BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Pensando em seguir carreira na Segurança da Informação?

Descubra qual é a importância dessa área para seus clientes e o que fazer para se tornar um especialista no assunto.

O especialista em Segurança da Informação (SI) é responsável por evitar ameaças e ataques, promover auditorias e garantir que as políticas de segurança sejam seguidas em todos os setores da empresa. Ele deve ser multidisciplinar e assegurar que os riscos na segurança não se transformem em impactos financeiros para a corporação. Atualmente, sua presença nas empresas tem sido de extrema importância devido a evolução das ameaças do cibercrime.

A procura por profissionais capacitados tem aumentado consideravelmente, portanto, investir nessa área é uma forma de alavancar a carreira de profissionais de TI.

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o conteúdo.

Primeiramente, ao se iniciar nesse ramo, é necessário ter em mente que a área de segurança é muito abrangente. Portanto, você poderá partir de várias vertentes, como da área de análise de vulnerabilidade e testes de invasão, configuração e manutenção de firewalls, gerenciamento da segurança, análise de risco, desenvolvimento de políticas, atuação na central de serviços com foco em resolução de problemas relacionados à segurança, entre outros.

Como se preparar?

Para definir qual caminho seguir, invista na leitura de livros especializados, faça pesquisas, converse com profissionais que já estão no mercado há mais tempo e participe de cursos, além de experimentar outros meios de aumentar seu conhecimento. Assim, será mais fácil definir qual subárea se adequa mais a seu perfil para direcionar seus estudos e buscar oportunidades de trabalho.

As certificações também são essenciais, tanto para quem está buscando novas oportunidades de trabalho como para quem está empregado conseguir aumentos salariais e novos cargos.

Como é uma área muito complexa, não é possível atuar em todas as suas vertentes. Por exemplo, há diversos profissionais que trabalham apenas com uma marca de firewall devido às diferenças de configuração de um fabricante para outro. Por isso, é necessário ter um foco bem definido para conhecer bem as normas, práticas e métodos da função que deverá desenvolver.

Quero descobrir!

Outro ponto importante para se preparar é o conhecimento de idiomas, principalmente o inglês. Como a SI lida com leis e normas internacionais, o profissional precisa ser capaz de entendê-las corretamente, e a língua inglesa é valiosa para esse tipo de atividade.

Saiba também lidar com dispositivos móveis, aparelhos que se tornaram essenciais no ambiente de trabalho devido a adesão da prática BYOD. As organizações estão passando pelo desafio de proteger as informações armazenadas em uma variedade de aparelhos, portanto é necessário entender de segurança móvel e saber como criar políticas direcionadas para os dispositivos dos colaboradores.

Controlar aplicações em nuvem é outra tarefa importante para quem busca seguir a carreira em SI. A gestão da informação de segurança e da identidade de acesso na nuvem é uma grande preocupação das empresas. Muitas delas estão implantando softwares como serviço (SaaS) para complementar as aplicações corporativas.

Para quem almeja atingir altos cargos com esta carreira, como uma posição de Chief Security Officer, é importante acompanhar as novas tecnologias que surgem a todo momento, além de ter conhecimento sobre as diversas plataformas existentes. Procure estar sempre atualizado, isso será essencial para estar à frente de seus concorrentes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!