BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais são as aplicações da Internet das Coisas nas empresas?

Essa tecnologia está revolucionando a forma com que as pessoas vivem e trabalham. Saber como utilizá-la pode ser um grande diferencial nos negócios.

 

A tecnologia está evoluindo a uma velocidade acelerada e diversas tendências passaram a ser utilizadas no dia a dia das empresas para aprimorar suas operações e aumentar a competitividade no mercado. A aplicação da Internet das Coisas no ambiente corporativo é uma delas. Ela tem sido capaz de levar a automação a um novo nível de eficiência.

A Internet das Coisas tem se destacado e pode ser utilizada de diferentes formas no ambiente de trabalho. Ela auxilia na redução de custos, otimização da performance operacional, além de manter a empresa mais eficaz, competitiva e moderna.

Além disso, as empresas que aplicam a IoT em seus negócios, podem contar com uma quantidade maior de dados para aprimorar suas tomadas de decisões e agir de forma estratégica. Por isso, tem sido considerada um grande investimento.

Quer saber mais como essa tecnologia pode ser utilizada para melhorar os resultados de seus negócios? Confira a seguir quais as aplicações da IoT nas empresas. Boa leitura!

O que é Internet das Coisas?

A Internet das Coisas pode ser considerada um conjunto de dispositivos, sensores e equipamentos de hardwares inteligentes, que são capazes de coletar, armazenar, processar e trocar dados em tempo real por meio de redes sem fio. A partir disso, as informações são enviadas e recebidas por outros dispositivos conectados à rede ou a sistemas próprios.

Os softwares utilizam as informações coletadas para determinar as ações desses dispositivos de acordo com a necessidade e, assim, modificam o funcionamento deles conforme mudanças no ambiente. Dessa forma, os objetos e dispositivos podem ser integrados e passam a trabalhar em sincronia, recebendo comandos para executar atividades remotamente.

Como a IoT está transformando as empresas?

A Internet das Coisas está revolucionando a forma como as pessoas vivem e trabalham. Ela tem ampliado o nível de automação de processos e o volume das análises de dados.

Por meio dela, os processos automatizados reduzem a frequência de erros operacionais, reduzem custos e proporcionam diversas outras melhorias para as operações corporativas.

Graças a ela, as barreiras da comunicação entre robôs e humanos estão sendo eliminadas, o que permite que o mundo físico e digital passem a trabalhar de forma integrada. Isso tem possibilitado que as empresas ofereçam uma nova experiência de compra a seus clientes, muito mais inteligente e satisfatória.

Quais são as aplicações da Internet das Coisas nas empresas?

A IoT está proporcionando muitas vantagens para as organizações que sabem como utilizá-la. Portanto, para que sua empresa consiga aproveitar todos os seus benefícios, é fundamental saber como aplicá-la nos negócios. Confira a seguir:

Segurança da Informação

A segurança da Informação é um tema extremamente importante para as empresas atualmente. Proteger todos os seus dados e de seus clientes não é uma tarefa fácil e o cibercrime tem se tornado cada vez mais inteligente e moderno.

A Internet das Coisas é uma excelente aliada nessa situação. Por meio dela, a empresa pode coletar dados sobre o funcionamento de seus sistemas em tempo real. Dessa forma, é possível detectar comportamentos suspeitos no ambiente e programar alertas automatizados para que a equipe de TI possa agir prontamente e controlar qualquer possível ameaça.

Relacionamento com os clientes

Outra forma de aplicar a IoT nos negócios é na experiência oferecida aos consumidores. A possibilidade de integrar ferramentas e coletar informações constantemente, permite que a empresa acompanhe toda a jornada do cliente.

É possível ter conhecimento sobre o nível de interesse dos consumidores e, assim, otimizar as estratégias de marketing e vendas, direcionando a pessoa cada vez mais para o processo de compra.

Tomada de decisões

O volume de dados disponíveis para as empresas passam a ser muito maiores com a IoT. Desse modo, é possível extrair insights relevantes sobre o ambiente interno, os clientes e também o mercado.

Assim, as empresas passam a ter à disposição informações muito mais precisas para prever demandas, aprimorar suas estratégias e ações. Com isso, é possível tornar as decisões muito mais assertivas e baseadas em dados.

Os dados gerados pela Internet das Coisas permitem que as empresas aperfeiçoem todos os seus processos e, por isso, podem ser aplicados de diferentes formas, de acordo com a realidade de cada organização. Cabe a sua empresa decidir a forma de aplicá-la a seus negócios e, assim, será possível aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

4 oportunidades de Internet Das Coisas em 2024

Para se manter competitiva no mercado, sua revenda deve manter o catálogo de soluções de IoT atualizado em 2024. Acompanhe o cenário e veja quais oportunidades podem ser aproveitadas. 

Como garantir a segurança da Internet das Coisas? Confira 5 considerações!

Para que os clientes de sua revenda de TI possam aproveitar todo o potencial dessa tecnologia sem se tornar alvo de cibercriminosos, é necessário seguir algumas medidas de proteção de dados. 

Desafios enfrentados para viabilizar a IoT nos negócios

Para viabilizar a IoT nos negócios é preciso lidar com uma série de desafios. Veja quais são eles e entenda como as revendas de TI podem ajudar seus clientes nesse processo.