BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual o papel  do gestor de TI para a proteção de dados na nuvem?

Considerado um “chefe” de segurança, esse profissional deve conhecer todos os procedimentos da empresa para impedir que ciberataques prejudiquem os negócios.

 

Qual o papel  do gestor de TI para a proteção de dados na nuvem?

 

O Security Officer é o profissional em Segurança da Informação que atua no desenvolvimento de soluções de segurança baseadas em TI para os processos de negócios da organização. Ele deve medir, analisar e orientar as melhores medidas a serem realizadas em relação a ameaças e impactos na segurança dos dados da empresa.

O gestor é responsável por encontrar a melhor solução para cada situação e quais etapas devem ser impostas na esfera das estratégias de análise dos riscos. Afinal, ele estará envolvido com os diversos setores da organização, dará opiniões sobre todas as atividades desenvolvidas e a forma de como garantir a segurança das informações.

Para os profissionais de TI que visam seguir esta profissão, é necessário ter em mente que devem sempre agir proativamente para ajudar na diminuição de pontos vulneráveis no sistema que possam futuramente se tornar ameaças.

Um Security Officer deve garantir não apenas que os requisitos de segurança existam, mas que todos os colaboradores da empresa tenham conhecimento e que sejam cumpridos o tempo todo.

 

As principais responsabilidade do Security Officer

O objetivo principal desta profissão é definir a abordagem estratégica que será adotada e que esteja alinhada às normas e políticas da corporação, definir a forma de atuação da equipe de segurança e os controles para as novas iniciativas do negócio, além de acompanhar a eficácia de todo o processo.

Não há uma solução padrão para ser aplicada em todas as empresas e sim, planos personalizados conforme a necessidade de cada organização. Por isso, não é uma tarefa fácil elaborar e executar uma estratégia de segurança. É necessário que o gestor tenha conhecimento total dos negócios da corporação e consiga propor novas propostas à diretoria para evitar a descontinuidade do negócio antes que qualquer tipo de incidente ocorra na segurança.

Muitas vezes, o gestor utiliza procedimentos e normas de segurança realizados em grandes corporações. Porém, está não é a melhor opção, cada local possui seu próprio negócio, seus ativos da informação e os objetivos específicos. Portanto, os procedimentos devem ser exclusivos de acordo com o segmento da empresa.

O sucesso do processo de segurança da informação depende do nível do comprometimento dos usuários. As pessoas precisam entender da necessidade de proteger os dados corporativos, por isso, o gestor deve investir em treinamentos e palestras para conscientizar os colaboradores, assim eles estarão também comprometidos em utilizar seus acessos corretamente.

Resumidamente, o papel do Security Officer é ser responsável por todos os procedimentos relacionados à segurança dos dados corporativos. Ele deve conhecer cada parte da empresa e todos os passos dos colaboradores. Assim, conseguirá tomar os cuidados necessários para garantir que nenhuma ameaça atrapalhe os negócios corporativos.

 

Baixar agora

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.