BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

5 critérios para avaliar o banco de dados na Nuvem ideal

Antes de fazer essa escolha importante, as empresas precisam considerar diversos fatores para a implementação seja bem-sucedida. Saiba como sua revenda de TI pode ajudar.

As vantagens da Computação em Nuvem têm transformado o ambiente corporativo. Por meio das soluções tecnológicas disponíveis atualmente, as empresas possuem maior acessibilidade a seus dados, além de aumentar a eficiência da produção e reduzir os custos das operações a longo prazo. Tudo passou a proporcionar maiores oportunidades de negócio para as organizações dos mais variados setores.

Neste artigo, você acompanhará os seguintes tópicos:

  • Como avaliar o banco de dados na Nuvem ideal?
  • 5 critérios para avaliar corretamente o banco de dados na Nuvem

A informação se tornou um importante ativo para as empresas e, por isso, é crucial para o sucesso do empreendimento no mercado, dispor de um sistema integrado capaz de armazenar e distribuir todas as informações de maneira segura e eficiente.

Nesse contexto, surge a necessidade de se investir em um banco de dados na Nuvem, o qual está ganhando, cada vez mais, espaço no mundo corporativo. Isso tem acontecido graças às suas vantagens superiores aos bancos de dados locais.

Leia também:

Continue a leitura.

Optar por um Database na Cloud permite que as empresas contem com diversos benefícios, como a possibilidade de acesso colaborativo dos funcionários, maior flexibilidade para adaptar suas infraestruturas, além de uma segurança reforçada.

No entanto, ainda que conheça os múltiplos benefícios que o banco de dados na Nuvem pode proporcionar, muitas empresas ainda possuem muitos receios no momento de escolher qual o melhor modelo para seus negócios.

Pensando nisso, separamos 5 questões para sua revenda auxiliar os clientes no momento de avaliar o banco de dados na Nuvem ideal. Acompanhe!

Como avaliar o banco de dados na Nuvem ideal?

Como toda ferramenta de TI, o banco de dados na Nuvem ideal é aquele capaz de se adaptar às necessidades da empresa, podendo ser integrado facilmente a rotina de trabalho.

Porém, com tantas opções e funções diversificadas que os provedores oferecem no mercado competitivo atual, fica difícil entender qual é o melhor modelo. Portanto, primeiramente, é preciso definir as funcionalidades básicas essenciais para que a empresa seja capaz de acessar, modificar e coletar seus registros em um ambiente seguro e confiável.

As APIs (Interface de Programação de Aplicativos), por exemplo, permitem a integração contínua do banco de dados com outras soluções. Dessa forma, a empresa consegue trocar informações de forma segura entre os diversos usuários, tornando os processos internos mais eficazes.

5 critérios para avaliar corretamente o banco de dados na Nuvem

1. Os requisitos de segurança

As medidas de proteção são essenciais, é crucial que ao avaliar o banco de dados na Nuvem, a organização busque por aquele que seja capaz de armazenar seus registros em um ambiente isolado de ameaças.

Além disso, é necessário que a equipe de TI interna consiga definir controles de acesso conforme as políticas internas de segurança de dados.

2. Os aspectos técnicos

Os aspectos técnicos do banco de dados também precisam ser considerados ao avaliar o banco de dados na Nuvem ideal. Portanto, a empresa precisa verificar se ele é compatível com o hardware interno para garantir que seja executado com o máximo de sua performance.

A compatibilidade é fundamental, pois permite uma maior personalização, garantindo que a ferramenta possa ser utilizada de acordo com as necessidades internas da empresa.

3. Os serviços do fornecedor

Observar a forma como o fornecedor mantém seu sistema e serviços é fundamental para que a empresa opte por aquela que forneça o máximo de retorno com o banco de dados. Além de indicar que os riscos de problemas durante as etapas de instalação e adaptação serão menores.

Ao analisar como os serviços são prestados, a organização garante ainda que o suporte aos usuários do banco de dados será prestado corretamente antes, durante e após a instalação.

Os processos de instalação, updates e manutenção do banco de dados na Nuvem também devem ser simples e práticos. Por isso, a provedora deve oferecer uma migração facilitada, tornando o trabalho dos técnicos de TI mais ágil.

Terça nas Nuvens

4. O Retorno sobre o Investimento (ROI)

O impacto financeiro que a contratação de um banco de dados na Nuvem pode causar na receita é um dos principais motivos que faz as empresas repensarem o assunto. Por isso, é importante calcular qual será o ROI desse projeto de TI.

Esse indicador possibilita uma visão mais ampla de como o banco de dados na Nuvem pode influenciar nos índices de produtividade e lucratividade dos serviços da empresa.

Para realizar o cálculo do ROI, é necessário reunir todos os dados sobre o processo, avaliando cada atividade que será impactada pelo Database, além de considerar os ganhos de produtividade, redução de erros, falhas operacionais e aumento das inovações.

5. Desempenho dos serviços

Quais são os requisitos necessários para o bom funcionamento do banco de dados de seus clientes? Mostre a eles que é preciso contar com velocidade e escalabilidade.

Portanto, é necessário medir o desempenho tanto na velocidade de transações quanto no tempo de acesso aos dados feitos pelos usuários. Além da escalabilidade, que irá garantir a mesma qualidade de desempenho para diferentes implementações.

Avaliar o banco de dados na Nuvem ideal não é uma tarefa fácil, no entanto é possível seguir esses critérios para fazer a escolha correta. É fundamental que seus clientes se planejem e contem com o auxílio de sua revenda para optar por aquele capaz de atender às necessidades atuais e futuras da empresa.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!