BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como implementar um projeto de BI com sucesso?

Confira quais etapas são essenciais para o processo de implementação do Business Intelligence e aprimore os negócios de seus clientes.

O termo Business Intelligence (BI), que em português significa Inteligência de Negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações úteis para a gestão de negócios de uma empresa. Ele reúne um conjunto de metodologias, processos e tecnologias capazes de transformar grandes fluxos de dados brutos em insights poderosos para a tomada de decisões estratégicas.

BI tem se tornado cada vez mais importante para as empresas se manterem concorrentes no mercado competitivo. A partir de suas práticas, as organizações são capazes de medir o desempenho de suas equipes e fazer previsões para o futuro, tornando as decisões mais assertivas sobre as melhores práticas a serem seguidas.

Assim, caso algo não saia como o planejado, é possível reavaliar as informações e replanejar as ações da empresa. O acompanhamento constante da evolução dos negócios é essencial para identificar se a meta da empresa está sendo alcançada.

Leia também:

Continue acompanhando a leitura.

O Business Intelligence é um verdadeiro facilitador de negócios, focado na agilidade e análise de dados para fornecer informações precisas para a gestão corporativa. O compartilhamento de informações se torna cada vez mais simples, interativo e imediato, fazendo com que a colaboração mútua impulsione os negócios.

Ao integrar o BI com softwares de gestão corporativa, as empresas passam a ter uma poderosa ferramenta em suas mãos. Ele é capaz de aproveitar esses sistemas para ampliar sua base de dados, recebendo e dando suporte para aumentar a qualidade do fluxo de informações.

À medida que essa estratégia foi sendo adotada pelas empresas e atingindo resultados satisfatórios na gestão de dados para ampliar o crescimento corporativo, ainda mais corporações passaram a investir nessa solução, o que, aliado às inovações tecnológicas, permitiu que elas se tornassem ainda mais eficiente.

Atualmente, o Business Intelligence ajuda a promover a compreensão dos métodos de gestão de todos os tipos de informações das empresas, tanto internas quanto externas, para que sejam criadas estratégias direcionadas ao público de acordo com cada momento específico. Assim, o sistema permite a criação e monitoramento de métricas para que os gestores possam acompanhar qual o nível de eficácia da estratégia.

Os benefícios oferecidos para as empresas não param apenas na otimização da tomada de decisões e na criação de estratégias de negócios. Algumas outras vantagens do BI são:

  • Redução de custos;
  • Eliminação da duplicação de atividades;
  • Previsões de crescimento corporativo;
  • Fornecimento de informações confiáveis;
  • Disponibilização de uma visão ampla e em tempo real da performance de toda a empresa;
  • Detecção de falhas internas;
  • Melhorias na experiência dos clientes.

Como pudemos perceber, os benefícios dessa tendência são muitos e os investimentos em sua adoção podem ser considerados acessíveis para a maioria das empresas. Entretanto, para que seja possível aproveitar todas as suas funcionalidades, as organizações devem realizar um planejamento bem estruturado para a sua implementação.

Acesse nosso treinamento

É necessário escolher uma boa ferramenta tecnológica de BI para trazer os melhores resultados para a empresa. Confira a seguir algumas dicas:

Como implementar o Business Intelligence com sucesso nos negócios:

1. Definição dos requisitos

Antes de dar início ao projeto BI, é necessário que a empresa tenha definido os objetivos e as necessidades que serão supridas pela tendência. A partir disso, é possível iniciar a busca pelos melhores softwares e ferramentas que sejam capazes de atender a todas as demandas da empresa, além de oferecer suporte constante.

2. Integração de sistemas

As empresas costumam utilizar diversos sistemas em seu ambiente de trabalho e, com tantas informações geradas constantemente, é necessário encontrar um sistema capaz de integrar as diversas aplicações utilizadas em uma única unidade de armazenamento.

Em seguida, a equipe responsável pelo projeto deve definir os tipos de dados que serão armazenados e garantir toda a integração dos sistemas corporativos.

3. Escolha de fornecedor

Buscar por referências no mercado é essencial para se contratar um bom fornecedor do software para o projeto. Essa escolha é fundamental, pois o provedor será o braço direito da empresa em todo o processo, oferecendo o suporte necessário para se ter o acesso aos dados e realizar uma efetiva análise com qualidade e rapidez.

4. Equipe responsável pelo projeto

Especificar quem são os integrantes da equipe de implementação do projeto também é importante. Eles serão responsáveis por validar todas as ações e acompanhar de perto todo o processo para garantir sua eficiência.

No entanto, como o BI pode ser utilizado por diferentes departamentos no dia a dia corporativo, todos os membros da empresa devem estar envolvidos, inclusive a diretoria da organização. Assim, é possível que todos fiquem atentos às transformações nos processo e o sucesso do projeto.

5. Definição de um cronograma

É necessário, ainda, que a equipe estipule prazos a serem seguidos em cada etapa do projeto de BI. Assim, quando algum contratempo acontece, é necessário identificar seus possíveis efeitos na programação e buscar as melhores formas de repará-lo.

6. Disponibilização aos usuários

Após executar as etapas anteriores, a equipe deve definir quem serão os utilizadores da solução de BI. Trata-se também do momento em que a equipe irá saber se a implementação teve êxito. Caso tudo tenha corrido como planejado, os usuários não terão problemas em utilizar a solução.

Nesta etapa, além de entregar a solução BI, é feita a capacitação dos gestores e analistas que utilizarão a ferramenta em seu dia a dia de trabalho para realizar a consulta de informações úteis para apoiar a tomada de decisões.

Implementar um projeto de BI é muito vantajoso para os negócios, mas exige atenção e preparo na execução do processo. É necessário entender que os requisitos das corporações mudam constantemente e, portanto, uma aplicação BI também. Ela precisa ser continuamente aprimorada e otimizada para que seja capaz de acompanhar as evoluções dos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!