BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens de um software de Gestão de Processos de Negócios (BPM)?

Essa ferramenta é capaz de aliar o aumento da produtividade dos colaboradores com a redução de gastos operacionais por meio da gestão de processos.

 

Quais as vantagens de um software de Gestão de Processos de Negócios (BPM)? 

 

O mercado tem passado por rápidas transformações e as empresas precisam enfrentar novos desafios e riscos diariamente para sobreviver. Nesse cenário, cada dia mais competitivo, é necessário que elas se destaquem, mantendo-se atualizadas com as últimas tendências tecnológicas.

Para acompanhar todas essas transformações, as corporações precisam agilizar seus processos para serem capazes de responder rapidamente às novas demandas do mercado. Assim, é necessário aliar produtividade e custos acessíveis com ferramentas voltadas para processos de análise e gestão.

O software BPM (Business Process Management), em português Gestão de Processos de Negócios, é uma solução que pode auxiliar na superação desses desafios por ser capaz de ajudar as empresas a criarem processos de negócios altamente eficientes e ágeis.

Essa ferramenta de gestão é capaz de analisar, otimizar, controlar e monitorar processos. Além disso, ela realiza a integração de pessoas, conteúdos e aplicativos, combinando com uma abordagem multifuncional, centrada nos processos corporativos, que passam a ser simplificados e executados com maior velocidade.

O BPM reúne informações úteis sobre a forma como os processos estão sendo realizados, englobando um controle sobre as atividades e fluxos de trabalho de toda a organização.

Esse mapeamento é uma das principais vantagens de se implementar um software de gestão, pois assim, é possível que a TI tenha uma ampla visão sobre tudo que está acontecendo, sendo possível identificar possíveis falhas e gargalos antes que eles afetem o sistema. Além disso, consegue coordenar e executar melhor as tarefas de toda a equipe, ajudando no aumento da produção com maior qualidade e menor tempo e prejuízos.

O principal impacto da utilização dessa solução é na formulação e execução de tarefas voltadas para o aprimoramento dos processos. Além disso, permite que eles sejam simplificados e elimina a necessidade de processos manuais, automatizando-os.

 

 


O BPM pode ser a chave para as empresas serem capazes de responder rapidamente às novas condições e demandas do mercado. Confira quais os benefícios que ele pode trazer para a rotina de trabalho de seus clientes:

1 - Automação

Uma das principais vantagens é a realização da automação dos processos, pois ela torna-os mais fluidos, além de eliminar erros e ser capaz de executá-los rapidamente. O que antes poderia levar dias, agora é concluído em questão de minutos, sem atrapalhar a produtividade da equipe.

2 - Aumento da produtividade

A automatização das atividades aumenta consideravelmente a produção geral da empresa, pois deixa a equipe livre para se focar e realizar funções mais importantes.

3 - Maior controle sobre processos

A gestão de processos garante um maior controle sobre todas as atividades a serem executadas, quais as possíveis falhas e outros problemas. O BPM fornece dados que podem ajudar a TI a tomar decisões melhores sobre como utilizar os recursos disponíveis e redirecioná-los quando necessário, além de executar ações corretivas quando houverem gargalos no fluxo de trabalho.

4 - Redução de gastos

Além da possível economia conquistada com a redução de falhas e retrabalhos, os dados fornecidos pelo BPM ajudam a TI a ter insights úteis sobre como as atividades estão sendo realizadas e quais pontos podem ser alterados para reduzir custos.

5 - Otimização da delegação de tarefas

O mapeamento realizado pela ferramenta de gestão é capaz de fazer uma melhor divisão das atividades executadas pela equipe. Assim, é possível esquematizar todos os processos e melhor distribuir as tarefas para cada membro, tendo um maior controle sobre qual é a responsabilidade de cada um.

O software BPM é um verdadeiro aliado para as estratégias corporativas. Ele pode traz todas essas vantagens para os negócios para otimizar o dia a dia da corporação e maximizar a eficiência operacional. Portanto, aquelas organizações que investirem nessa solução poderão contar com uma melhora no relacionamento com seus clientes, por ter um time preparado para entregar serviços cada vez mais rápido.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.