BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Segurança de endpoint no home office: por que as empresas devem ter uma?

Por meio dessa solução, as empresas podem monitorar os dispositivos dos colaboradores e bloquear as possíveis ameaças mesmo a distância.

 

A pandemia do coronavírus forçou as empresas a moverem seus colaboradores de seus escritórios para o home office na tentativa de evitar a disseminação da doença. Essa modalidade passou a ser essencial para manter a continuidade dos negócios e enfrentar a crise econômica que tem se instalado.

Embora o trabalho remoto tenha sido uma estratégia muito eficiente para o momento atual, muitas empresas não estavam preparadas para ter a maior parte de sua força de trabalho em home office. 

O teletrabalho exige recursos e tecnologias eficientes para que os trabalhadores continuem executando suas funções da melhor maneira possível. Além de oferecer à equipe os dispositivos e acessos necessários, as empresas precisam garantir a segurança e privacidade de suas informações.

Para proporcionar a proteção e privacidade dos dados no home office é necessário que as empresas tomem alguns cuidados. Uma das medidas importantes que devem ser adotadas nessa situação é a segurança de endpoints. Você sabe como ela funciona? Confira o conteúdo a seguir e entenda porque ela é fundamental para seus clientes!

O que é segurança de endpoint?

Endpoint é o termo utilizado para representar os dispositivos finais que estão conectados ao terminal da rede corporativa, como os smartphones, tablets e pcs dos colaboradores. Portanto, segurança de endpoint representa um conjunto de medidas para manter as ciberameaças distantes desses aparelhos.

Garantir que os endpoints utilizados pelos usuários estejam protegidos durante o home office é fundamental, pois o número de ataques e tentativas de golpes estão se multiplicando durante a pandemia. 

De acordo com pesquisas realizadas por empresas de cibersegurança no Brasil, as tentativas de invasão por ransomware aumentaram mais de 350% no primeiro trimestre de 2020. Além disso, muitos cibercriminosos estão se aproveitando desse momento para driblar os sistemas de proteção e roubar informações. Uma das principais ameaças virtuais é o phishing. 

Desse modo, como a tarefa de monitorar e gerenciar todos os dispositivos dos usuários é um desafio cada vez maior para as equipes de TI, principalmente remotamente, é fundamental adquirir uma solução de endpoint para evitar que esses problemas aconteçam.

Um sistema de proteção endpoint é um software com recursos que visam proteger os equipamentos utilizados, a rede corporativa e suas informações. Ele tem a função de detectar, prevenir e responder a possíveis invasões ou programas maliciosos.

Acesse e saiba mais

Por que a segurança de endpoint é fundamental para o Home Office?

A solução de endpoint age junto ao firewall corporativo para executar um monitoramento completo do ambiente, avisando aos usuários, em tempo real, caso algum comportamento suspeito seja detectado. 

A partir disso, é possível impedir que as brechas e vulnerabilidades existentes nos dispositivos dos colaboradores em home office sejam utilizados por criminosos para roubar dados corporativos.

Por meio de uma solução de endpoint seus clientes podem criar uma nova camada de proteção para que seus usuários consigam utilizar seus dispositivos para realizar suas tarefas de forma mais flexível e segura.

Confira a seguir todos os benefícios da segurança do endpoint e entenda porque as empresas devem investir nesse tipo de solução:

Bloqueio de ações suspeitas e indesejadas

Muitas falhas acontecem devido a erros humanos não intencionais. Com colaboradores trabalhando de casa e, muitas vezes, utilizando redes de internet domésticas desprotegidas e até mesmo dispositivos pessoais para acessar os sistemas corporativos, o número de vulnerabilidades cresce de forma considerável.

Por exemplo, um funcionário pode colocar um pendrive pessoal não verificado no computador da empresa que está utilizando durante o home office e causar uma vulnerabilidade no sistema sem se dar conta.

Por meio de um software de segurança de endpoint é possível detectar rapidamente esse tipo de atividade e bloqueá-la. Logo, ele consegue proteger os processos corporativos em andamento e reduzir a superfície de ataque.

Facilidade na instalação e custo reduzido

É fato que nenhuma empresa estava esperando por uma pandemia como essa, portanto todos estão precisando agir rapidamente para se adaptar. No entanto, muitas organizações não possuem orçamentos disponíveis para investir em soluções robustas e caras nesse momento.

Por isso, a solução de segurança de endpoint é essencial para essa situação. Ela é mais barata do que a compra de componentes separados para proteger cada um dos dispositivos dos usuários. 

Além disso, sua instalação e adaptação é feita rapidamente, acompanhando a urgência do home office. Basta que a empresa instale e configure o servidor central para realizar a segurança da rede.

Integração facilitada com outras tecnologias

Outro ponto positivo de uma solução de segurança de endpoint é que as empresas não precisam se preocupar em fazer grandes mudanças nos sistemas e dispositivos que utiliza até então. Ela é capaz de se integrar facilmente a outros serviços.

Desse modo, novas soluções podem ser adicionadas ao sistema de forma muito mais rápida e as empresas conseguem ter acesso às atualizações de forma segura e unificada, de uma vez só, para todos os dispositivos.

Gerenciamento unificado

Por último, podemos ressaltar que ao adquirir uma solução de segurança de endpoint, a equipe de TI conseguirá monitorar e controlar em tempo real todos os dispositivos utilizados pelos usuários de forma remota, prática e unificada.

Os gestores de TI terão controle total da servidor de endpoint, podendo revogar ou conceder permissões de uso, realizar auditorias de segurança, monitorar a rede, obter relatórios de desempenho, entre outras funções. Tudo isso por meio de um portal único com gerenciamento remoto.

Oferecer recursos de proteção eficientes para que os colaboradores consigam desempenhar seu trabalho de forma produtiva no home office é crucial para que as empresas possam superar a crise do COVID-19 e garantir a continuidade de seus negócios. Portanto, precisam investir em segurança de endpoint. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!