BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a importância de uma solução de segurança para Contas Privilegiadas?

Quanto mais a equipe de TI tem controle sobre esse tipo de acesso, mais fácil será para protegê-las.

 

Qual a importância de uma solução de segurança para Contas Privilegiadas?

 

Atualmente, uma perigosa fonte de vulnerabilidade nas questões de segurança sofrida pelas corporações são as contas privilegiadas. Elas possuem permissão para alterar sistemas de segurança e acessar todos os dados sensíveis, o que nas mãos de criminosos permitem o controle total da infraestrutura de TI da empresa, desativar os métodos de segurança, roubar informações importantes e até cometer fraudes financeiras.

Na maioria das violações sofridas por corporações envolvendo essas contas, a causa é a má utilização de credenciais privilegiadas. Devido ao aumento desse problema, as organizações precisam investir em controles de segurança reforçados para ser possível detectar e responder aos ataques antes que eles comprometam o sistema.

As soluções de segurança para contas privilegiadas são baseadas em plataformas de tecnologia compartilhada, pois combinam um servidor isolado, mecanismos de políticas unificadas e processos de escalabilidade, confiança e segurança.

Os produtos de segurança podem ser geridos de forma independente ou em conjunto para obter uma solução completa em sistemas operacionais, bancos de dados, aplicações, hypervisors, dispositivos de rede, entre outros.

Os principais módulos de segurança para contas privilegiadas são:


Cofre de senhas empresarial
Quando contas privilegiadas estão desprotegidas e não gerenciadas, as senhas para acessá-las podem ser facilmente perdidas, roubadas ou compartilhadas com usuários não autorizados. Sem uma boa administração dessas credenciais, as empresas podem enfrentar grandes riscos de violação de dados e diversos outros danos ao sistema.

O cofre de senha é projetado para garantir a segurança, gerenciar e controlar o acesso às senhas desse tipo de conta. Quando um analista necessita utilizar uma senha privilegiada, precisa acessar o console do sistema e fazer uma solicitação, depois disso, passará por um processo de aprovação para só assim receber a senha administrativa. Após utilizá-la, o sistema redefine a senha e nenhuma outra pessoa terá conhecimento dela.


Além disso, todas as ações realizadas no ambiente serão documentadas, podendo ser identificadas caso algum sistema seja afetado. Assim, em auditorias, as organizações podem facilmente informar quais usuários acessaram as contas, quando e porquê.

Gerenciador de sessão privilegiada
Para mitigar riscos, as empresas precisam monitorar as sessões de suas contas privilegiadas sem impactar a vida do usuário final. Elas devem oferecer um ambiente que suporte os diversos usuários que utilizam essas credenciais, como fornecedores, funcionários e clientes.

O gerenciador de sessão privilegiada é uma solução que permite isolar, monitorar e registrar as sessões, além de reforçar a segurança, incluindo registros de auditoria à prova de modificações, métodos para evitar a propagação de malwares, entre outros recursos.

A solução ainda é construída sobre a plataforma de tecnologia compartilhada e proporciona escalabilidade, disponibilidade, gerenciamento centralizado e geração de relatórios.

Uma vez dentro da rede, os invasores podem operar sem serem detectados por meio da personificação de usuários autorizados. Este acesso pode permitir que eles façam danos irreparáveis para a empresa. Por isso, o acompanhamento e a análise das atividades de acesso privilegiado é um componente essencial para as soluções de segurança serem eficientes. Quando elas são direcionadas, conseguem capacitar as organizações a detectar rapidamente os invasores e interromper os possíveis ataques.

 

Saiba Mais

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!