BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Saiba quais são os 4 princípios da Segurança da Informação

Acompanhar os princípios da segurança da informação é a melhor estratégia para minimizar as chances de roubos de dados sigilosos. 

As equipes de Segurança da Informação (SI) precisam se adaptar rapidamente aos novos requisitos necessários para os negócios e, ao mesmo tempo, estar preparadas para lidar com um ambiente que se torna cada vez mais hostil.

Nos últimos anos, foi necessário entrar em uma corrida contra o tempo para impulsionar a Transformação Digital dos negócios e, assim, conseguir se adaptar à nova realidade com a Hybrid Multicloud.

Neste artigo, você acompanhará os quatro princípios da Segurança da Informação. Confira quais são:

  • Confidencialidade;
  • Integridade;
  • Disponibilidade;
  • Autenticidade.

É necessário ser capaz de oferecer segurança e disponibilidade para os usuários acessarem os dados e rede corporativa de onde quer que estejam e por qual dispositivo preferirem para sobreviver ao Novo Normal e se destacar no mercado.

Por isso, os profissionais da área precisam aprender a trabalhar com as últimas tendências de tecnologia para conseguirem definir e manter a proteção de todo o sistema corporativo

Leia outros artigos relacionados ao assunto:

Continue acompanhando o conteúdo.

Para ser possível manter a proteção diante das ameaças internas e externas existem alguns fundamentos básicos necessários em todas as empresas. Eles são essenciais para vencer os desafios do cibercrime. 

A seguir, veja os pilares da segurança da informação: 

Quais são os 4 princípios da Segurança da Informação?

1. Confidencialidade

É o modo de garantir que a informação estará acessível apenas para pessoas autorizadas. A principal forma de mantê-la é por meio da autenticação, controlando e restringindo os acessos. Ela impõe limitações aos milhares de dados sigilosos que as empresas possuem.

Sem a confidencialidade, as empresas ficam vulneráveis a ciberataques, roubo de informações confidenciais e até utilização de dados pessoais de clientes, o que pode causar diversos prejuízos, inclusive financeiros.

2. Integridade

O princípio de integridade refere-se a manutenção das condições iniciais das informações de acordo com a forma que foram produzidas e armazenadas. Ou seja, a informação mantém sua origem e ela não pode ser alterada, assim somente pessoas autorizadas poderão acessar e modificar os dados do sistema.

Quando o processo é executado estrategicamente é possível utilizar ferramentas para realizar a recuperação de informações danificadas ou perdidas.

Conheça nosso treinamento

3. Disponibilidade

Os dados corporativos precisam estar seguros e disponíveis para serem acessados a qualquer momento pelos usuários autorizados.

Esse princípio diz respeito à eficácia do sistema e do funcionamento da rede para que seja possível utilizar a informação quando necessário. Ela deve ser hospeda em um sistema à prova de falhas lógicas e redundantes.

Na hora de gerar relatórios para auditoria, por exemplo, é necessário que os dados possam ser facilmente encontrados e processados. Esse é o princípio da disponibilidade.

4. Autenticidade

A autenticidade é o último princípio da segurança da informação. Esse processo realiza a tarefa de identificar e registrar o usuário que está enviando ou modificando a informação. Ou seja, autenticidade é quando um usuário vai manipular algum dado e ocorre uma documentação sobre essa ação. 
 
Em conclusão, todos esses métodos são importantes para garantir a segurança das informações corporativas das possíveis ameaças, que podem ter origens tanto externas quanto internas. Elas podem ser uma pessoa, um evento ou uma ideia capaz de causar danos ao sistema. 
 
As ameaças externas são tentativas de ataque ou desvio de informações vindas de fora da empresa, normalmente originadas por pessoas com a intenção de prejudicar a corporação. 
 
As internas podem ser causadas por colaboradores de forma intencional. Essas ameaças podem causar pequenos incidentes e até prejuízos graves, por isso também devem ser levados em conta na hora do planejamento dos processos de segurança da empresa. 
 
É importante que o profissional de SI mantenha sempre em alta a importância da segurança dos dados corporativos entre todos os usuários. Há diversas formas de manter a proteção da informação e não apenas criando mecanismos que realizam esse trabalho, mas desenvolver projetos que envolvam os usuários para conscientizá-los. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil! 

Ciberataques: quais as diferenças entre Phishing e Spear Phishing?

Descubra as principais diferenças entre essas duas ciberameaças. 

Segurança de dados: como manter os dados protegidos em 2024?

Em 2024, a segurança de dados torna-se mais crucial do que nunca! Veja como manter as informações protegidas contra ameaças cibernéticas.