BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Saiba quais são as principais dúvidas do mercado sobre Cloud

Conheça os principais questionamentos das empresas sobre Nuvem e descubra como oferecer a orientação necessária para beneficiar as vendas de sua revenda.

 

Saiba quais são as principais dúvidas do mercado sobre Cloud

 

 

Cloud Computing é um fenômeno único que transformou e modernizou a forma como as empresas trabalham e fazem negócios. No entanto, ainda que tenha se tornado tendência mundial, não é totalmente compreendida pelas corporações. Ao contrário do que muitos ainda acreditam, é direcionada para corporações de todos os setores e não apenas para as de tecnologia.

Aos poucos, os benefícios que seus serviços proporcionam, permitiram que a Nuvem fosse difundida entre as organizações de outros setores. Os motivos para essa abrangência estão relacionados às suas vantagens econômicas, maior velocidade, agilidade, flexibilidade e inovação que contribuem para o gerenciamento das atividades das empresas.

Já é compreendido por grande parte das corporações que a Cloud é capaz de gerar praticidade nos trabalhos de seus colaboradores e uma série de melhorias em procedimentos, que ajudam o ambiente de trabalho a se tornar mais produtivo.

Entretanto, mesmo com sua popularização e ampla utilização, muitas organizações ainda sofrem com diversas dúvidas que as impedem de aproveitar amplamente todos os benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

Isso exige muita atenção das revendas de TI na hora de oferecer serviços na Nuvem para seus clientes.

O mercado de Cloud Computing é certamente uma grande oportunidade de negócio para as revendas de TI, mas aquelas que não estiverem preparadas para dar o suporte necessário e esclarecer as dúvidas que seus clientes possam ter sobre o assunto, podem acabar perdendo ótimas oportunidades de negócios.

Portanto, é fundamental que a equipe de sua revenda esteja pronta para responder, desde perguntas fáceis, como “O que é Cloud Computing” até as mais difíceis.

Pensando nisso, para auxiliar sua revenda nessa missão, separamos as principais dúvidas relacionadas à Cloud que as empresas costumam ter e as melhores respostas que sua equipe deve dar quando questionada.

Confira a seguir:

 

Free Trial SEP Cloud - Alta proteção de endpoints com uma solução intuitiva. Ofereça já para seus clientes.

 


1. Qual é o melhor tipo de serviço em Nuvem?

Muitas empresas ainda não sabem a diferença entre os modelos de Cloud Computing e qual deles será capaz de atender às suas necessidades. Portanto, sua revenda deve explicar como é cada modelo de implementação, que são:

- Nuvem pública: em que há o uso comum do servidor entre diferentes empresas e usuários. É importante esclarecer que, mesmo o ambiente sendo público, os acessos são restritos para cada tipo de usuário.

Além disso, a sua revenda deve explicar que nesse modelo, quem é responsável pela hospedagem, manutenção e suporte é o provedor do serviço.

- Nuvem privada: essa opção exige que a empresa adapte sua infraestrutura para suportar e ser compatível com a tecnologia.

No modelo privado, seus clientes devem saber que apenas usuários autorizados da empresa possuem acesso ao ambiente, o que gera maior estabilidade e segurança para a empresa.

- Nuvem híbrida: uma mistura das duas opções, a nuvem híbrida integra tanto a infraestrutura privada quanto a pública.

Explique para os clientes que esse modelo permite manter sistemas e informações nos dois ambientes. Por isso, a empresa poderá escolher qual é o mais adequado para cada tipo de dado e aplicação.

Ao oferecer maiores informações sobre os três modelos, busque esclarecer ainda que geralmente os pacotes de serviços em Nuvem são oferecidos de acordo com o fluxo de trabalho e tipos de atividades da empresa.


2. Como realizar a migração?

Cada plano de migração vai depender do segmento da organização, mas explique que o planejamento da migração deve partir dos seguintes princípios:

- Identificação dos dados e necessidades da empresa: antes de realizar a migração, primeiramente a empresa deve entender suas necessidades e identificar quais atividades devem ser priorizadas pelo serviço na Nuvem. É nesse primeiro momento que seus clientes devem pontuar qual é o modelo ideal e como as informações devem ser direcionadas.

- Criação de uma estratégia de migração: após seus clientes entenderem seus principais objetivos e deficiências, ofereça auxílio para a criação de um planejamento, estabelecendo os melhores processos de realocação de dados e prazos.

 

3. A Nuvem é realmente segura?

O ambiente virtual ainda gera grande insegurança para as empresas, principalmente com o número de ameaças virtuais crescendo. Portanto, é fundamental que sua equipe tenha bons argumentos para explicar como a Cloud Computing pode reforçar a segurança dos ativos da empresa, como:

- É possível criar procedimentos de segurança, como criação de senhas fortes e bloquear acesso a sites não confiáveis;
- O acesso aos dados são permitidos apenas a pessoas autorizadas, sendo possível limitar alguns serviços na Nuvem;
- É usado a criptografia de todos os dados;
- São realizados backups automatizados e cópias direcionadas para servidores auxiliares, que reforçam a segurança dos dados.

Esses pontos irão tranquilizar as empresas na tomada de decisão, ajudando sua revenda a fechar negócio. Explique ainda que é possível oferecer a implementação de outros processos de segurança conforme as necessidades do cliente.


4. A Cloud é dependente da internet?

O acesso aos serviços em Nuvem é viabilizado por meio da internet. Portanto, seu uso deve ser feito a partir de redes Wi-Fi, cabo de conexão ou mesmo redes de dados. Portanto, aconselhe seus clientes a adquirirem um bom plano de internet para que seus trabalhos não sejam interrompidos por lentidão ou falha de conexão.


5. É possível migrar tudo para a Nuvem?

Explique que é fundamental estudar quais os aplicativos e serviços da empresa poderão ser acessados de forma virtual e quais são as prioridades. Indique que a migração aconteça aos poucos e é importante analisar os resultados.


6. As operações na Cloud são escaláveis?

Pontue para seus clientes que sua revenda pode oferecer a estrutura ideal, com espaço, recursos e ferramentas certas, tudo conforme as necessidades da empresa no momento. Assim, caso a situação mude posteriormente, é possível que sejam expandidas ou retraídas.

Lembre-se de ressaltar que a empresa pode contar com a facilidade de pagar apenas pelos recursos e espaços que utilizar, tornando o serviço mais acessível e em conta.


7. A implementação é muito cara?

É importante que seus clientes saibam que cada serviço pode variar de acordo com as necessidades e exigências da empresa e o plano escolhido. No entanto, busque ressaltar que, geralmente, os pacotes são mais vantajosos financeiramente do que manter servidores fixos.


Essas e outras dúvidas rondam as empresas e, muitas vezes, fazem com que elas adiem a decisão de implementar os serviços em Nuvem. Portanto, é fundamental que sua revenda auxilie-as na missão de compreender o conceito de Cloud e as principais questões que envolvem sua adoção. Aquelas revendas que são capazes de dar esse suporte poderão se destacar no mercado e ainda fidelizar clientes, oferecendo outros serviços que poderão trazer mais benefícios para as empresas.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.