolher o que é necessário sem estar vinculado a um único provedor de infraestrutura como serviço (IaaS).

MultiCloud significa algo um pouco diferente da Nuvem híbrida. Ele descreve o uso da empresa de duas ou mais plataformas IaaS. Muitas organizações hoje estão usando uma variedade de recursos de Nuvem pública e privada no local para permitir operações mais amplas e ágeis de TI.

Como o SD-WAN se encaixa no MultiCloud?

Acima de tudo, alguns argumentam que uma opção SD-WAN precisa ser flexível e independente de fornecedor, porque a Nuvem pública é um espaço dinâmico. Ela precisa trabalhar com uma malha acionável e automatizar e monitorar as conexões de rede da maneira certa para as necessidades da empresa e para o tipo de opções de Nuvem que estão sendo usadas.

É preciso que você faça algumas perguntas essenciais:

  • Quais plataformas de Nuvem você precisa acessar?
  • Onde eles estão hospedados?
  • Onde estão os sites e funcionários da sua empresa?
  • Quais aplicativos baseados em nuvem são críticos para os negócios?
  • Você possui circuitos da Internet existentes com largura de banda suficiente?
  • Qual problema você deseja que uma SD-WAN resolva?

Especialize-se em SDDC

Requisitos de SD-WAN para várias Nuvens

As organizações distribuídas usam principalmente plataformas SD-WAN para aumentar a largura de banda, melhorar a segurança e fornecer a priorização de aplicativos à borda da rede.

As equipes de TI podem implantar internamente a SD-WAN com a ajuda de parceiros de canal ou como um serviço gerenciado. Os provedores de SD-WAN visam melhorar continuamente a funcionalidade de suas plataformas com identificação e roteamento de tráfego, maior segurança da rede e melhor gerenciamento centralizado.

Abaixo estão 5 dos principais recursos de SD-WAN necessários para oferecer suporte à conectividade de várias nuvens.

Entrega de aplicativos. Para oferecer suporte a ambientes com várias nuvens, os requisitos de SD-WAN se expandem além da conectividade híbrida tradicional da WAN para permitir a entrega de aplicativos onde e quando o usuário final precisar. Os requisitos de SD-WAN incluem conectividade contínua entre usuários e plataformas de nuvem privada, IaaS e SaaS, com base em políticas comerciais definidas, com orientação e priorização proativas do tráfego.

Confiabilidade e qualidade da experiência. Como muitos aplicativos em Nuvem são críticos para os negócios, as plataformas SD-WAN devem fornecer alta confiabilidade e qualidade de experiência do usuário, como baixa latência, com políticas de segurança e conformidade adequadas.

Segurança e visibilidade. Segurança aprimorada e conscientização contextual na plataforma e por meio de parceiros são essenciais para compensar os perigos inerentes às vulnerabilidades da Internet, Nuvem e IoT. As plataformas SD-WAN precisam de visibilidade das origens e destinos do tráfego para permitir fluxos de tráfego da lista de permissões e quarentena.

Microssegmentação. Para clientes em ambientes com várias nuvens, a segurança requer plataformas com recursos de microssegmentação para isolar determinados fluxos de tráfego, aplicativos e segmentos de rede.

Conectividade. A conectividade com várias plataformas IaaS geralmente envolve longos processos manuais para permitir tabelas de roteamento apropriadas e ferramentas complexas para solucionar problemas de lentidão do tráfego. Alguns provedores de tecnologia SD-WAN oferecem conectividade automatizada aos principais ambientes.

Controle dedicado. Até agora, tão complicado, você pode estar pensando. Mas outro aspecto da história em evolução, quando se trata de plataformas MultiCloud e SD-WAN, é que agora muitos fornecedores de SD-WAN estão ocupados melhorando sua capacidade de atender às expectativas através de parcerias com os principais fornecedores de IaaS para ativar o controle dedicado.

Além disso, muitas plataformas SD-WAN podem reconhecer o tráfego, usando endereços IP, de e para todos os principais provedores de SaaS e, assim, aplicar as políticas de segurança e conformidade apropriadas.

Integração SD-WAN e IaaS

Embora a flexibilidade independente do fornecedor esteja no centro da proposta da SD-WAN no que se refere a ambientes de várias Nuvens, a outra coisa que está acontecendo é a profunda integração de algumas ofertas da SD-WAN com determinadas plataformas IaaS, mesmo que a abordagem seja versátil o suficiente para incorporar outras proposições de IaaS.

Com SD-WAN e conectividade de filial automatizada em larga escala, isso significa que as empresas não precisam realizar trabalhos manuais na filial. A automação de APIs [interfaces de programação de aplicativos] pode levar apenas alguns minutos, o que reduz o esforço manual.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.