BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais os benefícios da virtualização de data centers para as empresas?

Adotar essa solução pode proporcionar vantagens palpáveis para os negócios de seus clientes, tanto em redução de custos, quanto em agilidade na TI.

 

Quais os benefícios da virtualização de data centers para as empresas?

 

O fluxo crescente de dados que as empresas precisam manusear e armazenar passou a exigir estruturas mais sofisticadas e complexas. Para serem capazes de lidar com essas novas demandas e continuar no mercado, cada vez mais competitivo, muitas organizações passaram a apostar na virtualização de data centers.

Virtualização é uma tendência tecnológica que transformou a forma como as corporações projetam e administram seus data centers. Ela passou a ser considerada um fator decisivo para o uso inteligente da infraestrutura, permitindo um maior aproveitamento dos hardwares existentes, sem que haja necessidade de novos investimentos.

A virtualização de data center é uma solução que divide os recursos de um servidor físico em vários servidores virtuais. Para que isso seja possível, ela substitui os hardwares por um conjunto de softwares que criam uma espécie de máquina virtual (VM), capaz de executar todas as operações.

Com a virtualização, as empresas podem utilizar diversos sistemas operacionais e aplicações instalados em um mesmo equipamento e até de forma independente, usando recursos de diferentes unidades.

O fato dela permitir um uso mais amplo dos hardwares das organizações, o que anteriormente seria impedido por limitações, trouxe grandes vantagens para os negócios.

Agora as empresas não precisam se preocupar com a aquisição de novos equipamentos para rodar suas aplicações, podendo reduzir custos e aumentar o aproveitamento do potencial dos hardwares já existentes.

Ao investir na virtualização de seus data centers, as empresas passam a contar com novas oportunidades para os negócios. Confira a seguir os principais benefícios que essa tecnologia pode proporcionar.

 

 

Quais os benefícios da virtualização de data center?


1. Economia de energia

Servidores consomem muita energia elétrica, representando altos custos para as organizações. Assim, como a virtualização do data center permite múltiplas aplicações rodando em um mesmo servidor, isoladas entre si, é possível reduzir o espaço utilizado. Consequentemente, os gastos com energia elétrica são reduzidos.


2. Redução de espaço físico e de custos

Para aquelas empresas que precisam de mais de um servidor para executar seus sistemas, agora, com a virtualização, podem utilizar o mesmo para mais de um sistema. Dessa forma, os custos extras com novos recursos e a necessidade de espaço físico diminuem.


3. Menos downtime

Em um ambiente virtualizado, as empresas podem migrar suas aplicações entre servidores físicos e onlines, sem sofrer com interrupções de seus serviços. Isso permite a execução das tarefas rotineiras sem nenhuma parada do sistema. Portanto, a organização não precisa se preocupar com períodos de downtime.


4. Otimização de backups e da recuperação de desastres

Muitas empresas perdem muito dinheiro e tempo por causa de problemas em seus servidores físicos. Portanto, contar com estratégias aprimoradas de backup e recuperação de desastres é fundamental.

Por meio da virtualização de data centers, as empresas terão clusters de servidores virtuais que trazem, por padrão, a proteção contra falhas físicas. As máquinas virtuais também são protegidas; assim, caso alguma falha aconteça, elas são ligadas automaticamente a outro servidor até que o sistema seja recuperado.

Além disso, com as VMs, é possível utilizar ferramentas de backup e, em caso de problemas, é possível restaurar a VM rapidamente em outro servidor. Dessa forma, a recuperação torna-se mais ágil e segura.


5. Rápido provisionamento de aplicações

O crescimento rápido dos negócios exige que as empresas tenham capacidade para atender novas demandas. Por meio da virtualização de data center, elas conseguem realizar facilmente o provisionamento de um servidor. O processo leva poucos minutos, ao invés de vários dias como ocorreria com servidores físicos.


6. Automatização de processos e produtividade

Graças a virtualização, é possível automatizar tarefas de TI, gerando maior agilidade nos negócios. Isso permite que a equipe de TI passe a realizar tarefas mais importantes.

Além disso, é muito mais simples implementar soluções de automação, o que torna o trabalho mais ágil em todos os aspectos da cadeia de produção.


7. Aumento da segurança

A virtualização de data center ainda ajuda as empresas com o aumento da segurança geral dos servidores.

Os provedores da virtualização oferecem estruturas robustas e ferramentas redundantes e avançadas para recuperação de dados e segurança. Portanto, auxiliam as empresas a lidarem com possíveis invasões e acidentes.

Como você pode ver, a virtualização de data centers é uma solução muito eficiente, capaz de proporcionar diversos benefícios para as empresas. Elas possibilitam o aumento da produtividade da equipe, ao mesmo tempo que proporciona redução de custos e aumento da segurança.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

5 benefícios da virtualização para empresas

Confira cinco benefícios da virtualização e veja se ainda vale a pena investir nesta ferramenta tecnológica. 

Drex: tudo sobre a moeda digital brasileira

Entenda o que é o Drex, a moeda digital criada pelo Banco Central do Brasil 

5G: vantagens e oportunidades para os negócios

Os clientes da sua revenda precisam compreender as oportunidades que podem surgir com o uso do 5G!