BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios da metodologia ágil para a TI de seus clientes?

Saiba como tornar a gestão de projetos mais ágil e eficiente, garantindo melhores resultados finais para as empresas. Descubra as vantagens de contar com uma metodologia ágil para a TI!

Metodologias ágeis são abordagens utilizadas pelas empresas com a finalidade de acelerar as entregas durante o desenvolvimento de um projeto. Inicialmente, foram criadas como uma alternativa à gestão tradicional do desenvolvimento de softwares, mas atualmente podem ser aplicadas a qualquer tipo de projeto.

Neste artigo, você acompanhará os seguintes benefícios de contar com uma metodologia ágil de TI:

  • Cooperação entre equipes
  • Maior controle sobre custos e prazos
  • Alinhamento com os clientes
  • Redução de falhas

Elas fracionam as etapas do projeto em entregas incrementais. Dessa forma, em cada etapa do processo, as equipes devem atingir uma meta estabelecida previamente para cada fase até sua conclusão, que irá resultar na entrega total do projeto.

Nesse modelo, é incentivado o trabalho em equipe, a auto-organização, a comunicação, o foco no cliente e a entrega de valor. Assim, as equipes são compostas por profissionais multidisciplinares que fazem uso da inteligência coletiva para executar cada etapa do projeto.

Uma metodologia ágil para TI muito utilizada pelas corporações é o Scrum. Ele promove a interação entre a equipe e o bom funcionamento dos softwares, de forma ágil e estratégica.

Atualmente, muitas empresas têm dificuldades de atender a todas as novas demandas de projetos de clientes. A metodologia ágil surgiu como uma alternativa para ajudar as corporações a enfrentarem esse desafio. Ela utiliza técnicas de gestão eficientes para tornar as equipes mais dinâmicas, produtivas e flexíveis.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Na metodologia ágil, a abordagem é interativa e as etapas são curtas para se planejar e desenvolver. Dessa forma, as práticas utilizadas são mais eficazes e permitem uma entrega rápida e de alta qualidade do produto final.

Os benefícios da metodologia ágil para a TI

Ela pode ser uma grande aliada de seus clientes, pois se trata de uma abordagem de negócios capaz de alinhar o desenvolvimento de projetos com as necessidades dos consumidores e objetivos da empresa. Confira a seguir os principais benefícios dessa metodologia:

1. Cooperação entre equipes

Por meio da metodologia ágil, os membros das equipes passam a trabalhar de forma colaborativa. Os projetos são estruturados para que os funcionários troquem informações entre si e cooperem uns com os outros.

Dessa forma, é possível estimular uma cultura de trabalho em grupo, que é capaz de otimizar a resolução de problemas e tornar o desenvolvimento de projetos mais ágil e flexível.

2. Maior controle sobre custos e prazos

Muitas vezes, as empresas apenas determinam o escopo de seus projetos, enquanto os gastos e prazos para desenvolvimento são pensados durante a execução. Isso, pode gerar diversos imprevistos e prejuízos para a organização.

Agora, ao utilizar a metodologia ágil, é possível otimizar os prazos e custos, pois eles são determinados previamente. Assim, ao final de um projeto, a empresa terá menos chances de sofrer com atrasos ou gastos desnecessários.

New call-to-action

3. Alinhamento com os clientes

Alinhar as expectativas dos clientes ao projeto final não é uma tarefa fácil. Nas metodologias tradicionais, isso é um grande desafio, pois as empresas apenas o entregam, após todo o processo de desenvolvimento.

A metodologia ágil visa otimizar essa questão, em todas as etapas, há a troca de informações entre equipe, executivos da empresa e clientes. Dessa forma, existe um alinhamento mais assertivo entre as necessidades dos clientes e o projeto realizado.

4. Redução de falhas

O método ágil é capaz de aperfeiçoar o modo como as equipes respondem às eventuais falhas que podem surgir durante o processo de desenvolvimento de seus projetos. 

Ao agregar maior agilidade, flexibilidade e otimização durante todas as etapas, ele permite que as equipes se adaptem mais facilmente às mudanças imprevistas, o que pode reduzir consideravelmente que uma falha afete o projeto.

Há diversos métodos ágeis no mercado que podem auxiliar seus clientes em seus projetos. Como você pode ver, essa metodologia pode evitar contratempos durante a execução de projetos, melhorando a entrega final, o que irá garantir melhores resultados a seus clientes. Portanto, é fundamental conhecer os diferentes modelos que existem para encontrar aquele que melhor se encaixe nos negócios de cada empresa.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.