BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual é a importância do gerenciamento de ambientes de nuvem?

Entenda como esse processo é fundamental para o bom funcionamento dos recursos de Cloud e descubra como os serviços gerenciados podem ajudar as empresas.

 

A computação em Nuvem já faz parte da rotina da maioria das empresas devido a sua série de benefícios e praticidades. No entanto, a adoção dessa tecnologia apresenta um desafio que preocupa os gestores e diretores: o seu gerenciamento.

Para utilizar todos os recursos da Nuvem e garantir a disponibilidade e o desempenho de todos os servidores, aplicativos e outras infraestruturas aos usuários, é necessário que o ambiente seja gerenciado constantemente. 

Além disso, uma efetiva gestão é capaz de prever problemas futuros de vulnerabilidades, além de avaliar os níveis de recursos, tempo de resposta do servidor, disponibilidade, entre outros pontos essenciais para o funcionamento do ambiente. 

O problema é que, muitas vezes, as organizações contratam um serviço em nuvem sem entender a importância do processo de gerenciamento e acabam o negligenciando por não possuírem uma equipe interna especializada ou por contar apenas com um time de TI interno reduzido, dificultando a gestão dos serviços em Nuvem. 

Por isso, buscar o apoio de um parceiro de negócios pode ser a melhor opção para usufruir de todos os recursos da Cloud Computing e, ao mesmo tempo, garantir o gerenciamento deste ambiente.

Para entender o quão importante é o gerenciamento de ambientes de Nuvem, continue a leitura deste artigo e entenda como a parceria com um provedor de serviços gerenciados pode ser a solução. Boa leitura!

Qual a importância do gerenciamento de Cloud Computing?

O gerenciamento de ambientes de Nuvem é um conjunto de tarefas centralizadas que envolvem a análise, controle e gestão de dados. Por meio dele é possível garantir a disponibilidade dos recursos de computação em Nuvem e regular seu uso por meio do próprio sistema.

Quando uma empresa não realiza a gestão de seu ambiente em nuvem, ele fica à mercê de inúmeros problemas, como interrupções inesperadas que impedem o acesso dos usuários, sistemas desatualizados com brechas de segurança, entre outros.

Por isso o monitoramento da Cloud é uma parte importante do uso de implantações na Nuvem. É este processo que permite que os usuários tenham total visibilidade e segurança em suas operações. 

Essa prática envolve uma série de tarefas, tais como:

  • Administração de sistemas: por meio de uma plataforma unificada é possível agendar manutenções, atualizar sistemas e controlar o uso de softwares para garantir a realização das demandas internas e o acesso aos dados pelos usuários;
  • Monitoramento e segurança: o gerenciamento de ambientes de Nuvem permite que o responsável monitore todos os acessos ao sistema para assegurar que apenas usuários autorizados utilizem a infraestrutura;
  • Controle do banco de dados e redes: a gestão da Nuvem ainda garante a definição de regras de acesso para controlar o banco de dados e reforçar a segurança dos dados. Além disso, é possível criar e restringir ambientes de rede, tornando o sistema mais eficiente;
  • Suporte: por meio de uma rotina de gerenciamento o suporte passa a ser realizado de forma mais ágil e as manutenções podem ser automatizadas.  

Muitas empresas tentam realizar a gestão de todas as suas informações e recursos armazenados em nuvem por meio de uma equipe de TI própria. No entanto, muitas vezes, esses profissionais possuem muitas demandas internas, impedindo que o gerenciamento do ambiente em Cloud seja bem-sucedido.

Devido a isso, torna-se cada vez mais importante, buscar apoio de um parceiro capaz de realizar a gestão de forma ágil e eficiente para que o empreendimento tenha bom proveito dessa tecnologia.

Como os serviços gerenciados podem ajudar?

É possível que as empresas usufruam todos os benefícios da Nuvem sem precisar se preocupar em realizar seu gerenciamento. Para isso, basta que elas contratem um provedor de serviços gerenciados, o qual será responsável por toda a gestão do ambiente em Nuvem. 

Os serviços gerenciados proporcionam inúmeros benefícios para as corporações. Eles possibilitam que a força de trabalho da TI interna seja direcionada para tarefas relacionadas ao core business do empreendimento. Assim, é possível contar com um ambiente em Nuvem seguro e altamente disponível para que todos os serviços sejam de qualidade.

 A grande vantagem para as empresas é não precisar manter uma equipe interna especializada e, ao mesmo tempo, não deixar seu ambiente em Nuvem desprotegido e sem monitoramento.  Enquanto isso, para as revendas de TI, o serviço gerenciado pode proporcionar um aumento significativo de receita, além de agregar maior valor aos negócios. 

Desse modo, ao incluir os serviços gerenciados em seu portfólio, é possível garantir o melhor desempenho dos ambientes em Nuvem dos clientes e trazer mais negócios para sua revenda.

Por meio da parceria certa, sua revenda pode oferecer um monitoramento proativo de toda a infraestrutura, com um panorama completo do ambiente do cliente, apoiando o Gestor de TI de forma consultiva. Assim, será possível garantir:

  • Centralização dos recursos e provedores em um único painel;
  • Monitoramento em tempo real com alertas para qualquer recursos monitorado;
  • Visão geral para melhorias do ambiente e diminuição de custos;
  • Antecipação dos problemas que possam ocorrer no ambiente, com alertas em tempo real;
  • Suporte técnico ativo para recursos monitorados;
  • Entrega de relatórios automatizados.

Além disso, a revenda que trabalha com serviços gerenciados pode apoiar seus clientes na otimização de seus ambientes de Nuvem, garantindo melhor governança da infraestrutura.

Portanto, se você tem interesse em incluir uma oferta de serviço gerenciado em seu portfólio de Cloud é fundamental buscar um fornecedor de confiança no mercado. Dessa forma, sua revenda de TI conseguirá gerar valor para seus clientes e auxiliá-los no processo de modernização de seus negócios. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Como maximizar os benefícios da nuvem?

As empresas devem criar um plano estratégico para maximizar os benefícios da nuvem em seus negócios. 

Cloud Computing: 5 dicas para um controle eficiente de gastos

Descubra como seus clientes podem otimizar os custos em cloud computing com cinco estratégias! 

Como definir uma estratégia robusta de nuvem híbrida?

Descubra como criar uma estratégia de Nuvem Híbrida mais eficiente para impulsionar os negócios.