BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Soluções financeiras: como garantir o sucesso de projetos de TI?

Busque por uma parceria que seja capaz de oferecer as melhores condições de financiamento e invista em projetos de tecnologia que irão aprimorar seus negócios.

 

Soluções financeiras: como garantir o sucesso de projetos de TI?

 

 

A tecnologia já ocupa lugar de destaque no mundo dos negócios, fazendo parte da rotina de trabalho de todas as empresas. Antes considerada apenas como um suporte técnico, agora está em todas as áreas, por mais simples que seja a atividade. A TI tem se tornado essencial para o bom funcionamento de todos os processos e atividades, inclusive para a tomada de decisões corporativas, sendo determinante para o sucesso com os clientes.

A velocidade com que as pessoas trocam informações e fazem negócios atualmente está cada vez mais rápida e pode impactar diretamente as vendas de uma empresa, por isso, é fundamental que ela invista em sistemas mais acessíveis, flexíveis e ágeis, capazes de dar respostas rápidas aos clientes.

Nesse novo cenário, a TI precisa suportar as diferentes áreas de negócio e, para isso, as empresas precisam investir em projetos de tecnologia modernos e de alta performance, que sejam capazes de atender a todas as novas necessidades da corporação.

Investir em projetos de TI é um questionamento constante entre executivos e gestores por serem considerados caros e complexos. Muitas empresas, não conseguem associar os custos das novas aquisições com os benefícios que o projeto irá gerar para a área dos negócios. Isso acaba tornando mais difícil mostrar para os diretores a importância desse investimento.

Devido às dificuldades de identificar e avaliar os diversos aspectos relacionados aos projetos de TI, muitos executivos acabam tendo dúvidas sobre o seu real retorno. Portanto saber calcular o retorno sobre o investimento (ROI) é um primeiro passo para se conseguir iniciar os projetos e convencer a alta gestão da empresa.

O segundo passo para que seja possível iniciar um projeto de TI com sucesso é contar com uma parceria capaz de oferecer um portfólio de soluções financeiras que possa ajudar a empresa a fechar mais negócios e tenha condições atrativas de pagamento.

As soluções financeiras são um tipo de apoio comercial oferecido por empresas para ajudar revendas e seus clientes na hora de fechar negócios com condições facilitadas de pagamentos. Assim, ao fechar parceria com um distribuidor de tecnologia que ofereça esse tipo de serviço, a revenda conseguirá atender seus clientes e dar andamento a seus projetos de TI.

Com o apoio de uma solução financeira completa, a empresa passa a contar com prazos flexíveis para personalizar suas ofertas de acordo com as necessidades. Dessa forma, a organização consegue por em prática seus projetos sem comprometer o fluxo de caixa, aumentando a lucratividade.

Para ter sucesso em seus processos, a empresa precisa, então, buscar por um parceiro que ofereça soluções financeiras flexíveis e personalizáveis às demandas específicas de cada negócio. Elas devem englobar:

- Hardwares, software e serviços;
- Instalação e manutenção;
- Faturamento de projetos integrados com mais de um fornecedor;
- Oportunidades de financiamento total dos serviços;
- Parcelamentos flexíveis;
- Fluxo de pagamento específico de acordo com cada negócio.

Seja para diminuir custos iniciais ou para evitar atrasos, reduzir riscos de superprovisionamento ou até para simplificar o processo de aquisição, o modelo de financiamento de TI correto pode transformar as metas de negócios e tecnologia de sua revenda em realidade.

 


Conheça os principais modelos de soluções financeiras que podem auxiliar sua revenda e clientes para alcançar os melhores resultados:


Leasing

Esse modelo de viabilização para projetos de TI oferece diversas vantagens atrativas às empresas, como a redução do risco de obsolescência e a possibilidade de atualização tecnológica, seja por meio de upgrades ou pela troca de equipamentos, durante o período do contrato de forma mais simples.

Assim, as empresas não pagam integralmente o valor da equipe, pois a instituição contratante assume um valor residual, que só será pago pelo cliente caso ele efetue compra ao final do contrato leasing.

Essa condição permite que sua revenda preserve o fluxo de caixa de seu cliente e mantenha toda os processos atualizados. Seus principais benefícios são:
- Reduz o desembolso de caixa inicial;
- Financia soluções completas - hardware, software e serviços;
- Reduz riscos e custos de ativos em fim de vida.
- Inclusão de Serviço de Instalação prestado pelo parceiro
- Inclusão do faturamento de outro fornecedor no mesmo contrato de Leasing

Há duas modalidades de Leasing:


- Financeiro (Full Pay Out): em que os equipamentos se tornam posse do cliente ao final do parcelamento mediante pagamento simbólico.

- Operacional (Fair Market Value): no final do financiamento o cliente possui algumas opções:
- Ficar com o equipamento pelo valor de mercado;
- Devolvê-lo ao banco;
- Prorrogar o financiamento;
- Atualizar os equipamentos.

 

Contrato de Cessão de Crédito (CCC)

A principal vantagem dessa opção é sua taxa diferenciada, permitindo o parcelamento em 12 meses. Essa condição pode atender de forma eficiente as demandas de tecnologia tanto em compras de estoque por revendas quanto para seus clientes finais.

Dessa forma, é possível que as empresas mantenham seu fluxo de caixa, parcelando suas compras e podendo, assim, parcelar suas vendas.

Esse contrato pode possuir algumas restrições, então é importante consultar o valor mínimo.

 

Cédula de Crédito Bancário (CCB)

O CCB permite que a revenda ou seus clientes parcelem as aquisições de serviços novos ou renovações com prazos e parcelas dentro do orçamento. Ele possui o diferencial de parcelamento de até 100% em serviços.

Além de serviços, o CCB também é elegível para hardware e software e possui, ainda, aprovação de crédito sem documentação física. Consulte os valores mínimos, pois também pode apresentar restrições.

 


BNDES

Essa condição consiste em um crédito rotativo e pré-aprovado que possui ótimas condições e permite parcelamento de até 48 vezes. O BNDES representa, atualmente, um grande aliado para as empresas investirem em tecnologia.

Nessa opção, não é possível incluir softwares e serviços, sendo elegível apenas para hardware, desde que ao menos de 60% seja de origem nacional.

Além disso, é válido apenas para produtos nacionais cadastrados no BNDES e também possui um custo de operação, que acrescenta um valor de 2,5% nos custos dos produtos.


Há diversas condições no mercado que podem ajudar sua revenda e clientes no momento de investir em novas tecnologias e soluções. Essa tomada de decisões é feita entre a TI e o setor financeiro da empresa, de forma que seja feita a melhor escolha estratégica para os negócios. Para se atualizar e auxiliar seus clientes, busque por uma parceria capaz de oferecer as melhores soluções com as melhores formas de parcelamento e custos.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que são soluções de Open Source?

Entenda o que é Open Source e quais vantagens essa solução oferece para as empresas. 

Atendimento ao cliente: tendências para otimizar a experiência do usuário em 2024

Veja como as empresas líderes utilizarão tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) para otimizar o atendimento ao cliente em 2024. 

O que é Gêmeo Digital da Cadeia de Suprimentos (DSCT)?

Com os Gêmeos Digitais daCadeia de Suprimentos (DSCT) seus clientes podem alcançar melhores resultados de negócios. Saiba mais detalhes: