BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Segurança da Informação: quais são os pilares básicos para proteger empresas?

A necessidade de se implementar medidas de proteção tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Saiba quais abordagens devem ser tomadas por seus clientes em termos de segurança da informação.

O mundo digital tem deixado as empresas cada dia mais expostas ao cibercrime, tanto as ameaças externas, quanto as internas estão aumentando, exigindo que as equipes de TI se adaptem a esse novo cenário para serem capazes de atender a todos os requisitos necessários e, assim, tornar o ambiente corporativo seguro.

Neste artigo, você acompanhará o seguinte tópico:

  • Quais são os pilares básicos para proteger empresas

Continue acompanhando o conteúdo abaixo.

A Segurança da Informação passa a ser uma peça-chave para a estratégia corporativa. Ela é sustentada pelos princípios básicos: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, como já trouxemos anteriormente aqui no blog TD SYNNEX.

Cumprir esses requisitos básicos é fundamental para o bom andamento das rotinas da empresa e para se alcançar melhores resultados nos negócios. Portanto, para prevenir os possíveis ataques, a resposta começa pela revisão constante dos princípios da Segurança da Informação:

  • Confidencialidade: procedimentos e políticas que garantem as restrições do acesso a informações sensíveis aos negócios para estarem disponíveis somente para pessoas autorizadas.
  • Integridade: métodos que visam identificar se as informações não sofreram alterações durante o seu processamento ou envio.
  • Disponibilidade: revisão do acesso à informação para garantir que estejam acessíveis sempre que solicitado por pessoas autorizadas.
  • Autenticidade: é a garantia de que a informação veio da fonte anunciada, de modo que seja possível confirmar sua autoria e originalidade.

Todos esses métodos e procedimentos são importantes para garantir uma proteção eficientes dos ativos digitais de uma empresa. Mas, é importante deixar claro que a Segurança da Informação não está ligada somente a ataques cibernéticos, realizados por criminosos que infectam dispositivos na rede corporativa, mas sim a procedimentos e comportamentos adotados para evitar que as informações fiquem vulneráveis.

Já que estamos falando sobre cibersegurança, talvez seja interessante entender o que é cultura ciber-resiliência e como implementá-la nas empresas. Acesse o artigo para entender todos os detalhes. 

Portanto, além dos princípios básicos, alguns outros pontos são fundamentais para enfrentar as ciberameaças. A abordagem corporativa deve se basear em alguns pilares básicos para que seja possível mitigar os riscos e garantir a Segurança da Informação.

Confira quais são os pilares básicos para proteger empresas:

1. Infraestrutura robusta

A segurança reforçada do ambiente depende de uma infraestrutura robusta, por isso, a equipe de TI não deve ficar presa apenas em soluções de proteção, mas deve investir em aspectos como operações e práticas seguras, estratégias de proteção inovadoras e uma boa gestão de riscos.

2.  Arquitetura

A forma como o ambiente é projetado é essencial para garantir que não haja nenhum gargalo ou brecha que possa ser invadida por alguma ameaça. Portanto, é necessário planejar e estruturar cuidadosamente quais informações e recursos estarão no ambiente corporativo e quais medidas e rotinas de proteção irão monitorar a arquitetura.

Leia também: 10 desafios de Zero Trust a serem superados pelas empresas.

3. Design

Para ter uma infraestrutura totalmente segura é preciso levar em consideração o design geral da solução. O sistema precisa ser projetado como um todo, abrangendo cada um dos componentes que devem ser protegidos individualmente. Assim, cada elemento, servidores, rede, switches e componentes de comunicação, entre outros, terá sua segurança específica.

Fazer cursos

4. Operações

Seja para configurar algum serviço, registrar um usuário, ou qualquer outra operação, é necessário uma interação com o sistema. Por isso, é necessário garantir que todas as operações sejam realizadas com segurança. A TI deve desenvolver boas práticas de proteção, que estabeleçam a melhor forma de agir em todas as situações e que devem ser adotadas por todos os usuários com acesso ao sistema corporativo.

5. Gerenciamento de riscos 

Cada empresa exige medidas específicas de proteção, que podem variar de acordo com sua área de atuação, tamanho da empresa e nível de criticidade de seus dados. Além disso, cada setor da organização tem suas vulnerabilidades e está exposto a riscos específicos. Portanto, é preciso traçar um panorama geral de todos eles e criar rotinas para sua gestão que sejam capazes de atender todos os ambientes.

Para saber mais sobre o assunto, leia o artigo: 4 fatores-chave de um plano de gerenciamento de riscos. 

6. Computação na Nuvem

A Cloud é uma grande aliada para garantir a proteção de todas as operações devido a sua arquitetura e design de soluções. Ela conta com diversos recursos de segurança e suas configurações ficam por conta do provedor, portanto a exposição a riscos é menor.

A necessidade de se implementar medidas de segurança está crescendo de forma expressiva, uma vez que as informações têm se tornado cada vez mais valiosas para os resultados dos negócios e um verdadeiro diferencial competitivo. Portanto, é essencial adotar medidas de seguranças.

Há diversas soluções de proteção eficientes no mercado, que podem ser adotadas e aliadas aos princípios e pilares básicos da Segurança da Informação. Elas devem trabalhar em conjunto para que todos os processos da empresa sejam realizados de forma segura e sigam as normas e políticas de segurança.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!