BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Tecnologia e educação: como funciona o EAD e quais as vantagens?

Graças às novas ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, o ensino a distância tem se tornado cada vez mais eficiente e atrativo.

 

A tecnologia faz parte do dia a dia de empresas de todos os setores e não é diferente com a área da educação. Diversas ferramentas tecnológicas já estão sendo usadas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, trazendo grandes benefícios para as instituições.

Quando aplicada corretamente e de forma responsável, a tecnologia pode apresentar grandes benefícios, tanto para os professores quanto para os alunos. Por meio dela, é possível tornar a aulas mais atrativas, melhorar a produtividade, dinamizar as aulas, reforçar o aproveitamento escolar extraclasse e muito mais.

Os benefícios não param por aí, graças aos avanços tecnológicos existentes hoje, modalidades como o ensino a distância (EAD) tem se tornado cada vez mais populares e eficientes.

As soluções tecnológicas disponíveis estão revolucionando essa modalidade e facilitando o ingresso de cada vez mais alunos ao ensino superior e cursos de especialização.

Por meio do EAD, o aluno é capaz de gerenciar seu próprio aprendizado, escolhendo o melhor momento para se dedicar a seus estudos e, com a tecnologia, é possível contar com ferramentas onlines otimizadas e interativas.

A tecnologia transformou essa modalidade de ensino e se utilizada da forma certa pode trazer diversos benefícios para a educação. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura deste post!

Como funciona o ensino EAD e qual a relação com a tecnologia?

O EAD é uma alternativa de ensino para aquelas pessoas que buscam adquirir um diploma mas não podem frequentar instituições com modalidades tradicionais. Esse modelo oferece horários e turnos flexíveis para que o aluno escolha quando e onde estudar.

A interação entre aluno e professor acontece por meio de ferramentas online, que são disponibilizadas em portais na internet. Dessa forma, para assistir às aulas, basta que a pessoa tenha acesso a um dispositivo conectado à internet.

Por meio do ensino a distância, as pessoas podem se qualificar em níveis técnicos, graduações e até mesmo pós-graduações. Essa modalidade consegue ampliar o acesso aos estudos a um maior número cada vez maior de pessoas, o que antes não era possível apenas com o ensino presencial.

O sucesso do EAD apenas se tornou possível com a evolução da tecnologia da informação. Por meio dela, os alunos conseguem ter acesso à uma imensa quantidade de informações de maneira rápida e prática. Dessa forma, o aprendizado fica mais simples e acessível.

As instituições de ensino a distância podem utilizar a tecnologia para disponibilizar seus conteúdos em multiplataformas, os quais podem ser mais dinâmicos e flexíveis. Desse modo, os alunos podem se capacitar de forma mais criativa e interativa.

Quais as vantagens da tecnologia para o EAD?

Quando aliamos a tecnologia ao ensino a distância podemos perceber inúmeros benefícios para os alunos e também para a própria instituição. Confira a seguir algumas dessas vantagens:

Melhor qualidade da educação: a tecnologia pode oferecer diversos recursos e ferramentas para aprimorar as metodologias de ensino. Desse modo, os educadores podem desenvolver novas metodologias e estratégias inovadoras para aperfeiçoar o processo educacional.

Economia de tempo e dinheiro: nos cursos EAD, as mensalidades costumam ser menores, já que os alunos não utilizam a infraestrutura da instituição para assistirem às aulas. Assim, o aluno economiza com deslocamento e até mesmo materiais, que normalmente são disponibilizados online. Além disso, é possível acessar os conteúdos de onde estiver e nos horários desejados.

Aulas mais atraentes: por meio de ferramentas tecnológicas inovadoras é possível transformar as aulas, deixando-as mais interativas, dinâmicas e divertidas. Isso incentiva a participação dos alunos e os deixa mais motivados.

Maior integração entre aluno e professor: ao contrário do que muitos acreditam, a tecnologia pode auxiliar na aproximação entre educador e estudantes. É possível ainda disponibilizar diversos meios de comunicação para promover a interação, como ferramentas de bate-papo focadas em esclarecer dúvidas.

Graças à tecnologia, o ensino a distância tem ganhado cada vez mais força no país. O aluno passou a ter a sua disposição gravações de videoaulas, bibliotecas virtuais, fóruns de discussão, e-mails, entre outras ferramentas inovadoras capazes de aprimorar todo o seu processo de aprendizado.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

A evolução da televisão está chegando! Conheça a TV 3.0

A TV 3.0 une televisão e internet em um único padrão tecnológico. Aprofunde-se no assunto! 

O que você precisa saber sobre Open Health?

Entenda mais sobre o conceito de Open Health e descubra seus benefícios para a área da saúde. 

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas.