BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Como aumentar as vendas com Business Intelligence?

Essa tecnologia pode ser uma grande aliada nos negócios. Veja como aprimorar as análises de dados e gerar insights relevantes.

Para sobreviver ao mercado competitivo atual as empresas estão investindo, cada vez mais, em tecnologias inovadoras que sejam capazes de otimizar suas operações e gerar oportunidades de crescimento nos negócios.

O Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Mercado é uma delas. Ele é capaz de transformar dados em informação e informação em conhecimento, de modo a otimizar o processo da tomada das decisões empresariais.

Leia também
5 tendências de Business Intelligence para 2019
5 erros em Business Intelligence que seus clientes devem evitar

Lidar com o imenso volume de dados gerados pela sociedade é um grande desafio atualmente para as empresas. A maioria delas não consegue aproveitar nem metade das informações que reúne, podendo perder insights valiosos para seus negócios.

É nesse contexto que contar com ferramentas BI se torna indispensável. Elas auxiliam as organizações a extraírem informações relevantes a partir do enorme fluxo de dados, contribuindo amplamente para o aumento da lucratividade e eficiência interna.

O conjunto de metodologias, aplicações e tecnologias que envolvem o Business Intelligence permitem que as empresas transformem os dados obtidos em processos de otimização em seus negócios, aprimorando as tomadas de decisões. E, dessa forma, melhorem seu desempenho em vendas.

O BI é um fator estratégico para construir uma estratégia de vendas aprimorada, que gere vantagem competitiva. Ele pode auxiliar as empresas a entrarem em novos mercado, realizar promoções assertivas, controlar finanças, otimizar custos, gerenciar demandas, aumentar rentabilidade, entre outras medidas.

Quer saber como o Business Intelligence age para aumentar as vendas? Confira o conteúdo a seguir!

A importância do Business Intelligence nos negócios

O Business Intelligence é capaz de coletar dados, processá-los e analisá-los para gerar relatórios aprimorados com o cruzamento deles e oferecer às empresas insights relevantes sobre o seu negócio.

A partir disso, as organizações passam a contar com um conhecimento aprofundado sobre o seu negócio, clientes e mercado. Dessa forma, é possível tomar melhores decisões, superar a concorrência e transformar as estratégias utilizadas, contando com benefícios como a previsibilidade, agilidade, contextualização de dados e redução de riscos.

8847 - [TDS][EXT][SUB] Banners CTA - Blog | TD SYNNEX

Como aumentar as vendas com BI?

Gerenciar estoques

Ao utilizar softwares de BI junto ao sistema ERP da organização, é possível coletar informações relevantes sobre o estoque. As análises BI poderão identificar quanto tempo determinados produtos ficam parados no estoque, qual a média de consumo por período, a taxa de perda por invalidez, entre outras informações úteis.

Com esses dados em mãos, a empresa pode prever novas demandas e necessidades dos consumidores, identificar quais produtos devem ser retirados do estoque para não gerar desperdício, enfim, criar novas estratégias que podem auxiliar as vendas.

Medir ações de marketing

Outra forma que o BI pode auxiliar no aumento das vendas é por meio das ações de marketing. Você pode utilizar essa tecnologia para planejar, monitorar e avaliar o sucesso das campanhas promocionais.

Por meio das análises é possível identificar quais medidas estão tendo sucesso e quais precisam ser modificadas. Assim, é possível criar ações cada vez mais assertivas e direcionadas.

Conhecer o comportamento dos clientes

Para que uma organização tenha sucesso em suas vendas é primordial conhecer os desejos e necessidades de seus clientes. O Business Intelligence é capaz de ajudar nessa missão de forma rápida e eficiente.

Ele permite que a empresa trace o comportamento de seus consumidores por meio de análises precisas de dados. Assim, a equipe de vendas passa a conhecer melhor as características dos clientes, quais assuntos lhes interessam e quais produtos eles estão buscando.

O Business Intelligence é um verdadeiro aliado quando o assunto é conhecer melhor o público-alvo, o mercado e, principalmente para aumentar o autoconhecimento da organização. A partir dos insights gerados pelas ferramentas de BI a empresa consegue agir rapidamente para se adaptar às mudanças e sair na frente da concorrência.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!