BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual o melhor caminho para iniciar a Transformação Digital?

Saiba como as empresas poderão implementar este processo em seu cotidiano.

 

Qual o melhor caminho para iniciar a Transformação Digital?

 

 

A Transformação Digital vai muito além de apenas automatizar os processos, pois alcança a transformação dos modelos de negócios e a experiência dos seus clientes para exploração da tecnologia digital. Basicamente, parte deste processo implica no uso da tecnologia para substituir os átomos do mundo físico por bits.


Como acontece o processo de transformação digital nas empresas?


A tecnologia passou em pouco tempo de um luxo para uma vantagem e, logo em seguida, uma necessidade de sobrevivência em todos os mercados. Também chamada de Quarta Revolução Industrial - ou indústria 4.0 - trata-se de uma grande mudança na forma de se produzir e entregar qualquer tipo de produto ou serviço ao público.

Os processos analógicos passam por um processo de migração para negócios apoiados em tecnologia, e não só em operação, mas no centro do planejamento estratégico, pensando nas próximas demandas de mercado. Toda empresa que tem como o objetivo o crescimento e também se consolidar no mercado com uma vantagem sobre seus competidores, deve buscar o investimento nessas características. E este é um investimento e um planejamento que deve começar a ser preparado desde já.

A transformação digital não traz vantagens apenas na reformulação da cadeia produtiva, mas também promove uma transformação no posicionamento estratégico de um negócio.

  • Otimização dos processos de produção
  • Redução dos custos operacionais
  • Integração entre os departamentos
  • Transparência
  • Segurança
  • Vantagem competitiva


Passos da transformação

1 - Defina qual o objetivo da empresa

A implementação da transformação digital realmente muda significativamente os processos da empresa como um todo. Em alguns casos, existe a possibilidade de repensar todo o modelo de negócio.

Com ela, é possível trazer a tecnologia como aliada para a captação de clientes, para o processamento de pedidos e pagamentos, para a entrega de produtos e serviços e também para o aprimoramento do relacionamento e atendimento no pós-venda. Por isso, não há limites para a transformação digital: cabe à empresa definir os objetivos que estejam alinhados com as metas macro do negócio.


2 - Prepare a sua equipe para as transformações

A transformação digital pode ter um impacto muito menor do que o esperado se a cultura da empresa não estiver preparada no sentido de abraçar as mudanças.

A transformação digital envolve alteração em muitas outras áreas, rotinas, cargos, espaços e principalmente a mentalidade dos envolvidos. Por este motivo, é muito importante que a sua empresa considere um período para preparação interna da equipe, esclarecendo as dúvidas necessárias para que os colaboradores estejam receptivos à nova fase, cientes de que essa preparação é importante não apenas para suas carreiras, mas para suas vidas, dentro e fora da empresa.

 

3 - Procure estabelecer parcerias estratégicas

O ambiente tecnológico está em constante crescimento e por este motivo é propício para novas parcerias, uma vez que a barreira física já não é mais um entrave. Aproveite este momento para identificar as oportunidades, estabelecer a cooperação e até promover uma aproximação maior com o público-interno ou mesmo com os seus clientes.


4 - Invista na TI do cliente

Existe uma nova posição estratégica do departamento de TI dentro das empresas - e com a transformação digital, ele passou a ser o centro de inovação, criando as soluções para os problemas que serão criados.

É natural que o tema transformação digital seja frequentemente associado ao departamento de TI, porém muitas empresas não trabalham neste ramo.

Neste caso, o recomendado é que se faça o investimento ou que se terceirize esta etapa para uma empresa que tenha conhecimento do seu ramo de negócio. Seguindo este procedimento, você poderá ter a confiança de que o processo está sendo realizado por uma equipe que seja realmente capacitada para a tarefa - e também é claro, fortalecendo seu TI para as mudanças que irão surgir.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!