BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais tecnologias disruptivas as empresas devem implementar?

Para superar a crise do coronavírus e se adaptar à nova realidade do mercado, é necessário investir em inovação e ferramentas modernas.  

 

Devido à crise causada pela pandemia do coronavírus, mais do que nunca as empresas estão em uma corrida para modernizar suas infraestruturas e colocar em prática a Transformação Digital. Isso tem sido fundamental para que seja possível inovar e transformar os modelos de negócios e operações para atender às novas demandas do mercado.

Para manter seus negócios durante a quarentena, muitas empresas precisam investir em novas ferramentas e soluções tecnológicas para conseguirem oferecer os recursos necessários para o trabalho remoto de seus colaboradores e atender aos clientes que estão realizando, cada vez mais, suas compras no mundo online.

Essa nova realidade tem colocado a Disrupção Digital em pauta, que nada mais é que o termo utilizado para explicar os efeitos da tecnologia digital sobre os modelos tradicionais de negócios. Ela promove a evolução tecnológica e rompe com o que é obsoleto nas empresas.

Diante a situação atual, acelerar o processo de digitalização tornou-se uma questão de sobrevivência para se adaptar ao mercado e conseguir aplicar melhorias nos negócios rapidamente. 

No entanto, para passar por esse processo é fundamental investir em tecnologias disruptivas. Seus clientes sabem por onde começar? Confira o conteúdo a seguir e auxilie-os nessa missão para que seja possível enfrentar a crise do coronavírus com os menores prejuízos possíveis. Boa leitura!

Disrupção em tempos de coronavírus

Como já citamos anteriormente, disrupção digital é o conceito que explica a evolução tecnológica digital diante dos modelos tradicionais de negócios. Ela cria uma mudança completa na forma de se fazer negócio, reinventando processos, otimizando tomadas de decisões, automatizando atividades e transformando a gestão.

Esse processo já vinha sendo colocado em prática nas corporações, no entanto, ainda está muito longe de ser bem-sucedido. Muitas empresas ainda estão em seus primeiros estágios e sofrem com carência tecnológica.

Entretanto, com o surgimento da pandemia do coronavírus, as empresas precisaram impulsionar esse processo e investir cada vez mais em tecnologias inovadoras para enfrentar essa situação.

Novos desafios surgiram com essa nova realidade exercendo grande pressão sobre os sistemas corporativos. A COVID-19 tem feito com que as empresas precisem lidar com situações como:

  • Riscos de continuidade de negócios;
  • Indisponibilidade de recursos críticos;
  • Picos nos volumes de transações e quedas bruscas nas demandas;
  • Problemas com a produtividade dos colaboradores no trabalho remoto;
  • Problemas de segurança e conectividade no Home Office, etc.

Quais tecnologias disruptivas implementar?

Para lidar com todos esses desafios, as empresas precisam investir em tecnologias disruptivas que possam auxiliá-las a atingir alguns objetivos importantes diante da crise do coronavírus, são eles:

  • Otimização organizacional;
  • Expansão de mercado;
  • Melhorias na tomada de decisão;
  • Aumentar a satisfação dos clientes;
  • Conquistar maior eficiência operacional;
  • Reforçar a segurança da informação;
  • Viabilizar o trabalho remoto.

 

Especialize-se em SDDC

 

Apenas será possível enfrentar a crise do coronavírus com a Transformação Digital dos negócios e para isso, é necessário implementar tecnologias disruptivas. Confira as principais a seguir:

Armazenamento de dados, Big Data e Cloud Computing

As tomadas de decisões corporativas inteligentes dependem das análises de dados realizadas pelas empresas. Para tornar o negócio digital e conseguir desenvolver estratégias mais assertivas e baseada em dados, é fundamental conseguir lidar com os enormes fluxos de informações geradas pelos usuários atualmente.

Esse Big Data permite que as empresas façam diversos tipos de previsões, descubram padrões e tendências de mercado, além de outros insights importantes. No entanto, elas apenas conseguirão lidar com esse volume de informações se contarem com sistemas de armazenamentos eficientes.

É necessário realizar a digitalização desses dados, mantê-los na Nuvem é a melhor opção para que as análises possam acontecer de maneira rápida e mais segura.

Ferramentas de CRM

A automação é indispensável para a Transformação Digital e o CRM é um excelente aliado desse processo. Essa ferramenta consiste em um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, em que todas as informações passam a estar em um único local, permitindo que as empresas automatizem diversas funções de contato com esses consumidores. 

O CRM exerce enorme impacto na forma como as empresas se relacionam com os clientes e podem otimizar os processos do dia a dia das análises de dados. Isso é fundamental diante da pandemia, em que é necessário fornecer um atendimento cada vez mais personalizado e exclusivo para os consumidores.

Business Intelligence

Outra tecnologia disruptiva fundamental para enfrentar a crise do coronavírus é o Business Intelligence, que significa Inteligência de Negócios. BI se refere aos processos de coleta, organização, análise e monitoramento de informações para auxiliar na gestão de negócio.

Por meio do Business Intelligence é possível aplicar técnicas analíticas de forma automatizada para que seja possível interpretar as informações e, assim, melhorar os fluxos operacionais de produtos e serviços por meio de processos inteligentes.

No cenário do mercado atual, que está cada dia mais competitivo, contar com a inteligência e agilidade dessa tendência disruptiva é essencial.

Inteligência Artificial

Diante da crise do coronavírus e a necessidade de digitalização dos negócios, as empresas precisam buscar por formas de otimizar seus processos para vender mais e criar uma experiência diferenciada para seus clientes. Isso tem sido essencial para acompanhar o mercado cada vez mais competitivo.

A Inteligência Artificial pode ser uma aliada disruptiva que permite transformar de forma estratégica o funcionamento dos negócios. Ela é capaz de auxiliar na análise de comportamento dos usuários, na redefinição de senhas, descoberta de padrões de demandas tanto interna quanto externa, entre outros.

A Inteligência Artificial pode transformar as empresas ao aumentar a produtividade das equipes, reduzir gastos operacionais e otimizar tarefas com menos investimentos.

Chatbots

Outra ferramenta disruptiva fundamental para oferecer um atendimento mais ágil e eficiente aos clientes diante do isolamento social é o Chatbot. Ele é um tipo de software que utiliza conversação com linguagem amigável para interagir com os usuários de forma automática.

O chatbot é um sistema personalizável capaz de fazer conexões, reconhecer nomes, informações, entre outros detalhes importantes sobre os clientes. Desse modo pode resolver problemas dos clientes sem a interação humana, proporcionando uma maior satisfação dos consumidores.

Suas vantagens para a transformação digital são muitas, principalmente porque os chatbots podem ser integrados com diferentes plataformas.

Para que as empresas sejam capazes de passar pela Transformação Digital e consigam reinvetar seus modelos de negócios, é necessário contar com as ferramentas tecnológicas certas. Portanto invista nessas tendências e conduzia seu empreendimento para o mundo digital por meio da ruptura com o tradicional. Apenas assim será possível ultrapassar a crise do coronavírus e se manter à frente no mercado. 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP)?

As empresas estão lidando com múltiplos dados provenientes de diferentes canais. Descubra como uma Plataforma de Dados de Clientes (CDP) pode ser útil para simplificar processos e otimizar experiências! 

Realidade Estendida (XR): entenda o significado e aplicação no mercado

Conheça o significado por trás do termo “Realidade Estendida” (XR). 

Como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente?

Os usuários agora esperam atendimentos mais ágeis e práticos. Saiba como providenciar uma boa experiência do cliente usando a tecnologia a favor do seu negócio!