BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Seus clientes já passaram pelos 8 estágios da Transformação Digital?

Para acompanhar o ritmo do mercado, as empresas precisam estar prontas para transformar seus modelos de negócios e adotar novas estratégias.

 

Seus clientes já passaram pelos 8 estágios da Transformação Digital?

 

Todos os dias, milhares de empresas buscam se atualizar e modernizar seus recursos e ferramentas para atingir melhores resultados em seus negócios. Elas visam alcançar a Transformação Digital para despertar todo o seu potencial e serem capazes de aproveitar todas as vantagens que as evoluções tecnológicas podem proporcionar.

A Transformação Digital representa para as empresas um processo de adaptação ou modificação de seus modelos de negócio para que seja possível aproveitar ao máximo as novas tecnologias existentes. Dessa forma, elas se tornam capazes de explorar toda a capacidade de sua equipe.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, para adotar essa estratégia, é necessário muito mais do que investir em tecnologias de última geração. A Transformação Digital exige uma adaptação de todo o modelo de negócio, envolvendo vários pontos importantes.

Portanto, para que as organizações consigam implementá-la com sucesso, é fundamental mudar a forma como geram valor, realizando uma verdadeira revolução interna em função de novas tecnologias e modelos de negócios disruptivos.

Para que isso seja possível, é preciso que a empresa passe por alguns estágios de transformação. Confira quais são eles:


Os principais estágios da Transformação Digital


Para efetivar a incorporação da Transformação Digital no ambiente corporativo, é necessário passar por diferentes etapas para garantir que a empresa consiga aproveitar todos os benefícios esperados.


1. Adotar uma cultura de inovação constante

O primeiro estágio a ser ultrapassado por todas as empresas é tornar a inovação parte intrínseca de seu negócio. Portanto, para que todos compreendam a importância disso, é necessário estimular uma cultura de inovação entre todos os colaboradores.

Para isso, os gestores das equipes devem estimular seu time a trazer novas ideias para solucionar problemas, incentivar a criatividade coletiva e envolver todos nos processos de inovação.


2. Explorar o potencial da empresa

No segundo estágio, a organização deve estar preparada para expandir o potencial de seu negócio como um todo e não apenas focar na tecnologia. Desse modo, é preciso continuar trabalhando com o modelo tradicional utilizado, ao mesmo tempo em que novas ferramentas são adicionadas gradualmente.

Assim, é possível trazer mais velocidade e precisão, sem que a equipe sofra com mudanças bruscas. Conforme a tecnologia vai se tornando habitual, a transformação passa a se tornar um processo natural na empresa.


3. Planejar o processo

É no terceiro estágio que a empresa começa a pensar nas estratégias da Transformação Digital de fato. As organizações devem começar o planejamento do processo de mudança e a realização de testes isolados de novas tecnologias. Nesse momento, o objetivo é melhorar processos específicos.

A utilização de dados nesse estágio é fundamental para se planejar mudanças estratégicas. Assim, é possível rever riscos, implicações e as limitações da empresa para se agir.


4. Identificar as tecnologias certas

A experimentação de novas tecnologias disruptivas passa a fazer parte da rotina da empresa, não sendo mais apenas um teste. Portanto, o processo de incorporação passa a acontecer.

Para que as ferramentas certas sejam implementadas e possam facilitar o dia a dia da organização, é importante identificar aquelas tecnologias que sejam ideais para as necessidades a organização, sendo capazes de transformar profundamente os negócios.

 
Ebook Gratuito - 10 tecnologias que podem aumentar a produtividade da sua empresa - Baixar agora | Polycom

 


5. Incorporar as ferramentas em parte do negócio

Após determinar as tecnologias que farão parte da Transformação Digital da empresa, é necessário incorporá-las ao modelo de negócio utilizado. Nesse estágio, a mudança passa a ser estratégica.

Para realizá-la, a empresa precisa contar com uma equipe de TI preparada para ajudar na implementação e definição das ações. Além disso, é preciso decidir qual será o investimento dessas ações e quem serão os responsáveis pela gestão e execução.


6. Adotar uma infraestrutura convergente

Para consolidar suas estratégias e ações, as empresas precisarão de uma infraestrutura convergente, capaz de integrar as ferramentas utilizadas, otimizando a usabilidade dos recursos.

Dessa forma, torna-se mais fácil a aplicação de um negócio disruptivo, transformando todos os setores da organização.


7. Acompanhar as tendências

Ao acompanhar a Transformação Digital, a empresa se torna inovadora e adaptável. Isso é primordial para que consiga acompanhar as mudanças constantes do mercado e esteja preparada para os próximos desafios.

Nesse estágio, a mudança torna-se constante, a transformação passa a ser o modelo dos negócios. E, assim, a corporação não tem mais empecilhos de se reinventar conforme as novas necessidades, acompanhando as tendências.


8. Evoluir constantemente

No último estágio, a empresa já atingiu um nível de maturidade, sendo capaz de inovar e se adaptar regularmente. No entanto, é importante mensurar os resultados para que melhorias sejam antecipadas.

É importante entender que nesse novo cenário, as tecnologias evoluem a todo momento. Por isso, é preciso preparar a infraestrutura para suportar os planos futuros e garantir sempre os melhores resultados.

Inovar e adaptar são palavras-chave da Transformação Digital. Portanto, para ultrapassar todos os estágios listados, as empresas precisam estar preparadas para realizar grandes mudanças em seus modelos de negócios. Apenas assim, serão capazes de acompanhar o mercado cada dia mais competitivo.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!