BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

6 armadilhas da Transformação Digital

Saiba como evitar os principais contratempos nesse processo que é fundamental para as empresas se manterem competitivas no mercado.

 

6 armadilhas da Transformação Digital

 

 

Nos últimos anos, a Transformação Digital se tornou um conceito revolucionário, que tem alterado os modelos de negócios das empresas. Ela passou a ser uma peça-chave para que as corporações consigam sobreviver à era digital.

A partir disso, empresas passaram a inovar mais e a utilizar tecnologias de forma estratégica para conseguir criar novos modelos de negócios. Ou seja, surgiram processos e novas habilidades que lhes permitiram aumentar a eficiência, reduzir custos, aumentar a produtividade e, principalmente, proporcionar uma melhor experiência aos clientes.

No entanto, para ter sucesso nessa trajetória, é necessário conscientização e planejamento. Contar com equipes de TI preparadas, capazes de entender as novas ferramentas e seus benefícios, é fundamental para que as corporações tenham sucesso no processo, pois cada etapa da Transformação Digital possui suas próprias armadilhas.

Pensando nisso, preparamos este material para auxiliar sua revenda de TI e seus clientes nessa jornada. Confira a seguir as principais armadilhas da Transformação Digital.


6 armadilhas da Transformação Digital


1. Armadilha na estratégia

Muitas organizações começam sua jornada na Transformação Digital sem ter uma visão futura de seus negócios. Elas se deixam levar pelas promessas dos avanços tecnológicos e compram diversas ferramentas, sem ao menos analisar quais são suas reais necessidades.

Essa é a primeira armadilha da Transformação Digital e ela pode resultar em prejuízos para a empresa, gerando gastos desnecessários, não realizando nenhuma transformação significativa.


2. Armadilha na liderança

Para passar pela Transformação Digital, as empresas precisam entender que a TI é uma parte estratégica para os negócios, passando a atuar diretamente com os demais setores.

No entanto, muitos empreendimentos ainda lidam com a Transformação Digital como se fosse meramente um projeto de tecnologia, de digitalização dos processos.

Isso acaba acarretando em resistência dos colaboradores a aceitarem as mudanças. A Transformação Digital não é apenas um processo de automação, portanto, toda a empresa deve participar, inclusive a diretoria, para que possa aproveitar dos benefícios da TI para gerir melhor os negócios.

 

New Call-to-action

 


3. Armadilha na cultura organizacional

A transformação da cultura organizacional é essencial para o sucesso do processo. Aquelas empresas que insistem em se manter hierarquizadas e enraizadas em antigas tradições terão maiores dificuldades de adotar as melhorias da Transformação Digital em seus ambientes.

É um grande erro isolar a TI para iniciar a transformação e, apenas em segundo momento, transmitir a nova cultura para as demais equipes. É necessário o envolvimento de todos no processo desde o início.


4. Armadilha na gestão

Ao iniciar a transformação, muitas corporações ficam empolgadas com os benefícios proporcionados por suas inovações e acabam se preocupando mais em divulgar suas iniciativas transformacionais do que com o processo em si.

Por conta disso, esquecem de realizar uma gestão efetiva, não usando os critérios corretos, metodologias, métricas, governança e outros processos necessários para o bom desenvolvimento das estratégias digitais.


5. Armadilha nos gastos

A maioria das organizações investem na Transformação Digital por acreditarem que rapidamente terão retornos financeiros visíveis em seus negócios e, assim, gastam desordenadamente no início do projeto.

Entretanto, o crescimento de renda pode demorar mais do que o esperado, pois é necessário a adequação das equipes para que os processos comecem a ser otimizados e, a partir deste ponto, torna-se possível começar a colher os ganhos dessa tecnologia.


6. Armadilhas no conhecimento

É importante entender que o processo de Transformação Digital é constante, não possui começo e fim. A empresa deve estar continuamente se atualizando e aprimorando suas ferramentas e soluções tecnológicas.

Um grande erro cometido e que pode ser desastroso para os negócios é quando a organização para de aprender. É necessário continuar buscando por melhorias, realizando testes e aprendendo com os próprios erros.

Ao passar pela Transformação Digital e adotar as tecnologias e soluções adequadas para suas necessidades, as empresas aumentam consideravelmente sua performance, mantendo-se à frente no mercado. No entanto, é necessário estar sempre preparado para lidar com essas armadilhas. Apenas assim é possível ter sucesso nos negócios.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!