BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

SaaS, PaaS, IaaS: quais as diferenças e o ideal para seus clientes?

Entenda como diferentes serviços de Computação em Nuvem são utilizados e ofereça a solução certa para cada um de seus clientes.

Sabemos que a Nuvem se refere a como e onde os dados são armazenados - e talvez mais importante, onde não estão. A Nuvem permite que software e serviços sejam executados na Internet, em vez de apenas localmente em um dispositivo, porque os dados são armazenados remotamente em uma variedade de servidores diferentes.

Esses softwares e serviços podem ser acessados ​​em qualquer navegador da Internet ou através de aplicativos online que podem ser acessados ​​em diferentes dispositivos.

Como você já deve saber, a Nuvem é um grande negócio. Você também pode estar se perguntando, como esses serviços baseados em Nuvem são criados? Você aprenderá como diferentes serviços de Computação em Nuvem são usados ​​para criar as tecnologias que você usa todos os dias.

IaaS vs. PaaS vs. SaaS: Qual é a diferença?

IaaS, PaaS e SaaS representam as três principais categorias de Computação em Nuvem (Cloud Computing). Trata-se da prática de usar uma rede de diferentes servidores que hospedam, armazenam, gerenciam e processam dados online. Aqui está um resumo das diferentes maneiras pelas quais as empresas estão monetizando a Computação em Nuvem para oferecer aos clientes diferentes tipos de serviços online:

IaaS

IaaS significa infraestrutura como serviço, em tradução livre do inglês. Refere-se aos recursos de infraestrutura baseados em Nuvem que são entregues às organizações por meio da tecnologia de virtualização que ajuda as organizações a criar e gerenciar seus servidores, rede, sistemas operacionais e armazenamento de dados.

Os clientes de IaaS podem controlar sua própria infraestrutura de dados sem precisar gerenciá-la fisicamente no local. Em vez disso, eles podem acessar e armazenar dados nos servidores por meio de um painel ou API (interface de programação de aplicativos).

O que o IaaS faz?

O IaaS ajuda as empresas a construir e gerenciar seus dados à medida que crescem, pagando pelo espaço de armazenamento e servidor necessário para construir hardware ou software, sem ter que realmente hospedar e gerenciar os próprios servidores no local. Os produtos IaaS compõem as bases da construção de novas tecnologias entregues na Nuvem.

Conheça o K•NOW!

Prós e contras de IaaS

A infraestrutura em Nuvem IaaS oferece às empresas e administradores o maior nível de controle e poder sobre software e hardware, mas eles também serão responsáveis ​​por garantir que estejam tecnologicamente seguros e funcionando corretamente para evitar interrupções em partes críticas das operações da sua empresa.

PaaS

PaaS significa "plataforma como serviço". Refere-se a serviços de plataforma baseados em Nuvem que fornecem aos desenvolvedores uma estrutura que eles podem usar para criar aplicativos personalizados.

Dessa maneira, o PaaS não fornece software pela Internet, mas fornece uma plataforma online acessível a diferentes desenvolvedores para criar software entregue pela Internet.

O que o PaaS faz?

Os produtos PaaS permitem que os desenvolvedores construam aplicativos personalizados on-line sem precisar lidar com o serviço, armazenamento e gerenciamento de dados.

Prós e contras de PaaS

A maior vantagem do modelo PaaS é a quantidade de controle que ele fornece aos administradores de TI sobre o software e os aplicativos da plataforma que estão sendo construídos. A desvantagem do modelo PaaS é que você só pode controlar o que é construído na plataforma - se houver uma falha ou problema no hardware ou sistema operacional em que a plataforma é construída, ele removerá o software com eles.

SaaS

"SaaS" significa "software como serviço". Refere-se ao software baseado em Nuvem que é hospedado on-line por uma empresa e está disponível para compra com base em assinatura e é entregue via Internet.

O que o SaaS faz?

Os produtos SaaS estão entre os serviços de Computação em Nuvem mais usados ​​pelas empresas para construir e expandir seus negócios. O SaaS é fácil de usar e gerenciar, e é altamente escalável, pois não precisa ser baixado e instalado em dispositivos individuais para implementá-lo em uma equipe ou empresa inteira. Isso é particularmente útil para equipes globais distribuídas de pessoas que não trabalham em estreita proximidade física.

Prós e Contras de SaaS

A maior vantagem do uso de produtos SaaS é a facilidade de instalação e o uso deles: como os produtos SaaS são baseados na Nuvem, tudo o que você precisa fazer é fazer logon online para começar a acessar os aplicativos online e começar a usá-los, sem a necessidade local. hospedando o software em servidores nas instalações do seu escritório ou empresa.

No entanto, essa facilidade de uso se presta à desvantagem do uso de produtos SaaS: Quando você usa um produto SaaS, não tem controle sobre a infraestrutura baseada em nuvem em que é executado.

Se comparar o SaaS e o PaaS, nos dois produtos existe o risco de problemas externos de dados de gerenciamento comprometerem a funcionalidade ou a segurança das ferramentas que você está usando. O SaaS é o melhor para empresas que buscam uma facilidade de uso pronta para uso, e o PaaS é o melhor para empresas que procuram criar uma solução em uma rede existente.


80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios. 

Por que seu cliente deve investir em backups inteligentes?

As empresas estão lidando com dados e ameaças cibernéticas que visam roubá-los. Por isso, protegê-los é essencial! Entenda a importância de um backup inteligente.