BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a real importância de monitorar sua infraestrutura de armazenamento?

Muitos negócios são baseados em dados e se o arquivamento tiver falhas, pode ocasionar o encerramento de suas atividades.

 

Qual a real importância de monitorar sua infraestrutura de armazenamento?

 

 

Armazenamento de dados é hoje um desafio no mundo corporativo para empresas de todos os portes. Novas soluções surgem a cada momento, prometendo diferenciais perante seus concorrentes.


Porém, a quantidade de ferramentas é variada e enfrenta obstáculos consideráveis de implementação, uma vez que são tecnologias novas e precisam ser discutidas internamente entre os departamentos e decisores de compras sobre os melhores investimentos.

 

Uma dessas barreiras está no monitoramento da infraestrutura de armazenamento de dados. Tanto para hardwares, quanto para softwares, Data Center, HDs, enfim, todos os dispositivos que tem a função de armazenamento, precisam passar por uma varredura de funcionamento e ganhar uma metodologia para garantir seus funcionamentos de forma integral.

 New call-to-action

Em um caso real de uma empresa, os dados corporativos estavam armazenados em um sistema NAS (sistema baseado em dispositivos dedicados ao armazenamento de dados em rede, provendo acesso homogêneo aos dados para os clientes desta rede) à prova de falhas.

 

Um disco adicional estava em standby disponível para uma troca rápida e sem maiores problemas para o caso de uma eventual falha no disco rígido. Mesmo assim, esse sistema NAS não estava disponível quando os administradores tentavam acessá-lo.

 

Ao se fazer uma análise física do dispositivo de armazenamento, percebeu-se que a ventoinha responsável pela refrigeração do equipamento parou de funcionar, e o cubo de dados estava fervendo.


Depois de algumas horas de testes detalhados, ficou constatado que dois dos quatro discos rígidos sofreram danos por conta do superaquecimento dos equipamentos devido ao não funcionamento dos ventiladores e todos os dados foram perdidos de forma irrecuperável.

 

 

Veja como alcançar maior  desempenho e redução de custos com armazenamento Flash

 

 

Em resumo, falhas em hardwares internos de uma empresa, que estavam sem monitoramento, foram responsáveis pela perda de dados estratégicos que, também, não estavam armazenados de forma correta.


É importante ressaltar que essas perdas acontecem com informações críticas para os negócios e importantíssimas para os profissionais de TI das empresas, dependendo do tamanho das perdas, a porta do negócio pode até se fechar.


Essa é uma razão suficiente para refletir sobre quais sistemas de armazenamento precisam de monitoramento nas empresas. Sistemas completos, passando pela busca de mudanças no hardware e na parte técnica até no desempenho do equipamento, uma vez que qualquer diminuição de performance pode significar falhas graves que precisam ser corrigidas.

 

Vale a pena destacar a questão do estabelecimento de KPIs - dados padronizados e utilizados em sistemas para quantificar tendências, comportamentos, falhas eventuais, enfim, qualquer tipo de dado que possa auxiliar na gestão dos equipamentos e soluções utilizados pelas empresas - na hora de fazer o monitoramento de uma infraestrutura corporativa de armazenamento de dados.


São informações essenciais que fornecem uma noção mais sólida e transparente de todos os pontos cruciais, internos e externos, e ajuda a detectar falhas operacionais e diminuir o grau de incertezas.


É preciso também analisar que o escopo de ferramentas para fazer o monitoramento da infraestrutura de armazenamento de dados depende da complexidade dos sistemas e da disponibilização de dados que a empresa busca.


Um disco rígido com arquivos de log de backup, sem dúvida, tem uma prioridade diferente dos dados do sistema ERP. Dependendo dos requisitos, também existem várias opções para configurar o monitoramento.


O monitoramento de infraestruturas de armazenamento de dados é parte essencial da implementação de estratégias que trabalham com dados em empresas. Sem garantir esse processo para observar detalhadamente os equipamentos como Data Centers, HDs, entre outros, a empresa corre sérios riscos de perda de informações que podem causar grandes transtornos.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.