BLOG TD SYNNEX
O blog dos negócios de TI.

Quais as vantagens da comunicação unificada para empresas?

Entenda a necessidade de adotar uma plataforma que reúna todas as ferramentas de comunicação e ajude seus clientes a otimizarem sua rotina de trabalho.

Após a transformação das empresas em negócios digitais, os ambientes de trabalhos estão se tornando cada vez mais móveis. Os colaboradores possuem a liberdade de trabalhar de seus escritórios, em viagens ou até mesmo de casa. Tudo isso, devido a toda essa mobilidade e ao crescimento da prática BYOD.

A comunicação deixou de ser apenas realizada por emails e telefonemas, é possível se comunicar com parceiros, clientes e colegas de trabalho de forma mais rápida e prática por mensagens instantâneas, mídias sociais e realizar reuniões importantes por meio de videoconferência.

Essas tecnologias já se consolidaram na rotina de trabalho da maioria das empresas há bastante tempo, no entanto, até então, muitas corporações ainda não tinham percebido a necessidade de se gerenciar todos os meios digitais de comunicação de forma unificada.

A comunicação unificada (Unified Communicationns - UC) consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, possibilitando o uso de uma interface única pelos usuários finais.

Para as empresas, utilizar um único sistema de comunicação possibilita o gerenciamento unificado de todos os dispositivos e interações feitas por seus funcionários, além de facilitar o arquivamento de dados e a realização de backups integrados.

A UC oferece a seus usuários uma plataforma que dá acesso às ferramentas de todos os dispositivos utilizados, assim, os funcionários podem ouvir suas mensagens, responder e-mails, acessar suas redes sociais e participar de reuniões a partir de uma única aplicação, independentemente de onde estiverem.

Pensando em todos os benefícios que a comunicação integrada pode oferecer, listamos 5 motivos que irão convencer seus clientes a implementar uma solução UC:

1 - Praticidade para a TI

A TI não precisará monitorar sistemas múltiplos de comunicação, realizando apenas o gerenciamento de uma interface, assim irá melhorar a produtividade da equipe, que poderá direcionar sua força de trabalho para outras atividades mais importantes para a empresa.

2 - Melhorar a mobilidade e produtividade

Essas soluções garantem maior velocidade nos processos, impactando diretamente a produtividade de todos os colaboradores, que passarão a usar seus aplicativos móveis para realizar suas tarefas do dia a dia. Além disso a maior mobilidade possibilita que o trabalho seja contínuo.

3 - Redução de custos

Ainda que a implementação dessa solução demande investimentos com equipamentos e softwares, seus resultados são vistos em pouco tempo por meio da redução de despesas operacionais. Os gastos com manutenção, serviços de telefonia, deslocamento de funcionários para reuniões e outras tarefas também serão reduzidos. 

 

4 - Facilidade em realizar backups

A equipe de TI precisa se preocupar constantemente com a realização de backups de e-mails, mensagens e outros dados da empresa. Graças ao sistema unificado, é possível configurar uma única solução para realizar cópias de todos os arquivos facilmente.

5 - Reforço da segurança

Uma das principais tarefas da TI é realizar a proteção das informações sigilosas das corporações. Uma solução eficiente permite a realização de cópias de segurança de forma automatizada e regular, uso de criptografia e outras ferramentas de proteção para manter os dados a salvo.


Há diversas soluções de UC disponíveis no mercado, por isso é essencial que as empresas busquem por aquelas que consigam se adaptar às necessidades de seu negócio. Para considerar uma solução eficiente é importante ainda se atentar as suas funcionalidades. Ela precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ser uma tecnologia de fácil utilização.
  • Ser flexível e de alta qualidade.
  • Realizar a integração dos sistemas existentes na empresa.
  • Contar com uma fácil implementação, operação e gerenciamento.
  • Possuir compatibilidade com os dispositivos e sistemas utilizados pelos funcionários.
  • Oferecer uma experiência contínua entre diferentes dispositivos.
  • Garantir uma conectividade segura.


A implementação desse tipo de solução irá trazer muitos benefícios a seus clientes. Ela exige um bom planejamento da área de TI e a realização de treinamentos de todos os colaboradores, apenas assim é possível usufruir de todos os resultados de uma comunicação unificada.

80f01a82-lp-digital-02_10000000lr0gn000000028
ESPAÇOS DE TRABALHO DIGITAIS. CONHEÇA TUDO SOBRE ESTA NOVA ESTRATÉGIA COLABORATIVA.

Escreva seu comentário

Posts relacionados

O que é Engenharia de Plataforma?

Descubra o significado de Engenharia de Plataforma, uma das tendências tecnológicas para 2024. 

Supply chain: como ter uma cadeia de suprimentos inteligente?

Entenda tudo sobre supplychain e veja como ajudar seus clientes a tornar a cadeia de suprimentos mais inteligente. 

IPaaS: definição e 10 benefícios para conferir

O modelo de negócioiPaaS está chegando nas empresas. Entenda o que ele significa e quais são os benefícios proporcionados para os clientes da sua revenda.