BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a importância da VPN em tempos de Home Office?

Para garantir a continuidade dos negócios mesmo por meio do teletrabalho, as empresas precisam oferecer um acesso seguro e privado aos dados corporativos para seus colaboradores.

 

A rede virtual privada, conhecida como VPN, é um caminho seguro entre uma rede e outra. Ela permite que dispositivos se conectem de diferentes lugares por meio de criptografia, garantindo a segurança das informações e muitos outros benefícios, como:

  • Proteção contra ransomwares;
  • Maior mobilidade;
  • Economia;
  • Personalização dos protocolos de segurança;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores.

Diante do isolamento social realizado para combater a disseminação do COVID-19, a VPN tem sido considerada uma ótima ferramenta para trazer segurança ao home office. Ela possibilita que os colaboradores se conectem à rede empresarial de casa de forma mais segura, permitindo que a continuidade das operações corporativas.

Junto ao aumento do teletrabalho no momento atual, muitos cibercriminosos estão aproveitando para encontrar vulnerabilidades nos dispositivos dos usuários e, assim, conseguir invadir os sistemas das empresas e causar prejuízos.

Portanto é fundamental estar preparado para combater essa ameaça. Confira o conteúdo a seguir em que explicamos como a VPN pode ser uma excelente aliada ao Home Office, garantindo a segurança da Informação de sua empresa. Boa leitura!

O que é VPN?

VPN é uma rede de comunicação privada que cria uma conexão criptografada através de um servidor seguro. Ela funciona como uma espécie de túnel entre o usuário e demais servidores da internet. 

Para funcionar, a VPN cria uma conexão criptografada entre o dispositivo do usuário e um servidor VPN, o qual fornece um alto nível de anonimato online e segurança adicional, permitindo o acesso à internet sem restrições. 

Para utilizar um servidor VPN, é necessário que os usuários adquiram uma assinatura e realizem o download do software em seus dispositivos. Há diferentes tipos de VPNs disponíveis no mercado, tanto versões grátis, quanto pagas.

Sua criptografia torna mais difícil que a comunicação entre o dispositivo dos colaboradores e a rede corporativa seja interceptada por pessoas mal-intencionadas, pois para decodificar a mensagem é necessário ter a chave de acesso.

Além disso, a rede virtual privada oculta o endereço de IP verdadeiro do dispositivo de acesso, e utiliza o endereço de IP do provedor VPN. Desse modo, garante uma proteção extra à conexão. 

Desse modo, os colaboradores que estão trabalhando em home office podem utilizar a rede de forma anônima e criptografada, impedindo que a conexão seja monitorada e rastreada até sua fonte.

Qual a importância da VPN para o Home Office?

Quando os funcionários trocam a rede empresarial segura de seus escritórios para utilizar a suas próprias redes domésticas, os endpoints corporativos passam a estar mais suscetíveis a ataques de malware, phishing  e outros.

Muitos cibercriminosos estão se aproveitando desse aumento do fluxo do Home Office, justamente para se beneficiar dessa vulnerabilidade e, assim, conseguir acessar dados sigilosos e até mesmo roubar informações úteis das empresas.

É por isso que para garantir que os colaboradores de uma empresa trabalhem tranquilamente no Home Office, é fundamental que eles possuam todas as ferramentas de trabalho necessárias e, uma delas, é uma conexão segura.

Ter uma boa VPN instalada nos dispositivos utilizados é uma medida indispensável, pois ela irá garantir que os funcionários realizem suas tarefas do dia a dia de modo seguro, sem se preocupar em acessar os dados corporativos remotamente.

A rede virtual privada oferece inúmeras vantagens para o Home Office. Confira:

Mais segurança

Conforme já explicamos, ela criptografa a mensagem entre os usuários e a rede corporativa, impedindo que terceiros tenham acesso às informações. Apenas quem possui a chave de acesso é capaz de descriptografar o conteúdo, tornando o uso da VPN extremamente seguro.

Maior economia

A VPN substitui a necessidade da utilização de linhas privadas que podem exigir altos investimentos e constantes manutenções. Ela é considerada uma solução simples e prática, que exige baixos gastos por parte da corporação.

Além disso, os gastos com a rede privada são totalmente baseados em OPEX e geram ganhos diretamente relacionados a proteção de dados

Desbloqueio de sites

Outra vantagem da rede virtual privada é o desbloqueio de serviços e páginas que apresentam limitações geográficas. Isso é possível pois, ela substitui o IP real do dispositivo do usuário pelo do servidor VPN.

Aumento da produtividade

Com uma rede anônima e segura, os colaboradores podem acessar todos os conteúdos da empresa sem se preocupar com ciberataques. Desse modo, eles trabalham focados em suas tarefas.

Além disso, a liberdade e segurança gerada pela VPN permite que as equipes de TI não fiquem refém de dar suporte remoto constantemente para os demais colaborado. Assim, a TI pode direcionar seu trabalho para inovação, estratégia e outras funções mais importantes para os negócios.

Mobilidade

Por último, podemos citar o aumento da mobilidade dos colaboradores, essencial para o home office. A VPN é uma grande aliada do trabalho remoto e pode ser considerada uma peça-chave para o momento atual.

Ela pode ser utilizada em qualquer lugar que o colaborador estiver, basta que haja uma conexão com a internet. Dessa forma, os usuários não precisam enfrentar nenhum impedimento no momento de acessar os serviços restritos da empresa.

O momento exige muito cuidado por parte das organizações. É importante garantir a continuidade de suas atividades e, ao mesmo tempo, a segurança de seus sistemas e informações. Portanto, para que os seus colaboradores continuem realizando suas tarefas mesmo por teletrabalho, você deve fornecer todos os recursos necessários. Portanto aposte na VPN e proporcione um acesso ágil e seguro.



80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!