BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Saiba como tornar as informações mais úteis na análise de dados

  • Categoria:

    Big Data

    | Tempo para ler: 4 min

A qualidade dos dados é essencial para que as empresas possam usá-los a seu favor nos negócios e estar sempre à frente no mercado.

 

Saiba como tornar as informações mais úteis na análise de dados

 

As análises de big data fazem parte, cada dia mais, das estratégias de negócios em corporações. Com elas, é possível melhorar vendas, interpretar sinais de compra dos clientes, reagir rapidamente às constantes transformações no mercado, entre outras. Por isso, é essencial possuir suporte para os métodos e tecnologias que realizam essa tarefa.

Além de contar com profissionais preparados e soluções tecnológicas que realizem as avaliações de todas as informações geradas e consumidas pela empresa, é necessário transformá-las em insights úteis para os negócios.

Realizar a coleta de dados para análise não é uma tarefa fácil, pois a demanda é muito alta e os acessos dos usuários são simultâneos e constantes, o que gera uma grande massa de informações a todo momento. Por isso, várias empresas captam esse volume extenso e não sabem como utilizá-los.

Uma vez coletados, é necessário que os dados sejam tratados com uma solução tecnológica especializada. No entanto, para que sejam aproveitados da melhor forma pelas empresas, alguns recursos podem ajudar nesse processo, deixando-os mais consumíveis. Confira quais são eles:

Democratização de dados para capacitar usuários

A TI está sobrecarregada para dar suporte ao novo paradigma de dados - em que há mais informações do que os usuários podem processar. Por isso, uma estratégia é dar acesso a eles para mais pessoas. Assim, colaboradores de uma empresa podem explorá-los sem depender da TI, torná-los mais acessíveis e eliminar a necessidade de treinamentos intensos para realizar análises. Permitindo que a organização obtenha um ROI (retorno de investimento) maior em projetos.

Filtragem de dados configurar permissões

Como a quantidade de dados é muito grande, filtrá-los de acordo com a função de cada funcionário facilita para que cada um selecione apenas as informações que realmente serão úteis para seu setor.

Implementação de fluxos de trabalho

Integrar as análises de dados aos processos de negócios possibilita que as tomadas de decisões sejam mais rápidas, além dos processos serem padronizados. Dessa forma, é possível evitar erros e aumentar a produtividade.

 

Incorporação de tecnologias sociais

Muitas empresas ainda não reconhecem o valor das tecnologias sociais, mas elas possuem função importante para tornar dados mais valiosos. Quando o usuário pode contar com a capacidade de interagir com pessoas e até equipamentos, o envio de informações é feito de forma mais rápida e automática para a pessoa correta.

Recursos de busca e bate-papo também são funções úteis, pois os funcionários podem encontrar rapidamente o que precisam, evitando que as informações fiquem perdidas em caixas de entrada e discos rígidos.

Acesso móvel às informações

A maioria do uso de dados na internet é feito por dispositivos móveis, portanto, é importante que os funcionários possam manipular informações e criar relatórios por meio de seus smartphones.

Visão ampla do negócio em tempo real

Para acompanhar as demandas dos clientes garantindo segurança e conformidade por meio de autorizações regulatórias, é necessário ter visibilidade total, em tempo real, de todos os processos do negócio. Assim, é possível encontrar problemas, isolá-los para identificar suas causas e descobrir a melhor solução.

As empresas que insistem em não investir em processos que podem melhorar a qualidade de seus dados poderá enfrentar grandes dificuldades ao longo do tempo para acompanhar as demais concorrentes e até de se manter no mercado. Atualmente, a demanda de informação é muito dinâmica e é preciso ser capaz de acompanhá-la.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados