BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual o papel da TI preditiva no futuro das empresas?

Por meio de análises de dados precisas, as empresas são capazes de prever tendências para tomar decisões mais efetivas e melhorar os resultados dos negócios.  

 

 

As empresas estão apostando cada vez mais nas análises de dados para conseguirem se destacar no mercado. Graças a popularização da adoção de tecnologias como Big Data e Business Intelligence, as organizações estão utilizando ferramentas mais eficazes de análises de dados.

Por meio delas, é possível realizar coletas de dados mais otimizadas, o que permite que as empresas tomem decisões mais assertivas e gerem melhores resultados para os negócios.

Dessa forma, os dados assumiram um papel crucial nas operações das empresas. Devido a isso, recursos voltados para a coleta, segmentação e análises de dados tornaram-se comuns nas rotinas dos negócios, permitindo que as organizações realizem previsões de tendências e melhorias de acordo com o panorama do mercado.

Nesse contexto, as análises preditivas em TI estão ganhando destaque ao proporcionar uma visão mais estratégica do mercado. A partir dela, os gestores de TI passam a ter a capacidade de prever tendências do futuro com base em análises feitas no presente.

Graças a importância da análise preditiva para a TI, preparamos este conteúdo para falar sobre a sua importância para os negócios e como as empresas podem se beneficiar ao tornar sua TI preditiva. Confira a seguir!

O que é TI preditiva?

A TI preditiva é quando a equipe de TI de uma empresa é voltada para a realização de análises capazes de prever cenários futuros por meio de dados do passado e do presente.

A prática de análise preditiva é capaz de gerar insights importantes para os negócios, contribuindo para otimizar tomadas de decisões em vendas, marketing, finanças, entre outros setores.

Tudo isso é possível por meio da ajuda do Big Data Analytics, Machine Learning, técnicas de mineração de dados e Inteligência Artificial. A tecnologia preditiva analisa o grande volume de informações e por meio dessas técnicas conta com alta capacidade de processamento.

É a partir dos resultados desse processo que a TI consegue fazer estimativas precisas sobre diversos tipos de dados que auxiliarão as tomadas de decisões e determinarão os próximos passos para melhorar a performance da empresa como um todo.

Qual o papel da TI preditiva?

No mercado atual, em que as empresas precisam se adaptar constantemente a novas tecnologias para se destacar da concorrência, a análise preditiva tornou-se um grande diferencial. Ela pode proporcionar grandes vantagens estratégicas para as empresas que buscam atuar com maior competitividade nos negócios.

Veja a seguir o que ela pode fazer para o futuro das empresas:

1. Detecção de fraudes

O sistema preditivo é capaz de detectar padrões de acesso e comportamentos estranhos dos usuários, disparando alertas e bloqueando o acesso. Ele também pode ser usado para identificar fraudes e vulnerabilidades à segurança da empresa.

Além disso, é possível avaliar as movimentações e transações de acordo com o nível de risco a partir das experiências passadas, reduzindo, assim, os casos potenciais de novas fraudes.

2. Análises de risco

As análises dos dados podem ajudar as empresas a identificar quais são os principais riscos em seus processos. Dessa forma, é possível analisar os riscos mais recorrentes e antecipar ações de prevenção.

3. Automatização

Lidar com o grande fluxo de dados gerados atualmente não é uma tarefa fácil. Portanto, a automatização das análises preditivas pode ser uma ótima solução.

As ferramentas de análises preditivas operam praticamente de forma autônoma por meio de algoritmos e comandos específicos. Assim, o processo de análises de dados se torna muito mais ágil, seguro e preciso.

4. Desempenho operacional

A tecnologia preditiva impacta diretamente na otimização da eficiência operacional das empresas. Os resultados das análises permitem que a TI identifique possíveis inconsistências nos sistemas e infraestruturas da organização.

Dessa forma, a TI pode tomar medidas para prevenir erros e melhorar os processos para torná-los mais ágeis.

5. Otimizar campanhas e vendas

As análises preditivas ainda podem ser usadas para identificar comportamentos variados entre os consumidores e público-alvo das empresas.

Por meio das análises, a organização obtém informações valiosas sobre o perfil de seus clientes e quais as melhores estratégias para otimizar suas campanhas de marketing e personalizar suas vendas.

Como você pôde ver, a análise preditiva é uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada pelas empresas para extrair informações precisas e relevantes para os negócios. Portanto, é essencial investir na criação de uma TI preditiva para que o futuro de sua empresa seja marcado pela frequente antecipação de tendências, riscos e necessidades para gerar maior eficiência e competitividade diante dos concorrentes no mercado.  

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Profissões do futuro: cargos que estarão em destaque até 2027

A expectativa é que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. Saiba quais profissões em TI se destacarão! 

3 profissões de TI com potencial de crescimento em 2024

Listamos três profissões para quem deseja se destacar em 2024. Veja quais são elas: 

O que é CISO, quais as funções e como se tornar um?

Quer revender soluções de segurança para um CISOou contratar o profissional certo para esse cargo? Confira o artigo de hoje.