BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Qual a importância da transparência de dados na era da Transformação Digital?

A transparência de dados é a força vital da nova economia da informação.

 

Qual a importância da transparência de dados na era da Transformação Digital?

 

Quando surgem discussões sobre transformação digital, o foco é geralmente colocado na tecnologia. Não poderia ser diferente, tendo em vista que as tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial, por exemplo, servem como mola propulsora para otimização das eficiências nas empresas.

Mas a transformação digital não é toda sobre a tecnologia. A transformação digital muda a mentalidade de como as organizações criam valor para seus clientes finais, e nada disso seria possível sem funcionários instruídos e ágeis. A tecnologia é ótima, mas as empresas precisam garantir que estejam educando e capacitando funcionários ao longo do caminho.

As empresas, de uma maneira geral, estão entrando no que os especialistas chamam de a "segunda metade da economia da informação”, onde as empresas passam a perceber as informações como um ativo e, também, produtor de receita. Por isso, a transparência de dados é um fator relevante e está intimamente ligada com a Transformação Digital.


O que é transparência de dados?

A capacidade das empresas em gerar e coletar dados cresce proporcionalmente à transformação digital. Assim, o direito a privacidade passa a ser prioridade para os consumidores. Eles não se sentem à vontade ao saber que seu dados relacionados aos seus hábitos de comportamento e consumo estejam sendo utilizados de forma indevida pelas empresas.

Para evitar problemas e constrangimentos, a transparência de dados tem o intuito de mostrar ao consumidores como os dados deles estão sendo usados. Assim, eles têm a chance de escolher se querem ou não divulgar suas informações.


A importância da transparência de dados

Mesmo depois de estabelecer um cargo executivo de gerenciamento de dados, as empresas terão que fazer algumas grandes mudanças na forma como tratam as informações, se quiserem capitalizar as informações. As empresas podem estar tomando decisões baseadas em dados, mas muitas vezes carecem de um elemento-chave: a transparência de dados.

Para alcançar a transparência dos dados, as empresas terão que mudar como os dados são gerenciados e usados. Isso exigirá uma nova estratégia que possa abordar questões como: "Como compartilhamos informações sem prejudicar a nós mesmos, nossas marcas e sem permitir que violações aconteçam?"

Outra questão importante é saber como as empresas estabelecem uma abordagem ética ao uso de dados. A postura ética, neste caso, é muito melhor do que uma postura apenas baseada em regras.

A empresa têm que pensar em ter um diretor de dados ou uma função do tipo CDO (Chief Data Officer). Assim, é possível criar e supervisionar uma visão abrangente de análise e estratégia para a empresa - que começa com uma avaliação do atual roteiro analítico da empresa, está intimamente ligada à estratégia de negócios e torna a transparência de dados uma prioridade.


CDO versus CIO

Historicamente, as empresas têm feito um trabalho ruim de cuidar de seus dados, possivelmente porque os CIOs e os departamentos de TI foram avaliados com base em itens como tempo de atividade e não em coisas como qualidade de dados. O caos de dados que se seguiu nunca foi corrigido porque as organizações acreditavam incorretamente que a nova tecnologia cuidaria do problema.

As empresas que nunca analisaram seus dados como fonte de receita podem querer ir devagar. Em vez de desenvolver diretamente uma função de CDO, é importante começar com um gerenciamento de dados ou um conselho de governança de dados. Depois um diretor de dados será muito bem-vindo.


Como estabelecer transparência de dados

Para gerenciar a transparência de dados e garantir a privacidade para ter a confiança dos consumidores, é preciso tomar algumas medidas, entre elas:

  • Defina quais dados do consumidor você tem e o que você faz com eles. Atribua um diretor de dados e inicie revisões trimestrais dos dados primários que você possui e cria. Para onde seus dados estão fluindo, como eles estão sendo usados e como estão protegidos? Sua equipe deve estabelecer uma visão de custódia da cadeia de controle dos seus dados.

  • Inicie a transparência. A indústria da publicidade só será autorizada a se autorregular se melhorar a disciplina. Seus fornecedores não podem auditar e medir a si mesmos. Uma coisa preocupante é como seus dados são usados e combinados com outros conjuntos de dados e controles colocados nos modelos de dados e de dados colaborativos resultantes.

  • Assumir a liderança e criar uma nova experiência do cliente usando novos conjuntos de dados com direitos transparentes. É importante estabelecer práticas recomendadas comuns e políticas do consumidor. O aumento do escrutínio público na coleta, uso e compartilhamento de dados privados da empresa é uma oportunidade para aqueles que podem construir confiança no tratamento adequado dos dados do consumidor.


A transparência alimenta a confiança do consumidor e o sucesso da marca, além de orientar parcerias de dados. Por isso, é importante investir nesse quesito em épocas de Transformação Digital. Os dados dos clientes valem ouro e eles devem decidir o que querem que seja exposto.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!