BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 motivos para investir em treinamentos sobre segurança da informação

A tecnologia se tornou essencial para a administração de dados de qualquer empresa.

 

Já pensou em investir em treinamentos para manter as informações de sua empresa em segurança?

A tecnologia se tornou essencial para a administração de dados de qualquer empresa ou instituição. Por isso, investir na segurança da informação é indispensável.

A proteção engloba um conjunto de práticas e mecanismos utilizados para proteger sistemas, dados e informações contra o acesso indevido ao ataque de cibercriminosos ou uso impróprio de terceiros. Cibersegurança tem sido a palavra de ordem de qualquer empresa que tenha dispositivos tecnológicos em sua concepção.

Segundo uma pesquisa apresentada pelo dfndr lab, laboratório especializado em cibersegurança, o número de ataques cibernéticos teve um crescimento de 95,9% em 2018. O número de links maliciosos detectados chegou a 120,7 milhões. Os dados são do 4º Relatório de Segurança Digital no Brasil realizado pelo laboratório.


Manter todos os dados da empresa, clientes, parceiros e funcionários salvos é a melhor maneira de evitar prejuízos financeiros, perda de credibilidade da marca e, até mesmo, processos judiciais.

Como manter as informações da empresa a salvo?

Ter um bom processo de seleção de colaboradores, que avalie a ética e integridade pessoal, também é um fator de segurança da informação. Existem muitos “cases” de roubos de informações que foram facilitados por colaboradores da própria empresa.

Por isso, é fundamental investir em treinamentos que são embasados em normas e políticas de segurança da informação, específicos de cada organização, para espelhar a realidade da sua estrutura interna e da sua cultura.

Manter os profissionais de TI sempre atualizados, com treinamentos específicos sobre segurança da informação, também é imprescindível. Uma maneira eficiente de manter tudo sob controle é investindo em treinamentos para a segurança das informações.

Veja 5 razões para investir em treinamentos para a segurança da informação de sua empresa!

1 – Vulnerabilidade a ataques

Infelizmente, muitas e talvez todas as empresas, correm o risco de sofrer ataques de hackers. Algumas possuem grandes redes de segurança que não são capazes de proteger contra o malware - software malicioso.

Por isso, se não houver um investimento na segurança da informação, a empresa estará vulnerável. É importante que tenha uma equipe de profissionais pronta para agir contra todos os possíveis ataques.

2 - Manter os mecanismos de proteção ativos

Investir na segurança das informações significa manter os mecanismos de proteção ativos. Sistemas de backups, antivírus, analisadores de tráfego e detectores de intrusos são algumas das ferramentas responsáveis por preservar dados e evitar danos maiores.

3 – Sistemas atualizados

Não adianta investir em várias técnicas de segurança se os sistemas não estiverem atualizados. Programas desatualizados são mais fáceis de serem invadidos e mais flexíveis aos ataques. Por isso, investir em treinamentos e atualização de sistemas e em profissionais são fatores fundamentais para a segurança das informações.

4 - Preservar as informações

O quarto motivo para investir na segurança da informação de sua empresa é a preservação das informações, seja dos clientes, parceiros ou até mesmo dos funcionários.

Os dados não devem ser apenas protegidos, mas também preservados. Afinal, se tratam de informações importantes para a administração dos negócios e qualquer vazamento pode afetar significativamente nos resultados da empresa.

5 – Evita erros dos profissionais

Treinar os colaboradores da organização em práticas de segurança no uso dos recursos de TI é primordial para evitar imprudência no trato das informações e garantir que não sejam repassadas a pessoas não autorizadas ou que sejam expostas a riscos de roubo ou contaminação por vírus e malwares.

Quando protegidos adequadamente, os dados sigilosos dos clientes, colaboradores, fornecedores, parceiros de negócios e da própria organização ficam a salvo de pessoas mal-intencionadas, permitindo que as relações empresariais sejam mantidas em bases de confiança mútua.

Instituições que desejam se destacar no mercado e atrair mais clientes precisam ficar atentas manter todos os dados seguros.

A segurança da informação é um assunto estratégico que, como tal, deve receber a atenção e os investimentos adequados para que contribua em todo o seu potencial para o sucesso da sua empresa.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!