BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Por que migrar o banco de dados para a Nuvem?

Descubra como o Azure pode oferecer as ferramentas necessárias para que seus clientes armazenem e gerenciem suas informações com alto desempenho e segurança reforçada.

A migração para Nuvem tem se tornado cada dia mais uma peça-chave para as empresas conseguirem crescer e evoluir seus negócios. Devido a sua economia de custos, maior flexibilidade e agilidade, a Nuvem está atraindo muitas organizações como uma alternativa para armazenar seus ativos de forma segura. 

Garantir a segurança, disponibilidade e acessibilidade dos dados corporativos é uma das maiores preocupações da TI atualmente e a Nuvem é a melhor opção para isso. Mais do que apenas armazenar de forma segura, ela oferece serviços capazes de garantir que os dados estejam sendo utilizados da melhor forma possível.

Portanto, ao migrar seus bancos de dados para a Cloud, as empresas podem contar com processos eficientes, que irão auxiliar gestores a tomarem as melhores decisões nos negócios e estar um passo à frente de suas concorrentes.

O Microsoft SQL Azure é uma solução criada para ajudar as corporações nesta tarefa. Ela é uma infraestrutura eficiente de armazenamento, gerenciamento e análises de dados, que oferece as melhores vantagens da Computação em Nuvem. Assim, as empresas conseguem utilizar uma infraestrutura para hospedar seus ativos com os menores custos, maior eficiência, disponibilidade e tolerância a falhas.

O SQL Azure fornece a funcionalidade completa de banco de dados relacional do SQL Server, mas funciona também como um serviço de Cloud Computing, hospedado em Data Centers da Microsoft pelo mundo todo. Ele é muitos simples de usar e oferece as mesmas ferramentas de gerenciamento dos tradicionais SQL Server, o que facilita a adaptação das empresas.

Além disso, ele pode ser considerado a maneira mais rápida e fácil para as empresas migrarem seus Bancos de Dados on premises para a Nuvem. É um serviço totalmente gerenciado e projetado para trabalhar em conjunto com mecanismos assistentes de Migração de Dados, os quais são programados para garantir a melhor experiência para os usuários. Suas funcionalidades ainda usam um processo guiado e fácil de implementar para agilizar tarefas, além de permitirem que as operações regulares da corporação continuem a rodar normalmente durante a migração.


Por que usar o Banco de Dados do SQL Azure?

Trata-se de um serviço na Nuvem altamente disponível, dimensionável e com alta tolerância a falhas. Como o SQL Server Azure é um serviço gerenciado, a TI interna não precisa se preocupar com instalações, configurações, correções ou gerenciamento de hardwares e softwares. Não é necessário criar ou gerenciar suas próprias Máquinas Virtuais (VMs), ao contar com a alta disponibilidade, failover e redundância interna.

Além disso, é possível utilizar a flexibilidade de dimensionamento de acordo com as demandas corporativas e contar com modelos de preços baseados em assinaturas. Assim, a empresa pagará apenas pelo que utilizar e, ainda, terá suporte constante.
O SQL é uma boa opção para empresas de todos os tamanhos, suas funcionalidades oferecem diferentes vantagens e custos, ideais para cada tipo de negócio.

Entenda melhor por que escolher o Azure para virtualizar o SQL Server de seus clientes:

- Suporte do Sistema Operacional: independente do SO de seu cliente, o Azure oferece compatibilidade e suporte de acordo com os negócios de cada empresa.

- Flexibilidade da Nuvem: é possível configurar e gerenciar as implementações do SQL Server em questão de minutos, além de escalar ou reduzir verticalmente de forma dinâmica.

- Ajustes de desempenho: agora é mais fácil cumprir com todas as demandas corporativas usando VMs otimizadas, criadas pelo SQL Server.

- Conectividade híbrida: a empresa conseguirá obter o máximo de seus investimentos locais e aproveitar todas as funcionalidades do Azure de forma integrada.

- Segurança reforçada e simplificada: proporciona alta proteção e conformidade de todo o acervo de dados corporativos com um banco de dados altamente seguro na Nuvem. Além disso, o ambiente proporciona um armazenamento criptografado e redes virtuais privadas. Assim, é possível configurar facilmente o SQL Server para otimizar o armazenamento da VM na carga de trabalho de destino e automatizar backups do banco de dados.

- Testes otimizados: é possível contar com um novo ambiente otimizado e desenvolvido em minutos, pagando apenas pelo que for usado. As imagens do SQL Server Developer fornecem um conjunto completo de recursos para desenvolvimento e testes. O baixo custo das VMs garante o uso de todos os recursos necessários para o desenvolvimento por um preço reduzido.

- Continuidade dos negócios: outra grande vantagem é a continuidade dos negócios em caso de desastres. O SQL Server Azure fornece até oito réplicas legíveis, além de permitir que a empresa configure o failover rápido nos aplicativos de bancos de dados executados no Azure e posicione suas réplicas do SQL Server de modo estratégico para ter tranquilidade em caso de falha local.

A migração de dados locais para o banco de dados SQL nunca foi uma tarefa tão fácil. Ao usar todas as funcionalidades do Azure seus clientes poderão transformar arquivos simples e não estruturados em verdadeiros insights poderosos para acelerar a transformação digital e se concentrar no que realmente importa em seus negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.