BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Segurança em tempos de crise: como oferecer proteção crítica na nuvem?

O gerenciamento de todos os usuários da rede corporativa é essencial para evitar vulnerabilidades. Alguns mecanismos básicos podem reforçar a segurança da informação.

 

Segurança em tempos de crise: como oferecer proteção crítica na nuvem?

 

A segurança dos dados na nuvem sempre foi uma grande preocupação para as corporações. Com os ciberataques cada vez mais modernos e as empresas cada vez mais dependentes do ambiente virtual para armazenar suas informações, torna-se necessário investir em soluções de segurança reforçadas, que sejam capazes de proteger os dados críticos do negócio.

Segundo padrões internacionais que orientam a proteção dos dados, há três mecanismos básicos da segurança da informação:

- Confidencialidade: assegurar que o acesso aos dados corporativos será realizado apenas por usuários autorizados pelos administradores.

- Integridade: garantia de que quando a informação for manipulada, ela ainda manterá todas as suas características.

- Disponibilidade: é responsável por assegurar que os dados estejam sempre disponíveis para o acesso pelos usuários autorizados.

Muitas das informações que uma empresa coloca na Cloud são importantes e sigilosas, como dados financeiros e de clientes, portanto é necessário assegurar que a prestadora de serviço não tenha permissão para acessar nenhuma dessas informações, a não ser que seja preciso para a resolução de eventuais problemas.

Contar com um sistema de gestão é sem dúvida um grande avanço para as empresas que buscam proteção crítica na nuvem. Um software ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema de gestão empresarial que realiza o rastreamento constante da infraestrutura de serviços na nuvem em busca de vulnerabilidades de segurança. Ele permite a identificação ágil de falhas e malwares que possam impactar negativamente no fluxo de trabalho.

Ao escolher um ERP é fundamental checar a política de segurança da empresa que fornece o serviço para garantir que os dados ficarão realmente seguros e disponíveis.

O ERP em nuvem possui diversos recursos que, além de evitar falhas, oferece proteção contra ciberataques e a utilização indevida de informações sigilosas. É necessário buscar por um fornecedor experiente, com estrutura capacitada e bom atendimento. A segurança de dados é apenas uma das vantagens que esse software pode oferecer às corporações. Ele ainda permite centralizar as informações e gerir os fluxos de atividades, integrando os diferentes setores da empresa.

Outro destaque de um ERP em nuvem é o acesso ágil e confiável às informações gerenciais, inclusive em dispositivos móveis. De modo dinâmico, é possível acompanhar todas as operações realizadas pelos usuários.

Para garantir uma segurança efetiva da corporação na nuvem é necessário unir a precisão do gerenciamento por ERP com outros mecanismos de segurança, como o uso de antivírus, firewall e outras soluções necessárias de acordo com as demandas da empresa.

 

Baixar agora

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.