BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a Nuvem ideal para o negócio de seus clientes?

Cada modelo de Nuvem traz suas vantagens e desvantagens.

 

As empresas e os consumidores estão cada vez mais dependentes de soluções de armazenamento baseadas em nuvem, em vez de hardware de armazenamento local.

A Computação em Nuvem retira o software e os dados do servidor local e os coloca em um ambiente seguro em um servidor de propriedade, operado e mantido por um provedor terceirizado.

Certamente, sua empresa e seu cliente já estão usando pelo menos alguns aplicativos hospedados na Nuvem, como por exemplo o pacote Office 365 da Microsoft. Todos os principais aplicativos de produtividade do Google - incluindo o Google Drive e o Google Docs, e até mesmo mídias sociais como o YouTube e o Facebook, são baseados em Nuvem.

Mas será que a Nuvem é ideal para o seu negócio? Veja o que considerar:

1. Capacidades de TI

Talvez você tenha uma equipe dedicada de TI encarregada da responsabilidade de manter seus sistemas e softwares funcionando. Se os arquivos de seu cliente estão no limite de armazenamento, uma solução pode ser migrar para a Nuvem. Nela, você pode permitir que a equipe de TI do provedor cuide da manutenção de rotina.

2. Capacidades colaborativas

Um dos principais benefícios da Computação em Nuvem é que ela incentiva a colaboração real. Como os dados e aplicativos são hospedados centralmente e acessíveis pela Internet, toda a equipe da sua empresa pode acessar e trabalhar com os mesmos dados em qualquer lugar.

3. Custo-efetividade da Nuvem

Em muitos casos, essa mudança acaba sendo mais rentável a longo prazo. Menos dinheiro é gasto na manutenção de hardware e infraestrutura, licenças de software tendem a ser mais baratas e os serviços baseados em assinatura permitem que os clientes comprem apenas o que precisam.

E quais são os tipos de Nuvem?

Nuvem pública

O modelo de Nuvem pública permite que os usuários utilizem o software hospedado e gerenciado por terceiros e acessado pela Internet, como o Google Drive. Ao permitir que terceiros hospedem e gerenciem vários aspectos da computação, as empresas podem escalar mais rapidamente e economizar dinheiro em configuração e gerenciamento.

Além disso, o software que utiliza o modelo de nuvem pública pode ser acessado pelo público em geral, já que não há necessidade de data centers internos. Esta é uma mudança significativa em relação à norma anterior de data centers no local, que deve ser construída e gerenciada por empresas individuais e instalação de software necessária para cada peça individual de hardware.

Vantagens da Nuvem pública:

  • Hospedado e gerenciado por terceiros, o que economiza dinheiro em data centers e mão-de-obra internos;
  • Pode ser acessado pelo público em geral;
  • Permite escalonamento mais rápido e eficiente;
  • Possibilidade de atender aos requisitos de segurança por meio da negociação de fornecedores.

Contras da nuvem pública:

  • Ao terceirizar a hospedagem e o gerenciamento de seus dados, os usuários estão terceirizando a segurança também
  • Padrões de segurança padrão podem não se alinhar perfeitamente com as necessidades do cliente
  • Se um host de terceiros tiver uma interrupção de serviço, todos os assinantes não poderão acessar seu conteúdo

O modelo de Nuvem pública é perfeito para usuários e empresas que buscam acessar dados a qualquer hora, em qualquer lugar. No entanto, para informações confidenciais, a Nuvem pública pode deixar os usuários muito expostos, por isso é primordial conhecer o serviço e como a segurança está sendo oferecida nele.

Nuvem privada

A infraestrutura de Nuvem privada pode ser hospedada em centros de dados no local ou por terceiros, mas é gerenciada e acessível apenas à empresa. As empresas podem adaptar a infraestrutura de Nuvem privada para atender às necessidades exclusivas das empresas, especificamente as necessidades de segurança e privacidade.

Ao contrário do modelo de Nuvem pública, as Nuvens privadas não devem ser vendidas “como serviço”, mas sim construídas e gerenciadas por cada empresa individual, semelhante a uma unidade local ou compartilhada.

Vantagens da Nuvem privada:

  • O acesso é limitado a funcionários e / ou terceiros autorizados, garantindo maior segurança dos dados;
  • Gerenciado por empresas individuais, permitindo medidas personalizadas de segurança de dados;
  • Benefícios de computação da Nuvem pública, com mais segurança de dados.

Contras da Nuvem privada:

  • Aumento de custos devido a equipamentos, software e equipe para gerenciar a infraestrutura;
  • Leva mais tempo ao adotar inicialmente uma infraestrutura de nuvem privada para configurar e operacionalizar seu gerenciamento.

O modelo de privado oferece um nível de segurança de dados que os modelos público e híbrido não podem, mas com um preço mais alto. O público em geral e as pequenas empresas podem não conseguir arcar com os custos de uma infraestrutura privada e, por sua vez, podem estar dispostos a enfrentar os possíveis riscos de segurança dos outros dois modelos.

Nuvem híbrida

É uma mistura de implementações da pública e da privada, operando como entidades separadas, com a capacidade de gerenciá-las como uma só. Ela se refere ao provisionamento, uso e gerenciamento coordenados de serviços baseados em políticas em uma mistura de serviços em nuvem internos e externos.

Você pode pensar na Nuvem híbrida como a conexão de um serviço de nuvem pública ao seu Data Center privado, com o ingrediente secreto sendo a solução de gerenciamento, mesclando ambos efetivamente.

Independente da escolha do seu cliente, é essencial que você, como um canal de TI, saiba instruí-lo para as suas necessidades, dependendo do tamanho e perfil do seu público. A Westcon está ao seu lado para ajudar em projetos de ponta a ponta, com o melhor suporte e fabricantes preparados para todas as demandas.
 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!