BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

3 principais setores de PMEs que podem se beneficiar de SaaS

Esse modelo de entrega de software permite ao usuário acessar a infraestrutura de qualquer dispositivo com uma conexão com a internet.

 

No recente lançamento do Office 365 baseado na nuvem, a Microsoft falou em oferecer produtos para pequenas empresas, permitindo-lhes tirar proveito da TI normalmente reservada para grandes empresas. A Microsoft alegou que seu serviço baseado em Cloud pode ajudar a reduzir ainda mais os recursos de TI, simplificar os sistemas atuais e aumentar a produtividade dos funcionários.

À medida que a tecnologia avança, mais soluções são criadas para ajudar as empresas a reduzir custos e aumentar a eficiência. Uma dessas soluções é Software as a Service, também conhecido como SaaS.

Para a maioria das PMEs, o software consome uma parte significativa de seu orçamento. Felizmente, com SaaS é possível fazer muito mais por menos. Veja como é possível economizar dinheiro e quais os setores que mais se beneficiam com esse modelo:

SaaS em ação

O uso de serviços em nuvem baseados em navegador permite que pequenas empresas se concentrem menos em gerenciar e manter o hardware e mais em gerar uma maior eficiência e simplificar processos para seus clientes.

O SaaS é um modelo de entrega de software que permite ao usuário acessar o software de qualquer dispositivo pela Internet. Isso oferece mais flexibilidade, pois você não precisa ir ao escritório para utilizá-lo. Você pode trabalhar em qualquer lugar, desde que possa ficar online.

Ao contrário de uma configuração local tradicional em que o software é armazenado localmente, o SaaS é hospedado na nuvem. Ao transferir a hospedagem para terceiros, você terceiriza todas as responsabilidades inerentes à manutenção, como atualizações e solução de problemas.

Dados seguros

Um dos problemas que tornam as empresas relutantes em mudar para o SaaS é a segurança de dados. Quem vai armazená-los? Eles estarão protegidos?

Para sua tranquilidade e segurança, ao terceirizar seu software para um fornecedor de SaaS, você precisa assinar um acordo de nível de serviço (SLA) que especifica que o fornecedor é obrigado a fornecer acesso a todos os arquivos corporativos, mesmo se ele for à falência.

Os dados hospedados pelo provedor serão mais seguros do que quando armazenados na rede média da PME. Isso porque eles precisam passar por rigorosas auditorias, forçando-os a investir mais em segurança, tecnologia de backup e manutenção.

Áreas que se beneficiam do SaaS

Essa solução é ideal para empresas de pequeno e médio porte, que buscam uma maneira de reduzir custos iniciais. Algumas áreas, porém, conseguem obter maior benefício. Veja algumas delas:

1. Financeiro

A tecnologia no setor financeiro revolucionou a maneira como o dinheiro é administrado nos dias de hoje, tanto para pessoas físicas quanto para PMEs. Fazer isso de forma digital é muito mais prático.

As soluções de pagamento de SaaS podem transformar dispositivos móveis, como tablets, em máquinas de ponto de venda (POS) por exemplo. Isso não apenas permite que os comerciantes processem uma variedade de métodos de pagamento, mas também reduz efetivamente os custos de implementação de sistemas de caixas digitais.

Além de operacionalizar as contas, é possível acessar relatórios por meio de aplicativos móveis.

Para pequenas empresas, até mesmo a tarefa de faturamento pode ser uma tarefa bastante difícil. Como as soluções de SaaS não precisam ser desativadas, essas tarefas podem ser configuradas e enfileiradas para execução. O sistema gera e envia aos clientes as suas faturas mesmo após o expediente.

2. Gestão de documentos

Documentos em papel podem ser facilmente danificados. Além disso, ocupam muito espaço e organizá-los de forma compacta pode ser um desafio.O compartilhamento de arquivos digitais com base na rede local também tem grandes desvantagens.

Pastas compartilhadas e armazenamento na rede muitas vezes precisam de funcionalidades essenciais, como backups automatizados, segurança cibernética e indexação útil.

Agora, por meio das soluções SaaS é possível, não apenas eliminar a necessidade de gerenciar a infraestrutura, mas também muitas das funcionalidades citadas como padrão.

3. Vendas e marketing

O mercado está começando a preferir canais onlines para comunicação, tendo em vista que seu grande público são os nativos digitais. Isso significa que as empresas precisam de ferramentas para otimizar as oportunidades de negócios via mídia social, automação de e-mail e conversação.

Os aplicativos de automação de marketing fazem desde o rastreamento de visitantes do site até a experiência de estimular as mensagens. Eles também têm funcionalidades de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) que ajudam a gerenciar melhor cada consumidor.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)?

Sua revenda está familiarizada com o conceito de Plataformas de Nuvem da Indústria (ICPs)? Entenda o que ele quer dizer. 

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias!