BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

TI BIMODAL: Aprenda a transformar a cultura corporativa

Essa metodologia pode trazer grandes vantagens para o ambiente de trabalho, mas, para que elas sejam efetivas é necessário integrar toda a equipe interna.

 

Aprenda a transformar a cultura corporativa para a TI Bimodal

 

 

As complexidades impostas pela transformação digital tem impulsionado empresas a adotarem estratégias inovadoras para lidar com esse desafio e aprimorar suas infraestruturas. A TI Bimodal surgiu nesse cenário justamente para apoiar as organizações nessa missão.

TI Bimodal é um conceito que visa atender às novas necessidades tecnológicas das empresas, permitindo que estas trabalhem, ao mesmo tempo, com os recursos da TI tradicional e com um modelo experimental que busca novas oportunidades para os negócios.

Quando uma empresa aposta na TI Bimodal, consegue alcançar uma maior vantagem competitiva, tornando os recursos otimizados e as respostas mais eficientes, ágeis e flexíveis. Isso gera maior receita para a empresa e diminui gastos.

Além disso, o modelo Bimodal não interfere na TI tradicional, que ainda é necessária para as empresas. Assim, a produtividade e a qualidade dos serviços não são prejudicadas.

Sua implementação traz grandes vantagens para as empresas, como a redução de custos, aumento da performance interna e da geração de valor agregados para os serviços corporativos.

A partir dessa nova forma de gestão, as empresas conseguem atender às novas demandas do mercado, sem prejudicar seus processos internos. Mas, para acelerar as transformações, é necessário adaptar toda a cultura organizacional.

O Papel da TI dentro da empresa já não é mais o mesmo do que há dez anos. Ela se tornou uma grande aliada estratégica para os negócios. Portanto, a cultura da empresa também precisa adotar o modelo da TI Bimodal.

No entanto, isso ainda é um grande desafio para as corporações, principalmente para aquelas mais conservadoras em seus processos. Então, como realizar essa transição e implementar uma transformação cultural tão significativa?

 

 

Implementação da TI Bimodal


Para adotar a TI Bimodal não basta fazer alterações nas políticas internas na organização. É necessário garantir que todas as mudanças sejam aceitas e praticadas por todos os colaboradores.

Portanto, é fundamental garantir que a TI esteja no centro das abordagens da empresa e de suas rotinas. Essa estratégia exige ainda transformações profundas na forma como os recursos da empresa são gerenciados.

Confira a seguir as principais questões a serem consideradas pela empresa na hora da transição:


1. Financiamento

Para transformar a cultura corporativa para Bimodal, é preciso considerar o financiamento dos recursos necessários para realizar as mudanças nos padrões operacionais.

Portanto, é preciso dispor de investimentos para realizar a implementação das mudanças e entender que o custo-benefício será sentido pela empresa em médio e longo prazo.


2. Autonomia dos profissionais

Os profissionais que participam do processo de transição devem ter autonomia para tomar decisões no ambiente de trabalho, podendo optar por novas formas de solucionar problemas no dia a dia.

Assim, para que todos consigam aproveitar as inovações da TI Bimodal, é necessário criar mecanismos que permitam a implementação de diferentes rotinas de trabalho.


3. Integração das equipes

Para que todos os benefícios da TI Bimodal sejam sentidos pela empresa, é necessário que todos os funcionários trabalhem de forma unificada;

Portanto, a empresa deve investir na criação de canais de comunicação interna e na integração de suas equipes. Isso garante que todos passem e se adaptem às mudanças na rotina de forma unificada. Assim, caso algum erro aconteça, todos os setores poderão agir coordenadamente para minimizar o problema.

Além disso, sempre que uma rotina nova for adotada pela empresa, todos os funcionários irão conseguir implementá-la rapidamente.


4. Fechamento de parcerias

Como o modelo Bimodal gera altas demandas para o setor da TI, a organização pode precisar buscar formas de flexibilizar suas rotinas. Para isso, contar com a parcerias estratégicas com especialistas, prestadores de serviço e consultorias pode ajudar na implementação do modelo na empresa.

Com a ajuda de parceiros, a equipe interna de TI pode se focar nas inovações necessários e desafios relacionados ao core business do negócio. Dessa forma, os resultados atingidos serão ampliados.

A TI Bimodal pode trazer grandes benefícios para as empresas, mas para que eles sejam aproveitados da melhor forma, diversas mudanças são necessárias. Portanto, para garantir os melhores resultados, busque internalizar e disseminar a cultura organizacional da inovação a toda a equipe

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.