BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Gestão de TI eficiente: como deixar de apagar incêndios e ajudar nos negócios

A tecnologia é um recurso cada vez mais importante para as empresas. Confira 5 passos para otimizar o gerenciamento do setor de TI e melhorar os resultados.

 

Gestão de TI eficiente: como deixar de apagar incêndio e ajudar nos negócios

 

 

O departamento de tecnologia tem se desenvolvido dentro das organizações e se transformado em um setor mais estratégico, deixando de realizar apenas serviços de manutenção.

Atualmente, os profissionais de TI atuam de forma mais ativa junto aos demais setores, aumentando a inteligência do negócio. Assim, a gestão desse setor precisa ser eficiente para que ele seja capaz de ajudar as empresas a conquistarem vantagem competitiva no mercado.

Ao realizar a gestão do setor de tecnologia é possível controlar todas as atividades e soluções que dependem dos recursos computacionais, os quais têm como objetivo possibilitar a obtenção, armazenamento e acesso às informações no dia a dia da organização.

Por isso, sua revenda deve auxiliar seus clientes a desenvolver uma gestão de TI bem estruturada, capaz de atender todas as demandas da empresa, deixando de ser um setor que apenas apaga incêndio e sendo chamado quando algum problema imediato acontece. Para ajudá-lo nessa missão, trouxemos 5 passos essenciais. Acompanhe!


5 passos para realizar a gestão de TI


1. Torne o negócio escalável

Quando o assunto é tecnologia, a escalabilidade é fundamental. Muitos dos serviços do setor de TI são realizados sob demanda, que podem aumentar ou diminuir rapidamente. Portanto, algumas práticas podem otimizar a rotina, reduzindo o tempo gasto com essas tarefas.

Muitos dos problemas solucionados pela TI são recorrentes, desse modo, é possível criar um roteiro com as melhores ações a fim de reparar a situação. Assim, a TI pode estabelecer soluções padronizadas ou até mesmo ações automatizadas para reduzir os chamados, liberando a equipe para tarefas mais importantes.


2. Implemente uma metodologia ágil

As metodologias ágeis são capazes de acelerar as entregas das empresas, auxiliando as equipes no cumprimento de todas as demandas. Por meio delas, é possível otimizar a gestão da TI, tornando a equipe mais produtiva e flexível.

Uma metodologia ágil muito utilizada pelas empresas é o Scrum, que tem como finalidade integrar as equipes, garantir a entrega rápida e contínua aos clientes e reduzir dificuldades, como a falta de planejamento.

Dessa forma, é possível tornar os fluxos de trabalho mais visíveis a todas as equipes. Além disso, o gestor de TI é capaz de visualizar de forma mais clara as prioridades e o desempenho de todo o trabalho.


3. Aprimore a comunicação interna

A falta de comunicação entre os departamentos pode gerar diversas formas de ruídos. Por isso, é fundamental estabelecer uma comunicação interna eficiente, para que todos os colaboradores estejam a par dos projetos desenvolvidos pela TI.

O gestor de TI deve sempre fornecer informações confiáveis e claras sobre os projetos em andamento e criar relatórios de progresso. Desse modo, é possível integrar melhor os times e criar um ambiente de trabalho totalmente integrado e colaborativo.

 

New call-to-action


4. Utilize indicadores de desempenho

Para que projetos de TI sejam bem-sucedidos, é necessário acompanhar o desempenho do time e identificar possíveis problemas no fluxo de trabalho. Logo, o gestor de TI deve definir quais indicadores de desempenho devem ser utilizados, conforme o perfil da empresa.

Por meio dos indicadores de desempenho corretos é possível atingir todas as metas estipuladas e cumprir os objetivos de cada projeto.


5. Terceirize serviços

A TI passou a ser uma grande aliada das empresas na redução de custos operacionais. Atualmente, há softwares, plataformas e métodos que possibilitam a diminuição dos gastos com TI. No entanto, ainda há a terceirização de serviços que pode auxiliar nesse processo.

Muitas empresas apostam na virtualização de servidores, suporte remoto, data center e computação em nuvem de fornecedores. Ou seja, elas investem na parceria com prestadores especializados, enquanto suas infraestruturas reduzem e tornam-se menos complexas, demandando gastos menores.

Por meio do suporte adequado a gestão de TI, a empresa é capaz de otimizar a utilização de seus recursos, eliminar desperdícios e melhorar o alinhamento das equipes, tornando-se mais eficiente e produtiva. Dessa forma, os resultados são mais satisfatórios e contribuem diretamente para o crescimento dos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.