BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens de uma estratégia de Business Intelligence nos negócios?

Entenda o papel dessa tendência na análise dos grandes fluxos de dados e garanta o sucesso de sua empresa e de seus clientes.

Business Intelligence (BI) é um conceito que tem ganhado um espaço, cada vez mais, importante no Universo dos negócios. BI significa inteligência de negócios e consiste na coleta, organização, análise e gestão de dados. Esse processo pode auxiliar as empresas na gestão de seus empreendimentos.

Ao utilizarem essa tendência tecnológica, as empresas têm conseguido tomar melhores decisões para alavancar seu crescimento no mercado. Sua inteligência é aplicada à coleta e interpretação dos dados, permitindo que as decisões corporativas deixem de ser tomadas por intuição e passem a ser mais assertivas.

O conjunto de teorias, processos, métodos e estruturas de BI formam um sistema automatizado de gestão, o qual tem capacidade para converter enormes quantidades de dados em insights poderosos para o planejamento estratégico das empresas.

O BI ainda pode ser usado como extensão de sistemas de gestão, como ERP e CRM. Assim, é possível integrar todas as fontes de dados e as corporações conseguem interpretar todos os seus conteúdos com a ajuda de softwares adequados.

Contar com essa integração é fundamental para que as empresas consigam colocar esse processo em prática. Isso porque um dos principais desafios ao adotar uma estratégia de Business Intelligence, é saber de onde virão os dados e como eles serão organizados.

 


A grande maioria das organizações mantém seus dados espalhados, em planilhas, bancos de dados e sistemas que não conversam entre si. No entanto, não unificar o armazenamento, acaba tornando o acesso aos dados uma tarefa difícil.

Dessa forma, é necessário utilizar sistemas integrados ao BI para que seja possível ampliar toda a base de dados, além de receber e dar suporte para aumentar a quantidade e qualidade dos fluxos de informações.

Uma vez que todos os dados estão unificados e à disposição de ferramentas de Business Intelligence, a empresa começa a contar com a geração de insights poderosos para seus negócios. As informações geradas pelo BI não se tratam apenas de indicadores e números relacionados aos negócios, mas são conteúdos que podem ser relacionados aos objetivos da empresa.

Isso é possível porque os dados levantados pela estratégia de BI não estão relacionados apenas a informações de clientes, mas envolvem outras pontos importantes, como análises de mercado, de concorrentes e até mesmo informações sobre indicadores internos do desempenho dos funcionários. Todo esse conjunto de conteúdos são convergidos e transformados em insights.

Dessa forma, Business intelligence tornou-se uma ferramenta indispensável para as estratégias corporativa. Portanto, se sua revenda de TI deseja se manter competitiva no mercado e se diferenciar dos concorrentes é necessário investir nessa tendência.

Confira a seguir todos os benefícios proporcionados pelo BI:

  • Tomadas de decisões bem fundamentadas e assertivas;
  • Redução de custos;
  • Eliminação da duplicidade de atividades;
  • Melhorias na organização;
  • Realiza previsões para ajudar no crescimento da empresa;
  • Aumenta a confiabilidade das informações;
  •  Fornece uma visão em tempo real da performance da empresa.

 

Como realizar o Business Intelligence em 6 passos

Após entender a importância dessa tendência para os negócios, é necessário saber como realizar o processo de forma eficaz. Pensando nisso, criamos uma lista com os pré-requisitos necessários para atuar com o BI. Confira:


1. Coleta de dados

O primeiro passo para se começar o processo é realizar a coleta de dados. Como todas as informações precisam estar integradas, é preciso armazená-las em algum lugar, que é conhecido como Data Warehousing (DW).

O software de DW serve como um armazém de dados coletados. Por meio dele, as empresas podem realizar uma gestão ágil e econômica dos grandes fluxos de Big Data, além do processamento e funções analíticas preditivas.


2. Mineração das informações

Como o BI lida com altos volumes de informações, é necessário separar aquelas que sejam realmente relevantes para os objetivos da empresa. Isso é feito pelo Data Mining (DM).

Data Mining é a mineração de dados e precisa ser muito bem desenvolvida para que a estratégia BI seja efetiva. Há diferentes softwares disponíveis no mercado para a realização dessa tarefa. Portanto, a empresa precisa escolher aquela que seja ideal para seus objetivos.


3. Análise de dados

Após isso, é realizado a interpretação das informações. O Data Analytics (DA) é um conjunto de práticas da coleta de dados que tem como objetivo uma análise profunda das informações.

A prática da análise pode ter objetivos diferentes, que irão variar de acordo com a intenção da empresa, desde a realização de predições, até a avaliação de novas possibilidades de atuação com o cliente.

 

4. Criação de relatórios

Para que uma estratégia de Business Intelligence dê certo, é necessário que os dados e suas análises sejam traduzidas em um único formato. Para isso, é preciso criar um reporting que reúna tudo em um único lugar.

Por meio da criação de relatórios, a empresa consegue acompanhar todos os detalhes, compreendendo o que seus dados representam e como eles estão organizados.


5. Coloque as estratégias em prática

Os insights gerados pela BI devem estimular mudanças nas ações da empresa para que os processos corporativos sejam otimizados.

O reporting irá mostrar quais são os pontos que precisam ser melhorados e, dessa forma, a corporação poderá reestruturar seus processos, utilizando novos recursos capazes de melhorar a performance da equipe.


6. Acompanhe a concorrência

Por último, a empresa precisa ter em mente que não basta realizar análises internas para manter-se à frente dos concorrentes no mercado. Análises externas também são fundamentais, é preciso acompanhar a concorrência, os consumidores e as tendências de mercado.

Para isso, a organização deve fazer análises profundas das práticas de sucesso utilizadas por outras empresas do mesmo setor que o seu e quais podem ser aproveitadas por ela.

Esse processo também contribui para as tomadas de decisões e gestão dos negócios.

Como você pode ver, as estratégias de Business Intelligence possibilitam que a empresa se aproxime de seus clientes e tomem atitudes certeiras para ocupar uma melhor posição no mercado. Isso tem se tornado fundamental à medida que cada vez mais concorrentes surgem nesse cenário. Portanto, invista agora nessa tendência e garanta a saúde dos negócios de sua revenda de TI e de seus clientes.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

Personalização de software: o que é e quais os benefícios?

A personalização de software pode ser a alternativa ideal para otimizar processos e solucionar problemas corporativos, visando promover experiências aprimoradas! Entenda: 

TI flexível e eficiente: como gerenciar demandas e desafios da TI híbrida?

Entenda quais são os principais desafios da TI híbrida e como solucioná-los para estabelecer uma TI mais flexível e eficiente para os negócios! 

O que é Wi-Fi 6 e por que essa rede sem fio pode transformar os negócios?

O Wi-Fi 6 é uma tecnologia de rede sem fio que promete atender aos principais requisitos de conexão das empresas. Até 2022, cerca de 65% das empresas contarão com este conceito!