BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os impactos da Inteligência Artificial no setor de vendas?

Com a ajuda da IA, as empresas estão melhorando os seus resultados e diminuindo custos.

 

As empresas estão usando a Inteligência Artificial (IA) de todas as maneiras inovadoras para avançar em seus negócios. Afinal, para qualquer estratégia para melhorar o desempenho da empresa e alcançar os resultados propostos, há uma aplicação de IA que pode ser usada.

Se você já passou preciosos minutos pesquisando na Netflix para assistir a um filme, a IA (por meio de um algoritmo de recomendação) foi, sem dúvida, usada na sua decisão sobre o que assistir. Se você comprou algum produto na Amazon, sua decisão sobre o que comprar também foi influenciada por IA (por meio de um algoritmo de associação).

Se você já pensou e pesquisou um produto, uma viagem de férias e eles apareceram, de repente, em sua página de pesquisa ou em sua caixa de entrada de e-mail, certamente foi baseado em um algoritmo de classificação que monitora sua atividade online.

Quando falamos que estamos sendo monitorados por Inteligência Artificial, pode parecer assustador em um primeiro momento. Mas, veja nos exemplos anteriores em quantas de nossas atividades corriqueiras já estamos sendo auxiliados por essas ferramentas.


Vender mais com Inteligência Artificial

Os mesmos tipos de algoritmos de Inteligência Artificial que estão presentes em nosso dia a dia, podem ser usados para impulsionar o processo de tomada de decisões de qualquer empresa, ajudando nas previsões de boas negociações. Além disso, ela está mudando o mundo da venda.

É preciso lembrar que o comportamento do nosso consumidor mudou e, com isso, o setor de vendas de qualquer empresa deve mudar suas estratégias também. Os clientes da geração millennials são mais exigentes, pesquisam tudo antes de fechar a compra e prezam ter uma sinergia com a empresa. Ou seja, todas as antigas estratégias para capturar esse consumidor devem ser repensadas.

A IA já se tornou uma ferramenta fundamental para o setor de vendas, e tem se tornado uma forte aliada nesse processo. Por meio de dados, ela pode auxiliar na captação de leads para dar mais agilidade no trabalho dos vendedores. Por exemplo, o sistema de IA coleta dados e os filtra de forma autônoma. Em seguida, o vendedor só entra em contato com interessado e fecha a venda.

 

Como aproveitar os algoritmos de Inteligência Artificial

A seguir, vamos ver cinco áreas específicas onde os algoritmos de IA podem ser aproveitados para ajudar sua empresa a crescer, ajudando sua equipe de vendas a vender mais:

Otimização de preço: saber qual desconto a dar a um cliente é sempre uma situação delicada. Você quer vender, mas ao mesmo tempo não quer perder dinheiro. Hoje, um algoritmo de Inteligência Artificial pode dizer qual deve ser a taxa de desconto ideal para uma proposta, a fim de garantir que você tenha mais chances de ganhar a transação, observando os recursos específicos de cada transação passada que foi ganha ou perdida.

Previsão: os gerentes de vendas enfrentam o difícil desafio de tentar prever onde o número total de vendas de sua equipe cairá a cada trimestre. Usando um algoritmo de IA os gerentes agora podem prever com um alto grau de precisão a receita do próximo trimestre. O que ajuda a empresa a gerenciar melhor o estoque e os recursos.

Upselling e Cross-Selling: A maneira mais rápida e econômica de aumentar sua receita de primeira linha é vender mais para sua base de clientes existente. Você pode gastar muito dinheiro em marketing para aqueles que não compram, ou pode usar um algoritmo de IA para ajudar a identificar quais de seus clientes existentes têm mais probabilidade de comprar uma versão melhor do que eles possuem atualmente (up-sell) e / ou quais são mais propensos a querer uma nova oferta de produto (cross-sell). O efeito líquido é um aumento na receita e uma queda nos custos de marketing.

Pontuação de leads: Com Inteligência Artificial, o algoritmo pode compilar informações históricas sobre um cliente, junto com postagens em mídias sociais e histórico de interação com o cliente (e-mails enviados, mensagens de voz, mensagens de texto etc.) e classificar as oportunidades ou leads no funil de vendas de acordo com as chances de fechar com sucesso.

Gerenciando para o desempenho: Todo mês, os gerentes de vendas precisam avaliar os canais de receita de cada um de seus vendedores com o objetivo de promover negócios que possam cair. Usando a inteligência artificial, os gerentes de vendas agora podem usar painéis para ver visualmente quais vendedores são mais propensos a atingir suas cotas e quais ofertas pendentes têm uma boa chance de serem fechadas.

Em cada um dos cinco exemplos acima, a quantidade de dados coletados aumentará a capacidade do algoritmo de fornecer uma previsão mais precisa, o que, por sua vez, direciona o comportamento. Isso é fundamental. O valor de qualquer previsão está em como ela pode ser usada para orientar o comportamento de um vendedor ou gerente para melhorar o resultado final da empresa.

O desafio para qualquer empresa é sempre encontrar novas maneiras de aumentar sua receita, reduzir custos e expandir a participação de mercado, minimizando ao mesmo tempo os riscos.

Se os dados forem de fato o novo petróleo, as empresas que conseguirem capturar os dados, analisá-los e gerar insights úteis, terão mais negócios fechados com mais frequência.

 

New call-to-action

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é AI TRiSM? Tudo sobre a inovação!

AI TRiSM (AI Trust, Risk and Security Management) é uma das principais tendências tecnológicas para o futuro. Veja o que você precisa saber sobre ela! 

4 benefícios das ferramentas de AI na cibersegurança

Por que seus clientes deveriam incluir ferramentas de AI em suas estratégias de segurança? Veja aqui! 

4 dúvidas de AI que seus clientes podem ter

Seus clientes querem levar a AI para seus negócios, mas não sabem como fazer isso. Sua revenda pode ajudar!