BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

O que é Serverless Computing?

Esse conceito apresenta uma nova abordagem de plataforma de serviços na Nuvem e pode oferecer diversos benefícios para as corporações.

 

O que é Serverless Computing?

 

Serverless Computing é um termo utilizado para representar um novo conceito de Cloud Computing e significa “Computação sem servidor” em tradução literal. Também conhecido como FaaS (Function as a Service), uma Plataforma de Função como Serviço, essa tendência indica que não será mais necessário ter máquinas virtuais (VM) na Nuvem.

Essa tecnologia tem chamado muito a atenção de profissionais de TI e já está sendo difundida por alguns provedores de Computação em Nuvem. A plataforma visa permitir que a TI crie e execute aplicativos sem se preocupar com as funções realizadas pelas VMs.

O Serverless é orientado a eventos e se diferencia das outras abordagens de servidores físicos, virtuais e contêineres por sua infraestrutura. Em lugar de uma série de unidades compactas de computação, esse modelo de infraestrutura é focado na entrada, execução e saída de uma ação, ao invés de nos meios para sua saída.

Dessa forma, a TI não precisa realizar o trabalho de gerenciamento dos servidores enquanto realiza suas atividades, deixando a responsabilidade para o provedor do serviço em Nuvem.

Analistas do Gartner avaliam essa plataforma como semelhante a proposta de PaaS (Plataforma como Serviço), entretanto há algumas diferenças entre elas. Enquanto o PaaS exige um conjunto de métodos e requisitos de configuração do serviço, o FaaS é considerado um processo mais simples, em que é preciso apenas especificar quais funções serão executadas.

A facilidade de lidar com a plataforma sem servidor e a função de cuidar da infraestrutura nas mãos dos fornecedores permitem que a TI acelere o desenvolvimento de aplicativos na Cloud e se dedique mais a outras funções da empresa. Além disso, também ajuda na construção de contêineres devido ao gerenciamento simplificado, liberando a TI de se preocupar com sistemas de orquestração.

Confira outras vantagens que essa abordagem pode oferecer:

- Construção de aplicações escaláveis

Os ambientes serverless são altamente escaláveis e, por isso, permitem que aplicações sejam acionadas e obtenham recursos por conta própria. Suas funções são executadas em paralelo e escalam automaticamente conforme o aumento de suas chamadas.

- Desenvolvimento e entrega facilitados

Possui agilidade em seu ciclo de desenvolvimento, o que possibilita entregas contínuas. Assim, com o serverless, os serviços em desenvolvimento são constantemente avaliados e arquiteturas de microsserviços são facilmente implementadas.

- Pagamentos sob demanda

A economia é alta com o serverless, pois a cobrança pela utilização de FaaS é feita pelo tempo em que suas funções estão sendo processadas. Assim, a empresa paga apenas pelo que realmente utilizar.

- Várias linguagens de programação

Esse modelo permite a utilização de várias linguagens por meio da criação de times autogerenciáveis, nos quais é possível escolher os códigos a serem utilizados.


A adoção da infraestrutura serverless, ainda que não muito difundida pelas corporações, pode oferecer diversos benefícios. Essa tendência está crescendo no mercado e pode ajudar seus clientes com ações independentes e com sua nova metodologia de trabalhar os serviços no ambiente virtual.

 

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.