BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Security Analytics: o que é e quais os benefícios?

Conheça a ferramenta que permite que as empresas utilizem análises precisas de seus dados para tratar ameaças e riscos à segurança de seus negócios.

 

Atualmente, a informação é um dos principais ativos de negócio das empresas. A perda ou vazamento de documentos, sejam digitais, recursos de projetos ou dados pessoais de clientes, pode representar grandes prejuízos financeiros, podendo até ser irreparáveis.

Além disso, os riscos gerados por ataques e os inúmeros incidentes envolvendo a segurança da informação têm crescido aceleradamente. Devido a isso, os gestores de TI precisam aumentar a atenção sobre esse tema, transformando-o em parte importante da estratégia corporativa.

Para que seja possível proteger os dados corporativos, as empresas precisam apostar em novas soluções de segurança. As ferramentas convencionais não são mais suficientes para proteger seus sistemas.

Enfrentar esse desafio não é uma tarefa fácil. Por isso, as empresas precisam acrescentar mais uma camada aos seus sistemas de detecção de ameaça. Um grande aliado nessa missão é o Security Analytics, capaz de oferecer inteligência para combater os mais complexos ataques a partir da análise das informações.

Você já conhece essa ferramenta? Confira a seguir o significado de Security Analytics e descubra como ela pode ser o diferencial estratégico que seus clientes estão buscando em segurança da informação. Acompanhe!

O que é Security Analytics?

Security Analytics é uma solução de segurança que acelera o tempo de detecção e combate aos ciberataques por meio de análises de informações da rede corporativa.

Essa ferramenta alia o poder do Analytics para explorar grandes volumes de dados e extrair informações importantes, capazes de reforçar as estratégias de proteção da organização.

Dessa forma, a empresa passa a ter uma visão mais estratégica, similar ao Big Data, mas com um escopo delimitado dentro da segurança de dados. Isso significa que a corporação contará com um sistema integrador pensado para coletar conteúdos e passá-los por ferramentas de monitoramento, que utilizam análises automatizadas de padrões para detectar comportamentos estranhos.

Por meio da inteligência do Security Analytics, o sistema de monitoramento consegue aprender os hábitos dos usuários e os eventos rotineiros nos sistemas corporativos. Dessa forma, consegue identificar rapidamente ações maliciosas, detectando possíveis ameaças e vulnerabilidades.

 

New call-to-action

Quais os benefícios do Security Analytics?

Ao utilizar essa ferramenta de proteção, a empresa passa a ter uma visão mais ampla sobre o uso de seus sistemas, conseguindo reagir o mais rápido possível para evitar o comprometimento de seus dados.

O Security Analytics é capaz de oferecer às empresas um maior controle sobre os seus dados e a forma com que eles são utilizados. Desse modo, ele pode proporcionar diversos benefícios para os negócios. Confira alguns exemplos a seguir:

Automação do monitoramento

Há cada vez mais portas de entrada para ameaças nas redes corporativas, o que torna o trabalho da TI muito mais complexo.

Por meio do Security Analytics é possível automatizar a coleta e análise dos dados para evitar ameaças. Desse modo o monitoramento do ambiente é feito em tempo real, e a TI passa a contar com alertas e relatórios constantes sobre a situação do sistema.

Otimização dos investimentos

Muitas vezes, as empresas não sabem quais inovações escolher dentre tantas opções que surgem no mercado a cada dia. Isso pode acabar prejudicando o sistema corporativo, que poderia ser aprimorado com as soluções corretas.

Graças ao Security Analytics, a organização consegue obter insights importantes sobre o seu ambiente e equipamentos. Assim, é possível identificar quais ferramentas poderiam melhorar ainda mais a proteção de dados.

Em outras palavras, a organização passa a ter em mãos informações cruciais para escolher as melhores soluções para seus negócios, podendo fazer melhores investimentos, com um retorno muito maior.

Ações contra ciberataques mais ágeis e simplificadas

Por meio do monitoramento automatizado e constante fornecido pelo Security Analytics, a TI passa a estar mais preparada para lidar com as possíveis ameaças que rondam a rede corporativa.

Essa ferramenta é capaz de identificar rapidamente as tentativas de ataque ao sistema, além de cruzar informações para fornecer alertas precisos, sobre a origem, causas e medidas a serem tomadas para eliminar o perigo.

Gestão mais estratégica da TI

Ao utilizar essa ferramenta de segurança, a TI consegue aprimorar seu papel dentro da organização, tornando-se mais estratégica para os negócios.

Isso porque o Security Analytics fornece as informações necessárias para se obter um maior controle sobre o ambiente virtual da organização, a qual pode agir de forma mais estratégica, visando a melhoria de seus resultados.

Como você pôde perceber, há diversas vantagens em se utilizar as camadas a mais de proteção do Security Analytics. Essa ferramenta permite que as empresas incorporem aos seus sistemas de segurança a capacidade de lidar com o comportamento dos usuários, infraestruturas e dispositivos. Dessa forma, elas passam a estar mais preparadas para lidar com as ameaças e riscos de forma mais ágil e otimizada. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!