BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Transformação Digital no relacionamento com clientes: quais as mudanças para as empresas?

As empresas devem se esforçar mais para trabalhar melhor a experiência do cliente.

 

Transformação Digital no relacionamento com clientes: quais as mudanças para as empresas?

 

 

Impulsionadas pela crescente sofisticação dos consumidores e possibilitadas pela onipresença da banda larga móvel e tecnologias como Machine Learning, mineração de dados e a Internet das coisas, as empresas buscam vantagens competitivas por meio de novas formas de atingir - e serem alcançadas - por seus clientes.

É inegável que a transformação digital mudou a forma como nos comunicamos, como recebemos as informações, os nossos hábitos e formas de produzir e consumir. Por isso, a relação entre consumidores e empresas também passa por modificações irreversíveis, tendo em vista todo o relacionamento com o cliente hoje
é feita digitalmente.

Hoje a empresa precisa se esforçar mais para estar presente na vida do cliente. Afinal, com tantos estímulos e tanta informação, os clientes têm mais autonomia, fazem suas próprias pesquisas e buscam melhores preços e serviços. Ou seja, fidelizar esse cliente está cada dia mais difícil.

Portanto, ter muitos canais e atualizá-los constantemente não é suficiente. É preciso conhecer o consumidor mais a fundo e identificar em que estágio ele irá se encontrar na interação com a empresa.


Experiência do cliente

Para alcançar o consumidor e entender o que ele busca, é preciso mudar a mentalidade inicial de compra e venda que todo empresário tem. A partir de agora, as empresas devem promover uma experiência do cliente que faça com que esse consumidor compre e que, além disso, ele volte a comprar com você.

Para inovar nas ações com os clientes é preciso repensar o relacionamento que a empresa tem com eles. Investir em interações, boas experiências e agilizar processos estão entre as ações principais para a inovação.


Aplicativos

O avanço tecnológico e a praticidade do uso dos aplicativos está mudando a forma como as pessoas interagem e fazem negócio. O consumidor hoje tem autonomia e automação na palma da mão e, por isso, ele preza por experiências mais fluidas e digitais.

Quanto maior a transformação digital, mais aplicativos e sistemas inteligentes aparecem, principalmente os relacionados à Inteligência Artificial e Analytics, capazes de monitorar o uso e também fazer atendimento. Portanto, investir nessas ferramentas é primordial para as empresas avançarem no contato com os clientes.


Foco no digital

Para acompanhar o novo cliente as empresas precisam, a partir de agora, focar no digital. E ela só tem a ganhar. A digitalização promove redução de custos, agilidade nos processos e atinge o cliente final.

Além disso, a cada nova tecnologia que surge é possível reavaliar as estratégias e impulsionar o processo de transformação digital. Quando se investe em tecnologia para andar em paralelo com os anseios dos clientes, a empresa ganha em eficiência.


SAC 3.0

Mesmo que seja intermediado por tecnologia, o SAC 3.0 precisa ter uma abordagem mais humanizada e assertiva, além de promover o protagonismo do cliente.

Quando o consumidor usa as redes sociais, por exemplo, para entrar em contato com a empresa, ele espera uma resposta, quer ser valorizado e, mais do isso, quer ter seu problema resolvido. Antes de ir para a rede certamente ele já tentou por telefone ou por e-mail. Com o novo comportamento digital, o cliente não quer sair da rede social para resolver problema já que ele pode resolver tudo por lá.


Chatbots

Os chatbots são a evolução do atendimento. Eles simulam uma conversa humana e realizam tarefas e atividades programadas. Vêm ganhando cada vez mais espaço como uma forma de nunca deixar o cliente esperando muito tempo, além de fazer praticamente o atendimento completo.

Hoje é possível encontrar chatbot em várias grandes empresas, como empresas de TI, de investimento, de varejo, etc. Mas um grande ícone dos chatbots é a secretária virtual da Apple, a Siri. Ela executa tarefas básicas: programa alarmes,manda SMS, liga para números da agenda e pesquisa no Google.

Os demais chatbots fazem funções parecidas e alguns oferecem até interações mais complexas. A ideia é fazer com que os usuários não tenham a impressão de que estão conversando com uma máquina.


Integração

Para fazer a integração e automação no atendimento, é necessário multiplicar canais. Ou seja, um atendimento pode começar no chatbot mas pode, em seguida, passar para outro canal, como e-mail ou telefone. Dessa forma, há ganhos de eficiência, produtividade e resolução de problemas na empresa, e o cliente é bem atendimento e fica satisfeito.

Para proporcionar boas experiências de atendimento ao cliente por meio da transformação digital é preciso investir em tecnologias. Priorizar uma abordagem personalizada, com atendimento com foco total no consumidor é a saída para estar sempre presente.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!