BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 passos para uma estratégia de Serverless bem-sucedida

Todos os recursos necessários para a implementação e desenvolvimento do software é gerenciada por um provedor de Nuvem.



Um dos, se não o mais relevante tópico no mundo de arquitetura de software atualmente é Serverless Computing. Isso porque os três maiores provedores de soluções em Cloud (Amazon, Google e Microsoft) estão investindo de forma agressiva em Serverless.

O conceito de Serverless - Computação sem Servidor está relacionado com uma arquitetura de software em Nuvem, de forma que se torna desnecessário gerar provisionamento e gerenciamento de infraestrutura.


O termo Serverless é, contudo, um nome impróprio em um sentido técnico, já que na tradução ao pé da letra significa sem servidor, o que não é necessariamente uma afirmação verdadeira, já que existe um servidor, porém não em um espaço físico, como os servidores tradicionais que precisam de um ambiente adequado e um profissional responsável por sua manutenção.

Mas, como esse tipo de arquitetura dispensa o gerenciamento de infraestrutura?

Todos os recursos necessários para a implementação e desenvolvimento do software é gerenciada por um provedor de Nuvem.
Com isso, os gestores de TI não precisam mais se preocupar com esse ponto internamente, deixando que o acompanhamento e gestão sejam devidamente realizados pela empresa prestadora do serviço.

Conheça o K•NOW!

Confira 3 dicas para o design de Serverless

O truque para criar e implantar aplicativos em sistemas sem servidor é entender o que é sem servidor e como aproveitá-lo ao máximo.
1. Em primeiro lugar, divida os aplicativos em serviços independentes e de curta duração. Os sistemas sem servidor executam os componentes do aplicativo como funções discretas.

2. Os aplicativos em Serverless também devem ser sem estado. Isso suporta serviços como gerenciamento de API, que é essencial para o sucesso de aplicativos sem servidor.

3. A segurança deve ser sistêmica. A segurança deve ser uma prioridade ao projetar e criar aplicativos sem servidor.

Por que investir em Serverless?

Arquiteturas sem servidor podem se beneficiar de custo operacional, complexidade e tempo de engenharia significativamente reduzidos.
As vantagens de usar a arquitetura de Serverless como serviço são diversas. O importante é ter claro quais são os pontos em que os benefícios farão diferença para o seu negócio.

1. Redução de custo

Primeiro dos recursos humanos, ao poupar o tempo em que os profissionais estariam preocupados com a arquitetura que hospedaria a aplicação. Mas também no consumo do provedor cloud escolhido, uma vez que você passará a pagar por evento e não mais por tempo de execução da máquina.

2. Tempo para o mercado

Em um mundo que exige soluções rápidas, a adoção de FaaS (função como serviço) irá permitir que o time de desenvolvedores tenha maior dinamismo e facilidade na realização dos testes com a ferramenta. Com o FaaS, a única preocupação será com o código e não mais com a estrutura por trás dele.

3 – Aumento de produtividade

O modelo serverless aumenta a produtividade dos desenvolvedores e reduz os custos operacionais. Ele livra os desenvolvedores das tarefas rotineiras de provisionamento e gerenciamento de servidores.

4. Linguagens suportadas

Dentro de um time com vários desenvolvedores, pode-se estimular a criação de times secundários que sejam autogerenciáveis, onde cada um deles poderá trabalhar com a linguagem que se sentir mais confortável. Uma aplicação Serverless suporta até quatro linguagens diferentes: Java, Node.Js, Python e C#.

5. Escala

Com uma aplicação serverless, você não precisará mais se preocupar com escala. Esta é uma prática em que o aumento de recursos de acordo com a demanda acontece por conta própria. Não há necessidade dos desenvolvedores se preocuparem com qualquer adaptação.

E por que isto pode significar uma redução de custos?

Os provedores destes serviços só te cobram pelos recursos que sua aplicação utilizar. Isso significa que se o seu site tem poucos acessos, o provedor se adapta a sua realidade, diminuindo os recursos atrelados a ele (podendo escalar à zero) e só te cobra pelo usado (incluindo nada, se ninguém utilizou).

Porém, o contrário pode ocorrer se o seu site captar muitos acessos em algum período, como datas sazonais, o provedor cria mais containers (escalonamento horizontal) em máquinas gerenciadas por eles para atender todas as requisições e irá te cobrar mais por isso.
Uma aplicação Serverless tem o foco na redução dos custos, aproveitando todos os recursos da tecnologia conforme a necessidade da empresa.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!