BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Transformação Digital e Cloud Computing: como proteger cargas de trabalho na nuvem?

As empresas precisam lidar com cada vez mais dados e dispositivos conectados à sua rede, por isso, é necessário utilizar ferramentas modernas para garantir uma efetiva proteção.

 

O cenário atual é marcado pelo rápido avanço da tecnologia e a crescente Transformação Digital dos modelos de negócios das empresas, que estão na corrida para se adaptar às novas exigências dos clientes e do mercado. 

Devido a isso, as empresas estão apostando, cada vez mais, no uso de serviços em Cloud Computing, que exige que os cuidados com a segurança de cargas de trabalho na Nuvem sejam atualizados e reforçados.

A TI deve estar preparada para enfrentar os novos desafios de cibersegurança com agilidade e precisão para que a rede corporativa esteja sempre protegida. Por isso, é indispensável acompanhar os diferentes tipos de tecnologias disponíveis na cloud, como serverless computing, Inteligência Artificial, Machine Learning, dentre outros, e estudar alternativas de preservação e correção de problemas.

Acompanhe o conteúdo a seguir e aprenda a proteger as cargas de trabalho na Nuvem na era digital. Não perca!

Os desafios da segurança na nuvem 

A infraestrutura de TI moderna é composta por inúmeros ambientes complexos, além de uma grande diversidade de sistemas, aplicativos, dados e cargas de trabalho. Portanto, garantir que os serviços estejam sempre disponíveis para os clientes, não é uma tarefa fácil.

Os sistemas críticos devem estar ativos de forma constante e, para isso, exigem uma proteção de dados reforçada e disponibilidade contínua. Caso contrário, a interrupção desses sistemas pode trazer grandes prejuízos para os negócios, tanto financeiros, quanto para a imagem da marca. 

É necessário estar preparado para lidar com grandes fluxos de dados gerados a todo o momento, além de ser capaz de oferecer um acesso totalmente disponível para que seus clientes consigam utilizá-lo quando e onde quiserem.

Justamente por isso, a equipe de TI deve conhecer detalhadamente os vetores dos possíveis problemas ou ataques cibernéticos e avaliar constantemente a situação da rede corporativa para que ela esteja sempre ativa. 

Como proteger cargas na nuvem na era digital?

Com tantas camadas de sistemas e aplicativos, os profissionais de TI são obrigados a lidar com uma dezena de produtos e fabricantes, além de monitorar o ambiente constantemente e implementar um plano de continuidade dos negócios e recuperação de desastres.

Confira a seguir algumas medidas que precisam ser tomadas para uma efetiva proteção dos dados corporativos:

Ter um plano de recuperação de desastres na nuvem

É o primeiro passo para manter os dados a salvo. Fazer um levantamento de quais dados são esses, onde estão armazenados, quais os mais importantes e que precisam de mais proteção, é fundamental para traçar uma estratégia. Existe um backup constante do servidor, onde são armazenados os dispositivos físicos? Se existe um backup em Nuvem, qual o tipo de proteção que o fornecedor do serviço oferece?

Conheça nosso treinamento

Utilizar criptografia

São muitos os graus de segurança oferecidos hoje no mercado e que podem ser combinados para que a rede se torne ainda mais difícil de ser invadida. A criptografia é um desses fatores, que criam uma camada de proteção que inibe a ação de cibercriminosos.

Contar com a redundância de dados

É uma boa opção para garantir realmente que os dados estarão salvos. Caso um dispositivo físico passe por uma pane, por exemplo, existe outro bakcup em Nuvem garantindo o acesso aos dados. Mesmo na Nuvem, é possível contratar mais de um provedor, que esteja alocado em outro país, diferente da posição em que está o primeiro fornecedor.

Capacitar a equipe em segurança digital

Os desafios de segurança na Nuvem se tornam ainda mais expressivos quando a equipe não é capacitada para controlar e corrigir os problemas. Por isso, o departamento de TI deverá investir em treinamentos criteriosos. 

Afinal, mesmo que uma estratégia de segurança seja eficiente, se a equipe estiver despreparada ou for pouco qualificada, o problema persistirá. Portanto, diferentes processos de capacitação devem ser buscados.

Utilizar soluções unificadas de proteção

Lidar com diferentes aplicativos é um grande desafio para a TI. Portanto para reduzir a complexidade e os pontos de falha no ambiente, é necessário investir em soluções unificadas de proteção para que seja possível proteger todas as cargas de trabalho, estejam elas dentro da empresa, na Nuvem ou dispositivos dos usuários.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.