BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens da governança de TI para seus clientes?

A implementação desse processo pode otimizar as estratégias corporativas e ajudar empresas a se tornarem mais competitivas.

 

Quais as vantagens da governança de TI para seus clientes?

 

 

As empresas têm apostado cada vez mais em tecnologias na hora de gerenciar, controlar e garantir a qualidade de seus serviços e produtos. Com soluções e ferramentas modernas, elas têm conseguido aumentar sua competitividade no mercado. A governança de TI (GTI) surge nesse cenário com o objetivo de planejar e elaborar estratégias que possam oferecer ainda mais vantagens competitivas às ferramentas de TI utilizadas.

Governança de TI é um conjunto de normas, ações, processos e regulamentações de controle corporativo que são direcionados para a área de TI e de gestão de ferramentas, recursos e soluções. Esses processos são de responsabilidade dos executivos da empresa e são parte integrante da Governança Corporativa.

Ela é de grande importância em organizações que buscam acompanhar a crescente demanda por aumento de qualidade de produtos e processos, diminuição de custos para maiores lucros, além da alta competitividade do mercado.

A TI é, cada vez mais, essencial para atender e suportar as estratégias do negócio e acompanhar e sustentar seu crescimento. Para que isso seja possível, a GTI se torna responsável, justamente, por realizar o alinhamento da TI aos negócios.

Ela precisa otimizar os custos de serviços de TI, manter a integridade das informações para apoiar as decisões da empresa, além de gerar valor por meio de investimentos de TI alcançando objetivos estratégicos e comerciais.

Seguindo essa linha, há algumas áreas nas quais ela precisa estar focada. São elas:


- Alinhamento estratégico: realiza a ligação entre os planos de negócios e de TI.

- Gestão de risco: insere o gerenciamento de riscos nas atividades da corporação e esclarece os riscos possíveis, requerimentos de conformidade e transparência.

- Administração de recursos: estabelece a melhor utilização dos investimentos e a gestão de recursos críticos de TI, como aplicativos, infraestruturas e usuários.

- Mensuração de desempenho: acompanha a implementação das estratégias, finalização de projetos, uso de recursos, processos de performance e a entrega de serviços para colocar em ação as estratégias e atingir os objetivos.

Para que as empresas consigam utilizar a governança para otimizar seus negócios, é necessário conhecer bem suas vantagens e aplicá-la de forma correta. Sua implantação efetiva pode promover a segurança de todas as informações do interior dos sistemas e softwares, e ainda garantir a durabilidade e eficácia de todos os recursos de TI.

Assim, é possível que as empresas:

  • Evitem que dados sigilosos caiam em mãos erradas, o que poderia causar graves prejuízos à companhia.
  • Garantam a automação de processos e funções específicas, o que gera grande economia de dinheiro e de tempo, possibilitando que funcionários se foquem em tarefas mais importantes.
  • Otimizem a utilização de ferramentas e recursos de TI, pois com sua implantação os riscos de bugs ou erros comprometedores do funcionamento do sistema são menores.

  • Melhorem seus processos de gestão, marketing e vendas para conseguirem acompanhar o mercado competitivo.

  • Antecipem problemas e possíveis riscos aos negócios para garantir uma maior precisão nas decisões corporativas.

Os desafios para aplicar a Governança de TI são grandes, mas garantir que a equipe esteja focada em suas vantagens e em como elas podem ser aplicadas aos negócios já é o primeiro passo para sua implantação. Ela é uma ótima opção para atingir o sucesso do uso de TI nos processos corporativos.

 

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

3 previsões de privacidade para os próximos anos

As violações de dados estão aumentando. O que esperar para os próximos anos? Confira as principais previsões de privacidade para ficar de olho. 

3 estratégias para fortalecer a segurança da Supply Chain

Saiba como fortalecer a segurança da Supply Chain. 

Cibersegurança: as ameaças virtuais mais comuns no Brasil

O cenário de ameaças virtuais está se intensificando. Saiba quais são os principais ataques cibernéticos no Brasil!