BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Trabalho remoto traz notícias positivas para o mercado

Essa modalidade aumenta a produtividade dos funcionários e reduz os gastos das empresas.

Trabalho remoto traz notícias positivas para o mercado

 

A tecnologia tem transformado o modo como as pessoas trabalham, permitindo cada vez mais flexibilidade. Graças à virtualização e a crescente utilização de cloud computing pelas corporações, cumprir a carga horária de trabalho no escritório não é mais uma regra. As empresas têm percebido o potencial dessa mudança e estão inovando seus padrões, possibilitando que seus funcionários trabalhem de diferentes locais. 


Para que o trabalho remoto tenha êxito, entretanto, é necessário disciplina, orientação e acompanhamento da organização, que deve estipular normas e limites para esta modalidade. Assim, para garantir o sucesso do trabalho remoto, trouxemos 5 orientações a serem seguidas pelas empresas para implantarem esse modelo com sucesso:

 

1 - Identificar o momento certo

Nem todas as pessoas e corporações estão preparadas para essa transformação. É preciso realizar mudanças na cultura e normas da empresa, por isso deve-se testar aos poucos, seguir um planejamento e avaliar o desempenho de cada membro.

 

2 - Políticas de trabalho remoto

Assim como o trabalho dentro do escritório, é necessário estipular regras claras para essa modalidade. As políticas precisam disponibilizar assistência aos funcionários, como do departamento de RH, jurídico e até de Sindicatos, caso seja necessário. Deve-se estipular quais ferramentas e recursos serão de responsabilidade da organização fornecer e quais serão dos funcionários. Além disso, todas as normas devem estar claras para cada um por meio de contratos.

3 - Treinamento da equipe

O treinamento é importante para que o trabalho remoto tenha êxito. Incentivar a execução de práticas de segurança, organização e melhores formas de se realizar cada tipo de trabalho fora da empresa, além de ensinar como aprimorar o trabalho em equipe para aumentar a colaboração entre os departamentos são formas de preparar os funcionários.

4 - Estipular metas

O trabalho remoto proporciona o aumento da produtividade e o acesso facilitado a clientes e serviços, porém é necessário possuir um controle da carga de trabalho realizada e estipular métricas para avaliar se estão sendo executadas corretamente.

5 - Feedback e contato direto

A falta de interação diária pode acabar sendo um problema, caso o contato direto entre a equipe não aconteça. A avaliação do desempenho de cada funcionário deve ser recorrente. Além de estipular reuniões presenciais periódicas, treinamentos, eventos internos, entre outros tipos de interação.


O trabalho remoto traz diversas vantagens, tanto para a empresa quanto para o colaborador, como a redução de gastos e o aumento da produtividade. Agora, é possível que colaboradores participem de reuniões mesmo em viagens, através de videoconferências por exemplo. Esse modelo de trabalho também não é restrito apenas ao escritório ou casa, o funcionário tem a liberdade de escolher outros locais, que possuam instalações adequadas para seu serviço.

 

A economia com essa prática é um dos maiores benefícios para as corporações. Em geral, o próprio funcionário fornecerá seus meios de trabalho, como dispositivos, conexão com a internet, energia elétrica, lanches, etc. Ainda que a empresa reembolse alguns desses gastos, como o da banda larga, a vantagem é grande. Porém, é importante que sejam criadas normas e políticas para garantir a proteção dos dados da empresa, além de disponibilizar a implementação de softwares e manutenções.

 

Apesar de a jornada de trabalho passar a ser mais flexível, isso não é sinônimo de menos serviço. Os funcionários passam a estar mais disponíveis e conectados à suas tarefas. Através de suas permissões de acesso aos dados na nuvem da corporação, a pessoa consegue realizar suas tarefas e resolver qualquer urgência sem precisar se locomover até o local físico da corporação.

 

Dessa forma, as pessoas têm experimentado uma nova forma de realizar seus trabalhos, tornando-se mais envolvidos com suas funções. Além disso, é possível um maior envolvimento e colaboração dentro de setores diferentes. Os trabalhos são realizados em equipe.

 

O trabalho remoto pode ser uma grande alternativa para empresas que buscam novas formas de melhorar seu desempenho. A maior preocupação envolvendo esse trabalho é manter o mesmo nível de segurança e supervisão de tarefas realizadas de dentro do escritório. Entretanto, quando desenvolvido da forma correta e seguindo as regras necessárias, é possível que todos os lados sejam beneficiados.

 

Conheça a ForeScout

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados